DM e luz artificial

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

DM e luz artificial

Mensagem por csmufo »

Olá, gente!

Sei que fiz um tópico anterior perguntando sobre iluminação artificial. O lance é que, como estou tendo resultados MUITO bons, resolvi criar um tópico sobre a minha experiência e ajudar o pessoal a tirar dúvidas (como eu puder, claro!).

Muito pesquisei sobre iluminação artificial e se teria resultados satisfatórios. Tenho uma janela virada para o leste e outra para o oeste, mas nenhuma delas me possibilita fazer uma jardineira ou suporte para manter a dio (no meu caso, o Mr, Cuddles) quietinho, parado, "plantado", como uma planta de verdade deveria ficar. Isso me fazia mudar ela de lugar umas 3 vezes ao dia e, embora eu não acreditasse muito quando me disseram que isso estressa uma planta, agora que ela está sossegada eu acredito. Bom, vamos ao negócio então:

O que realmente pode trazer dor de cabeça nessa história toda é a lâmpada. Ela precisa ter algumas configurações:

* Lâmpada econômica (pode ser compacta ou tubular, depende do número de plantas);

* Luz branca, também chamada de "luz do dia". Isso significa ter um temperatura de cor de 6500K. Esse espectro fornece cores boas para crescimento e avermelhamento das armadilhas. Diz-se que, para promover o florescimento, a temperatura de cor teria que ser 2300K, ,as ainda não me aventurei nesse campo;

* Estou usando agora uma lâmpada de 15W, o que equivale a uma incandescente de 75W;

* O fluxo luminoso é de 887 lumens;

*e a eficiência luminosa é de 62,9lm/W

Já vi gente usando equivalentes a 100W, mas enfim.

A iluminação, por não ser a ideal, precisa ser fornecida por um tempo maior que as 4h, 6h de luz solar. Deixo ela 16h com luz e 8h sem.
A distância da lâmpada em relação à planta deve ser entre 10cm e 15cm.

Posto aqui a evolução dela, desde a chegada até fotos tiradas faz meia hora. Abraços a todos e espero ter ajudado!

Logo que ela chegou, vinda de Brasília para São Leopoldo (RS). Uma grande diferença climática.
Imagem

Como era de esperar, o estresse da viagem, a mudança climática considerável e meu vai e vem de uma janela para a outra deu uma debilitada nela. Essa foto é com uma semana de luz artificial, um mês e meio após a chegada dela. Armadilhas verdes, mas ainda saudáveis. A lâmpada era equivalente a 40W.
Imagem

Foto tirada hoje, após três semanas com a lâmpada equivalente a 75W. Ela cresceu!
Imagem

Armadilha avermelhando. A que está verdinha, logo acima à esquerda, recém abriu.
Imagem

Outra armadilha, ganhando cor:
Imagem

Acho que a luz tá fazendo bem à ela. Já chegou a dividir o rizoma. Faz uma semana +- que surgiu essas mini armadilhas.
Imagem

Fotos do dia 16/03/14: o vermelho está se intensificando!
Imagem

16/03/14: além disso, está começando a surgir o "lábio" característico da homebase red e de outras dios:
Imagem

16/03/14: essa armadilha recém está desabrochando. Como já mencionei, elas já abrem com um tom avermelhado "de nascença"!
Imagem

16/03/14: as mini armadilhas da roseta gêmea estão ficando cada vez maiores, mas ainda são miniaturas!
Imagem

Novas fotos!

21/03/14: em apenas 5 dias a cor já ficou bem mais forte!
Imagem

21/03/14:
Imagem

21/03/14: o vermelho vivo está ficando um bordô bem forte!
Imagem

21/03/14:
Imagem

21/03/14: visão geral do Mr. Cuddles:
Imagem
Editado pela última vez por csmufo em 21 Mar 2014, 20:14, em um total de 3 vezes.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Claudio.

Bacana ver a evolução da sua planta. Bom saber dos resultados que vem obtendo.

Continue atualizando. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Que belas imagens Claudio. Me animei e vou reativar meu sistema de iluminação artificial para as Dios.

As droseras estão se adaptando bem lá fora :D.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom tópico, com excelentes dicas. Esperarei ansioso pelas futuras atualizações deste tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q bacana, Claudio!!!! Vou fazer coro com os demais: não esqueça de atualizar esse post!! Parabéns!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Que legal cara O_O sua Dio realmente está adorando a luz artificial :D parabéns pelos cuidados com ela.


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Obrigado, pessoal! Vou manter esse ritmo com ela e atualizarei o tópico conforme ela evoluir. Mas deixo uma pergunta aqui: essa nova plantinha que está nascendo é beeemm novinha e parece bem frágil. Seria melhor esperar ela crescer um pouco mais para separar o rizoma? Acho que teria que transplantar ela para um vaso um pouquinho maior, se eu quiser deixar elas juntas. Se for melhor separá-las, qual a melhor época? Obrigado à todos e abraços!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Como muitos já sabem, tirando minhas nepenthes todas a outras plantas são indoor com luz artificial.
Tenho 4 lâmpadas tubulares de 20w sendo 3 de 6400k e uma de 3500k, o grande problema que tive foi com relação ao calor na estufa.
Mesmo com sistema de ventilador e termostato perdi muitas delas e hoje está sobrando espaço na estufa.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Paulo escreveu:Pessoal,

Como muitos já sabem, tirando minhas nepenthes todas a outras plantas são indoor com luz artificial.
Tenho 4 lâmpadas tubulares de 20w sendo 3 de 6400k e uma de 3500k, o grande problema que tive foi com relação ao calor na estufa.
Mesmo com sistema de ventilador e termostato perdi muitas delas e hoje está sobrando espaço na estufa.

Abraços,

Paulo
Pois é, já ouvi falar que lâmpadas e estufas são uma combinação que requer muito cuidado. No meu caso, ela fica em uma prateleira de um móvel que tenho, bem arejado. : joia :


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Alguém já fez a experiencia de combinar luz natural + artificial?

Obs: Sem mudar a planta de lugar.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem