Dioneia x Formiga.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Dioneia x Formiga.

Mensagem por Dimas Mascarello »

Buenas gurizada,


Gostaria de saber exatamente qual a relação entre a Dioneia e a formiga. Sabemos que a formiga libera uma toxina que não faz bem a planta, logo a armadilha seca e apodrece, mas por que isso acontece? Que toxina é essa? Como ela age?
Procuro respostas para essas perguntas, para saciar meu desejo de conhecimento e alertar os novos criadores de PC`s, pois quando começa a cultivar a planta e possui pouca experiencia fornecemos a ela todo tipo de inseto, mas precisamos ter conhecimento que não é por que ela é uma planta carnívora que gosta de comer de tudo. :D

Aguardo respostas.

Desde já, agradeço

Att,

Dimas Mascarello.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas, a toxina que é liberada pleas formigas quando a Dionaea as captura é o ácido fórmico. Esses insetos embora sejam ocasionalmente capturados por estas plantas, não fazem parte do cardápio delas e durante o processo de absorção de nutrientes liberam esta substância que acaba por destruir as armadilhas das mesmas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Bah, que problemão. Mas apesar do ácido liberado, a planta aproveita algo da presa?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nem sempre a formiga libera esta substância, creio que isto vai depender unicamente da espécie do inseto capturado. Deduzo eu que, caso o ácido não se faça presente a planta consegue absorver os nutrientes da presa, mas se o mesmo se manifestar e a armadilha for destruída aí já era :( .

Obs.: A titulo de curiosidade, as abelhas com ferrão e as vespas também produzem ácido fórmico (ou metanoico) que ficam contidas nas bolsas de veneno localizadas na parte de trás destes insetos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Interessante Rodrigo, mas esse Acido Formico, afeta apenas as armadilhas ou a planta como um todo?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Dimas, esses dias coloquei uma formiga dentro de um jarro pequeno de Nepenthes e logo nos dias seguintes surgiu uma parte escura e morta do ascídio, com certeza foi causado por esse ácido. Mas essa região só mudou de cor e aparentemente morreu e ali nem formou buraco. Então, provavelmente, não inutilizou totalmente o jarro e o resto dele continua verde e inteiro. Com Dionaea ainda não fiz esse teste, mas depende da espécie da formiga, do seu tamanho e quantidade do ácido.

Rodrigo, existe apenas uma abelha sem ferrão que também produz uma substância bem parecida senão mais perigosa, se chama Oxytrigona tataira, o nome popular é Tataíra ou Caga fogo. Esse ácido é secretado pelas glândulas mandibulares e liberado sempre quando um agressor chega próximo ao ninho, é o mecanismo de defesa e o ácido pode deixar queimaduras e bolhas na pele. Já fui atacado então tenho conhecimento de causa, se quiserem eu mostro foto. Apesar disso é uma abelha linda e importante para o ecossistema. Dêem uma olhada nela > aqui <

Achei esse vídeo que mostra a entrada do ninho.
[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Informação interessante Ivan, eu confesso que desconhecia esta espécie de Melipona e, depois do seu relato, se vier a encontrá-la procurarei evitar contato :? . O curioso é que apesar de ser importante para o ecossistema, a mesma segundo informações do link que passou é prejudicial para apicultores, ou melhor para as abelhas do género Apis, pelo fato de roubar o mel delas diminuindo drasticamente a produção deste alimento :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

ivan escreveu:Dimas, esses dias coloquei uma formiga dentro de um jarro pequeno de Nepenthes e logo nos dias seguintes surgiu uma parte escura e morta do ascídio,
Coloquei um formigão consideravelmente grande dentro de uma armadilha de minha Dioneia, um lado da armadilha está completamente negro, ela continua fechada, mas já da pra ver que vai morrer. Não tendo certeza se a armadilha ficou realmente preta por causa da formiga eu voltei a colocar outra formiga dentro de outra armadilha, vou esperar e ver o resultado.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Sim Rodrigo, mas isso acontece só com colmeias da Apis que estejam já enfraquecidas e elas aproveitam a oportunidade.

É melhor não se arriscar com a Tataíra a não ser que tenha EPI (máscara, macacão, luvas), pelo seu comportamento defensivo ela é pouco estudada e pouco difundida na criação racional, mas faz parte da nossa fauna e participa da polinização nas matas. Lembrando que a Apis, sem desmerecer sua importância ecológica e econômica, foi introduzida aqui e compete por recursos que antes eram apenas das abelhas nativas.

Outra coisa, pra complementar, a abelha genuinamente ladra, que nem coleta alimento nas flores e sobrevive pelos saques que faz em colmeias de abelhas menores é a Limão ou Iratim (Lestrimelitta limao), tem esse nome pelo seu cheiro que libera quando é manipulada, idêntico ao de limão.

Mas voltando ao assunto do tópico, o estrago que esses ácidos, seja de formiga, vespas ou abelhas, podem fazer numa Dionaea se limita à armadilha e mesmo que seja danificada, a folha continua fazendo fotossíntese. Nesse caso ela só vai digerir uma presa e talvez não funcione uma segunda vez.

Nesse caso Dimas, só um dos lóbulos foi afetado, o outro ainda está absorvendo nutrientes mas essa armadilha não irá caçar de novo.
(Seria legal você postar uma foto disso).

: joia :


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Poise ivan, essa era minha dúvida, se apesar do dano causado ela consegue absorver os nutrientes. Então resumindo, ela absorve os nutrientes normalmente mas, causa um dano que é a perda da armadilha.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem