dioneia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

dioneia

Mensagem por yan borborema »

gente semeei algumas sementes de dioneia,eu fiz assim fervi por 10 minuto um pouco de musgo e depois pus ele numa embalagem de danoninho limpa ai pus a semente encima depois molhei e passei plastico filme por cima e coloquei na geladeira como diz no manual de cultivo que o vendedor da semente.agora vou deixar la de 4 a 6 semanas para germinar.esta certo??


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não entendi, você pôs na geladeira?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yan borborema »

sim,no manual que o vendedor diz:
metodo 2 (recomendado)
como nao da para saber o quão frescas estao as sementes a recomendaçao e que seja feita a estratificaçao umida que consiste em semear as sementes em esfagno umido e esterelizado em uma germinadora dentro do saco plastico (ziplock) e deixar sob refrigeraçao (geladeira parte inferior nao no freezer) de 4 a 6 semanas .apos este periodo retirar a germinadora e coloca-la em um local onde tenha sol manhã ou tarde.depois de algumas semanas as sementes germinam.

foi isso que estava escrito no manual das sementes que comprei.


kalemat
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Fev 2015, 15:42
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por kalemat »

Olha Yan, sou nova por aqui mas leio muito e se entendi direito não é necessário a estratificação das sementes das Dionaeas pelo frio, não é necessario colocar na geladeira. Estou certa de que alguém experiente no cultivo das mesmas lhe informará com certeza qual seria o melhor procedimento a ser utilizado em suas futuras aquisições.
Por experiência própria, tome cuidado pois nem sempre a informação dos fornecedores é válida, nas mudas eles não se dão ao trabalho nem de utilizar o substrato correto nas mesmas (Areia + Sphagnum), afinal eles querem que as plantas vivam apenas por um curto intervalo de tempo, eles objetivam apenas o lucro, não se importam com a vida delas, então sempre prefiro ouvir a voz da experiência ao invés de quem só objetiva lucro. : joia :
Ainda assim, ficarei na torcida pela sua Dionaea Muscipula para que ela germine e cresça feliz e saudável com seu carinho e dedicação. : joia :


"Às vezes, estar em paz, é melhor do que estar certo."
Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yan borborema »

mas o processo que fiz esta certo?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Yan! REalmente, não é necessário fazer a estratificação a frio nas suas sementes de dio... Oq pode acontecer, sendo as sementes "mais velhas" é demorar um pouco mais pra germinarem.

A forma como fez me parece correta, se você tem um local onde receba iluminação indireta, você pode deixar esse pacotinho do jeito q está nesse local e aguardar... ou se você tem um local q pegue um solzinho pela manhã, retire os potinhos do plástico e deixe quietinha lá, cuidando apenas pra q o substrato se mantenha úmido. Se tudo der certo as sementes podem germinar em 28 dias ou alguns meses.. hehehehe. Germinar pc's, é sempre um exercício de paciencia...

Sugiro q utilize a ferramenta de pesquisa do forum. Tenho certeza de q vai encontrar muitas idéias de sementeiras/germinadoras : joia :

Sucesso aí! : joia :
Editado pela última vez por Fatikn em 28 Fev 2015, 20:55, em um total de 2 vezes.


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
kalemat
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Fev 2015, 15:42
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por kalemat »

Pelo que sei é lenda, não é necessário estratificar as sementes de Dionaea. Há algumas plantas específicas em que é necessário o procedimento mas as Dionaeas sei que não, é pura lenda.
O segredo é o substrato a ser utilizado (Sphagnum) no plantio e se utilizar sementes frescas consegue-se uma maior taxa de germinação.
Não fique preocupado, sei que fez considerando ser o melhor para ela, seguiu os procedimentos indicados pelo fornecedor. ;)
Antes de conhecer a comunidade qualquer um faria o mesmo, então, vamos aguardar sei que em breve estará postando as fotos de suas belezinhas. : joia :


"Às vezes, estar em paz, é melhor do que estar certo."
Avatar do usuário
yan borborema
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Out 2014, 19:04
Localização: cacule-ba
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yan borborema »

se deus quiser sim.so precisa ter paciencia


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem