dioneia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
yago
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 14 Jul 2013, 17:47
Localização: ouro fino mg
Agradecimentos: 7 vezes

dioneia

Mensagem por yago »

ola
cultivo plantas carnivoras já algum tempo e em geral nunca tive poblemas minha nepenthes cresce bem e suas estacas estão ótimas mas a dioneia : bad :
no começo tinha tres dioneias duas morreram fiquei com uma ela tem 3 anos nunca passou por dormencia e nem esta plantada no musgo correto ela estava linda e agora esta cada vez mais feia

[img]http://i1296.photobucket.com/albums/ag7/yago210/Foto-0145_zps62a442bb.jpg[/img]

vi na net q se eu cortar a haste floral e plantar nasce outra dioneia isto da certo?
acham que devo fazer dormencia induzida ? toda vez q faço da errado?
se eu fazer dormencia e plantar no substrato errado ela morre nao acho musgo em lugar nenhum?

me deem uma ajuda não sei o que faço tenho 4 nepenthes saudaveis : joia : e 1 dioneia morrendo : bad :

abç : yago pagani


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Yago, a sua Dionaea aparenta estar sofrendo os efeitos da falta de dormência. Na região aonde mora o clima no inverno não é frio o suficiente para que ela tire um merecido "cochilo", portanto você terá que induzir a dormência nela ou a planta morrerá.

Quanto ao substrato, se não o encontra a venda em floriculturas e Garden-Centers de sua cidade, o jeito será apelar para a internet (Mercado Livre, por exemplo). O custo final será maior, mas fazer o que se essa é a única maneira de obter o famigerado Sphagnum.

Apesar de você não ser necessariamente um "novato", abaixo seguem alguns links úteis para o trato com suas PCs:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

No último item atenha-se para o fato de que consta um vídeo (em uma das minhas postagens naquele tópico) que ensina uma maneira mais fácil de pô-las para "dormir" nesta época do ano :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

yago escreveu: ... tinha tres dioneias duas morreram fiquei com uma ela tem 3 anos nunca passou por dormencia e nem esta plantada no musgo correto ...
Morreram por falta de dormência.

Sem dormência a planta fica debilitada mas sobrevive, aí vai produzir folhas e armadilhas, dar flores e frutos, e vai chegar uma hora que de tão fraca vai sucumbir rapidinho.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem