Dioneia: Help!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma pena o ocorrido Lou, mas estou cá com uma dúvida: você trocou o substrato de suas PCs, principalmente das Dionaeas que estão florindo :?: ? Pergunto isso, pois o esforço da floração aliado ao substrato incorreto, pode ser danoso a suas carnívoras :? .

Tome como exemplo a Dionaea da 5ª foto que perdeu todas as armadilhas :( . Posso, e espero, estar enganado mais esta planta pode até gerar sementes, porém ao custo de sua vida : chora : .

Fica aí o alerta ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Que nepenthes linda!
a minha começou a enrolar nas coisas agora... Tomara que fique tão bela como a sua!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Lou
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Out 2012, 13:58
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por Lou »

rdrgobra escreveu:Uma pena o ocorrido Lou, mas estou cá com uma dúvida: você trocou o substrato de suas PCs, principalmente das Dionaeas que estão florindo :?: ? Pergunto isso, pois o esforço da floração aliado ao substrato incorreto, pode ser danoso a suas carnívoras :? .

Tome como exemplo a Dionaea da 5ª foto que perdeu todas as armadilhas :( . Posso, e espero, estar enganado mais esta planta pode até gerar sementes, porém ao custo de sua vida : chora : .
Então Rodrigo, eu não troquei o substrato... Quando ela veio eu não tinha substrato e quando ele chegou ela já estava com as hastes e eu achei melhor não transplantar... E quando ela deu as hastes já estava sem armadilhas, por isso achei melhor deixar que ela florisse... Agora não sei, tu acha que devo cortar a haste e/ou transplantar ela agora? Em todo caso estou montando um bog para elas e vou transplantá-las fim de semana que vem... ;)

Rodrigo, obrigada pelo alerta! : joia :

MarcielS e WFERnando, obrigada pela atenção e pelo elogio! :)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olha Lou, devido a um problema de decomposição acelerada do substrato de minha 1ª Dionaea, fui obrigado a providenciar um rápido transplante exatamente quando a planta estava na floração. Posso te dizer que foi a melhor coisa que fiz, visto que ela se recuperou da apatia em que se encontrava (estava com poucas armadilhas, cerca de 4 sendo 3 já inativas, e aparentava estar doente) e hoje posso dizer que vai muito bem obrigado.

Ela, inclusive, lançou a sua terceira haste floral (a segunda eu podei) e está prestes a abrir as flores. A planta atualmente possui 5 armadilhas, sendo uma inativa. Em suma, faça um favor a sua planta e salve-á de um terrível destino; repante-á em sphagnum + areia de quartzo (ou de construção) que eu garanto que ela irá retribuir o favor com um crescimento vigoroso e, quiçá consiga gerar muitas sementes viáveis.

Obs.: Não se esqueça de esterilizar o musgo e a areia.

Boa sorte e até mais ver.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem