Dionaeas para iniciantes

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Celso escreveu: ...ficou vermelinha e linda mas meu vizinho roubou ela ¬¬
Eu não tenho cara de pedir na casa dele pq ele é uma criança paraplégica e a mãe dele
é super protetora prefiro evitar esse tipo de relação com vizinhos.
Seja superior. Você cuidou bem da planta e ela serviu para fazer uma criança feliz. Pense que foi uma doação que fez ao seu vizinho. Certamente que você terá (e já tem) muitas outras pcs.

ps. não deixe mais as suas plantas ao alcance do 'vizinho'
: joia :


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Celso, que situação ruim rapaz.
Eu iria lá, e arrebentaria ele na porrada :soco:
(papo, brincadeira :) )

Concordo com o Marciel, ao menos o garoto ficou feliz com a Dionaea dele (sua), por um lado isos que ocorreu pode dar bons frutos um dia. :mrgreen:
Voce poderia ir la e ensinar a ele o cultivo basico de Dionaea, apresenta o forum e quem sabe ele nao se cadastra e adota o hobby?
(mas aew ele pode ler este topico e ver que sabemos oque ele fez : fiufiu : )

hehe...


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Poxa que chato em Celso, azar tremendo, mas a idéia de mostrar o fórum para o garoto não é uma má idéia, para que ele se interece mais, quem sabe este não vira o hobby e a alegria do pia viver (sei lá vei que ele é revoltado e não aceita se com ele é)
Daniel Souza escreveu:(mas aew ele pode ler este topico e ver que sabemos oque ele fez : fiufiu : )
heheh isto vai ser consequencia para ele hehe, "A cada ação á uma reação" kkk

Deixe longe dos muros suas plantinhas hehehe.
boa sorte com as outras. abs


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daniel Souza escreveu:(mas aew ele pode ler este topico e ver que sabemos oque ele fez : fiufiu : )
Bom, qualquer coisa é só falar que a gente deleta as mensagens ˆˆ

Ah, se você ensinar ele a cuidar dela, ele pode se interessar pelas carnívoras... Pense que você fez uma criança feliz =D

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Celso
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Nov 2010, 00:07
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Celso »

é pode ser, pena que foi antes de ela dar sementes =/ UHAUSHAUHS
Mas agora não vou dar mole não xDD

Acho que mostrar o site pra ele nem rola, xD


Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Celso escreveu:Isso foi antes Daniel, agora eu consegui ter ujma Dionaea, ela foi pra dormência ficou vermelinha e linda mas meu vizinho roubou ela ¬¬
Eu não tenho cara de pedir na casa dele pq ele é uma criança paraplégica e a mãe dele
é super protetora prefiro evitar esse tipo de relação com vizinhos.
Se ele é paraplégico, como roubou sua planta?
:?
Daniel Souza escreveu:Celso, de repente você pode estar tendo o azar de comprar dionaeas que estão sem dormencia e tratamento adequado ja a algum tempo e consequentemente a planta vem a terminar de delfinhar nas tuas maos .
Vamos ver se conseguimos mudar essa tua "maré de azar" no cultivo! :)
Minha mãe que foi comprar para mim, então voltei lá depois de alguns dias para comprar substrato. Perguntei pro dono "O que vocês fazem quando elas entram em dormência? Colocam aonde?" R: "Nada, a gente deixa elas lá mesmo..." : bad : Nem falei mais nada.


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

Mensagem por viniciusdm »

Pois é gente, definitivamente dionaeas e iniciantes não combinam, mas todo o expert em carnívora começaram com um dionaea comprada em uma feira por um vendedor que informou os cuidados errado nõa é!?
Se eu não conhecesse as carnívoras e alguém me mostrasse uma drosera e falasse "Isso é uma carnívora" eu ia rir da cara dessa pessoa. Pra quem não conhece a dionaea é clássica, então é como ja disseram é mais fácil pra um vendedor vender uma dionaea do que uma drosera ou outros tipos.
A minha primeira dionaea morreu como a de todo mundo, o cara falo pra botar agua 1 vez por semana e um pouco de sol.


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

afff...o de sempre.....................................................


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Pra ser sincero, não recomendo Dionaea nem pra cultivadores "intermediários".

Sou relativamente novo no ramo (um ano) mas já tenho bons resultados com várias espécies de Droseras (algumas até meio complicadinhas) Sarra, Byblis aos montes e Nepenthes (adultas e muitas estacas) mas com Dionaeas não adianta: Adquiro adultas, elas crescem maravilhosamente por um tempo, chegam até a florir mas logo começam a ficar com as folhas pretas e acabam morrendo. Tenho 4 adultas no momento que adquiri em outubro ou novembro, já passaram pelo seu auge e já estão dando sinais de início de decadência. A única explicação na minha opinião é o calor mas aqui nem tá muito quente, dificilmente passando dos 32 ou 33 graus. Estou fazendo uma última tentativa, dessa vez à partir de sementes e vamos ver no que dá.

Ranking das plantas perfeitas pra iniciante, baseando-se no que já tentei e levando em conta o clima do litoral do Nordeste:

1- Nepenthes alata N. anamensis - Sem comentários! Essas duas qualquer vovó pode cultivar na sua varanda. A úinica diferença do cultivo delas pra uma jibóia ou samambaia é o substrato.

2- Quarteto fantástico (Droseras burmanii, spatulata, capensis e intermedia) - Essas 4, você dando as condições básicas pra PCs e tendo sementes viáveis é só correr pro abraço. Se você não está tendo sucesso com elas alguma coisa está errada.

3- Saracênia leucophylla e suas variações - Tirando alguma frescurinha para germinar (menos do que se imagina) essas plantas são duras-na-queda. Pra se ter uma idéia, meu início foi com sementes das Droseras do quarteto e ao mesmo tempo plantei sementes de Sarra. Adivinha quais me deram resultados primeiro? O único problema é que sempre perco muitos seedlings. De cada 10 que surgem, digamos que uns 7 ou 8 morrem quando chegam aos seus 5 cm aproximadamente. Os que sobrevivem não morrem nem que eu queira.

4- Droseras binata, indica, filiformis "red" e affinis - Esse segundo quarteto em nada perde para o quarteto fantástico. Nascem e crescem rápido, e se você der bobeira com uma haste de frutos/sementes retirada depois do tempo certo, vai ter dificuldades em controlá-las. Já tive esse "problema" com filiformis (certa vez num vasinho n1 surgiram 45 seedlings) e no momento affinis tá germinando aqui num bog que chamo de bandeijão, quase como um tapete.

5- Byblis liniflora- Não é o que normalmente leio, mas aqui no meu bandeijão ela está se tornando uma praguinha também. Sementes frescas germinam rápido e em poucas semanas a planta já é uma adulta adndo flores.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Eu concordo com o Graco, mas aquí é meio diferente... Acho que esse ranking tá mais pra quem tem bastante sol! Sarras, por exemplo, não posso ter.

Aqui as que se dão melhor são N. alata, khasiana x ventricosa, utricularias e pinguícula esseriana (parece estar indo muito bem... vou trocar de vaso algum dia desses). As byblis também vão bem demais... Aceitam qualquer condição, só são meio intolerantes em adaptações!

Abraçp


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem