Dionaeas morrendo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Dionaeas morrendo

Mensagem por flp010 »

Bom dia, amigos!

Estou com um problema com minhas dioanaeas, eu tinha seis, quatro eram tipicas e duas B52, infelismente três típicas morreram fi ficou uma bem debilitada, as duas B52 estão estaguinadas e todas estão nascendo com a armadilha ja preta. Não sei se pode ser isso pelo menos eu não vi nada mas minhas capensis estavam secando quando vi eram cochonilhas resolvi o problema e estão bem mas as dionaeas aparentemente não tem nada.
Dio típica.
Imagem

B52
Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Vendo as fotos eu diria que a primeira e segunda tem sintomas de dormência, diminua a água e veja como se porta.

Veja também se tem muitos colêmbolos, pequenos insetos que não faz mal a planta, mas indica que o rizoma está apodrecendo.
Percebi isso nas minhas, nos vasos com muitos desses insetos achei o rizoma com parte apodrecendo ou apodrecido, em muitas eu tirei a parte escura e estão se recuperando, mas teve duas que quando eu tirei do substrato praticamente só tinha umas folhas.

Na ultima foto me parece que tem uma haste floral, corte ela, pois a a planta está bem debilitada.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Pelas informações postadas aqui no fórum, indica dormência. Esse substrato é areia com musgo sphagum? Sugiro cortar a haste floral também.


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Acho que não tem colembolos mas vou verificar, a primeira dio esta como as outras foi definhando até morrer não me parece dormência, as duas B52 uma delas é um clone e elas estavam estagnadas faz uns 3 meses achei que era a dormência agora que começaram a reagir estaguinaram novamente, essas armadilhas da foto são quase todas novas, então não sei o que pode ser. Eu estou deixando a haste na esperança de obter sementes para não ficar sem dionaeas.


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Não acha melhor trocar o substrato? Coloca 100% musgo sphagum. Retire de onde está, lave bem as raízes.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem