Dionaeas ao relento. Duvidas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaeas ao relento. Duvidas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Meu cultivo sempre foi indoor usando estufa e um lugar na sala que pega muito luz indireta e lá eu colocava minhas nepenthes.

Mas vamos ao que interessa, eu descobri um canto do lado de fora de uma janela que pega muita luz indireta e pelo menos umas 4 horas de sol direto e lá coloquei minhas dioaneas.

Só que com um dos temporais que caiu nos últimos dias a noite eu tive um problema com elas, praticamente todas as armadilhas estavam fechadas. Eu calculo que foi devido as gotas de água que além de grandes vieram com muita força e isso disparou o gatilho das armadilhas.

Aí vem minha pergunta para quem mantém as dioaneas ao relento. É necessário usar alguma cobertura para prevenir o fechamento das armadilhas ou não?


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Na natureza há proteção?Acho que não é necessário mais se você quiser ajuda demais, a dioneia pode morrer então eu faria uma proteção com garrafa pet como estufa ;) espero ter ajudado


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Paulo,

Por que o amigo não usa um sombrite? Acredito que minimizaria o efeito das gotas de uma chuva mais forte! Pretendo usá-lo com minhas Pcs!! No meu caso é pra minimizar a radiação solar e quem sabe funcione com a chuva também!!

Abraço!


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Em parte você tem razão Vinicius, mas atente-se ao fato de que os fatores climáticos de cada região não são os mesmo que no ambiente natural das Dionaea. 8-)

Samuel, o sombrite é uma boa dica, mas trará outro problema ao cultivo do Paulo que é a exposição ao sol, que é menos intenso que na sua região (Ceará). 8-)

Essas chuvas torrenciais são mesmo um problema Paulo. As armadilhas que se fecham pelas gotas perdem pouca energia por que não entram no processo de digestão. Talvez uma cobertura translúcida resolva. : joia :

Abç


Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Pois é, na natureza é uma coisa, mas cultivar é outra.

A solução de colocar uma cobertura não funciona aqui, é um beiral de janela num prédio.
O que sustenta as plantas com os pratos de água são aquelas redes de proteção.
Continuo num mato sem cachorro enquanto morar aqui.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, tem como tirar uma foto do local aonde fica suas Dios para que eu possa tirar uma dúvida?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Lendo o seu questionamento, Paulo, me toquei de uma coisa...

Meu cultivo de dio, no inicio, era quase indoor... hehehe... elas ficavam sob uma area coberta, q pegava sol por algumas horas, depois de um bom tempo é q decidi coloca-las no meio do quintal, pra tomar mais sol. Nas primeiras chuvas, realmente, notei q as armadilhas se fechavam, mas acho q isso parou de acontecer ... :roll:

O cercado das dios fica no limite da cobertura de sombrite, então se a chuva vem pelo leste, não há proteção alguma pras gotas de chuva... isso aconteceu essa semana (no dia q uma pancada chuva mais forte levou meus polens embora), no entanto, nenhuma armadilha foi acionada... nem mesmo das minhas dios menores... Será q com o tempo elas se acostumam? :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Bom amigo, quando eu comprei a minha primeira dio era inverno, então tive muito medo de as pancadas de chuva acabarem por fazer estrago na minha pequena, então eu comprei alguns palitos de churrasco de bambu, e um rolo de papel filme e construí isso ai ó:
[img][/img]

Se tiver espaço por ai você pode construir algo parecido, o papel filme é bom por que não vai interferir no nivel de insolação de maneira significativa :mrgreen:


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

O Meu problema vem a ser quase o inverso...
Eu cultivo minhas plantas (dios e Droseras) na área do quarto de minha mãe e la bate sol das 9 ate as 4h, sendo q eu moro na Bahia!!
Eu deixo elas dentro de uma caixa de feira, q eu arranquei algumas madeira e cobrir com plástico de mesa (do mais fino!!)

Passou todo o verão, outono e as minhas dios n pegaram coloração vermelha!!
Meu pai tb comprou na mesma época e lugar as dios dele e ele deixava na janela do trabalho e elas estão vermelhinhas e grandes :(

Será que o plástico, apesar de proteger da chuva e dos gatos, não estaria evitando este desenvolvimento??
Elas vão fazer quase 1 ano comigo e ainda n vi uma corzinha vermelha nelas!!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

camilabrandao escreveu:... o plástico, apesar de proteger da chuva e dos gatos, não estaria evitando este desenvolvimento??
Talvez o plástico utilizado além de proteger da chuva também está impedindo que raios ultra-violetas cheguem a planta. 8-)

Considere o fato que existem Dios que não ficam com a coloração vermelha nas armadilhas.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem