Dionaeas - Ajuda dos universitários!!!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Dionaeas - Ajuda dos universitários!!!

Mensagem por rbarbusci »

Como leigo no assunto, pergunto aos "universitários" do forum:
No caso das Dionaeas:

1 - Existe algum tópico aqui ou na internet que fale sobre o ciclo de vida das Dionaeas (relação tempo/fase (ciclo) constando fases de semeadura, alcance de fase adulta, desenvolvimento de hastes florais, etc)?

2 - A planta, a partir do momento que desenvolve hastes florais, continua eternamente com estas se renovando e/ou renovando suas flores ? Ou as hastes teriam um ciclo de vida? Neste último caso de quanto?

3 - No caso da inexistência do item 1, quanto tempo (desde a semeadura) leva uma Dionaea para gerar hastes florais?

4 - Tenho lido pela internet sobre o corte da haste floral para um melhor desenvolvimento das folhas/armadilhas que no caso são o grande "barato" desta espécie. A pergunta é:
A haste após o corte não se renova por fazer parte do ciclo natural de vida desta planta? Se a resposta for positiva, de nada adiantará a poda, correto?

5 - Li e tb observei que as raízes das Dionaeas se desenvolvem (no vasos comuns q nós principiantes e o vendedores têm) chegando a atingir 20cm ( profundidade no substrato). Aos mais experientes pergunto se existe uma relação ciclo de vida/ profundidade (ou área) do substrato para o cultivo ideal de Dionaeas (esta pergunta pode ser válida para todas as espécies de PC's)?

6 – Quanto às sementes de Dionaeas q acabaram de ser colhidas, o ato de passar pelo GA3 (Ácido Giberélico) é totalmente desnecessário ou “o que abunda não prejudica”?

7 - Como experiência , comecei a comprar DM's (aqui no Rio custa entre R$9 a R$15) toda vez q esbarrava com uma na rua.
Durante as trocas de substrato (pelo padrão), tirei uma média do tamanho das raízes (6cm) desconsiderando a idade das DM's e plantei todas (entre 9 e 12) num só vaso 17cm (Diâm.) por 10cm (Profund.) conforme foto q segue:

[img]http://img15.imageshack.us/img15/5760/sdc12257s.jpg[/img]

Após 1 mês tudo corre bem, inclusive com desenvolvimento de 2 hastes florais.
Porém pergunto aos mais experientes: Existe algum procedimento errado no momento ou q pode acarretar problemas a médio/longo prazo? Qualquer comentário sobre esta experiência é bem vinda.

Agradeço desde já a paciência para ler o texto (eu mesmo perdi quando escrevi)!!!

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

1-Aqui mesmo no fórum,ah alguns(vários) tópicos sobre experiencias com Dm´s, dês de como estratificar seeds ateh a faze da dormência(induzida ou natural)

2-A haste floral obedece um ciclo,sendo produzida em determinada época do ano,nao sao ´´eternas`` porem aparecem todo ano se tudo estiver de acordo rs

3-Em condiçoes ideiais,as dioneias levam digamos 1/1,5 ano para chegar em faze adulta,a partir da faze adulta produzira hastes todos os anos

4-O lance de cortas hastes florais ocorre quando a planta esta com pouca energia(se por ter acabado de sair da dormencia ou algum problema de adaptaçao),entao a haste eh cortada para que a planta polpe energia,almentando suas chances de viver caso tal fraquesa continue

5-Plantas carnivoras em geral nao costumam ter raizes muito longas,por um fator evolutivo(raizes muito longas na natureza podem penetrar em uma camada fertil do solo),as raizes se desenvolvem de acordo com a idade da planta,porem a relaçao mais direta de idade eh o tamanho do rizoma

6-Deixo pros colegas,sou nepentheiro,nao tenho o costume de semear Dm´s rs

7-Com espaço suficiente,pode sem problemas fazer um vaso comunitario para suas plantas,pelo forum a mais de um tutorial de como montar um vaso comunitario...

Edit-
Agora que vi a foto,recomendo o uso de uma jardineira para esse tipo de cultivo,pois as plantas podem ficar melhor distribuidas,evitando a competiçao por espaço

Qual substrato esta usando e em que proporçao?


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

rbarbusci escreveu:Como leigo no assunto, pergunto aos "universitários" do forum:
No caso das Dionaeas:

1 - Existe algum tópico aqui ou na internet que fale sobre o ciclo de vida das Dionaeas (relação tempo/fase (ciclo) constando fases de semeadura, alcance de fase adulta, desenvolvimento de hastes florais, etc)?

R= Sim, temos tópicos específicos sobre as dionaeas. Caso não encontre sua resposta pode postar sua dúvida que a equipe do fórum e demais membros com certeza te ajudarão : joia :

2 - A planta, a partir do momento que desenvolve hastes florais, continua eternamente com estas se renovando e/ou renovando suas flores ? Ou as hastes teriam um ciclo de vida? Neste último caso de quanto?

R= As hastes tem sua vida util tb, depois secam(se entendi sua pergunta). Se a planta estiver saudável e com dormência em dia(não é regra) a haste floral não causará inconvenientes mas se você percebe que a mesma está ficando debilitada, corte as hastes para poupar energia. Não sei te informar o tempo de cada desenvolvimento e morte das hastes/flores nunca parei pra verificar isso.

3 - No caso da inexistência do item 1, quanto tempo (desde a semeadura) leva uma Dionaea para gerar hastes florais?

R= Isso depende de cada indivíduo....do ambiente...ou seja das condições que cada mudinha vai ter para se desenvolver bem. Geralmente a partir dos 6 meses já se tem algo que podemos chamar de mudinha(não é regra).

4 - Tenho lido pela internet sobre o corte da haste floral para um melhor desenvolvimento das folhas/armadilhas que no caso são o grande "barato" desta espécie. A pergunta é:
A haste após o corte não se renova por fazer parte do ciclo natural de vida desta planta? Se a resposta for positiva, de nada adiantará a poda, correto?

R= Conforme explicado, deve-se cortar a haste no caso de debilidade da planta já que a mesma consome muita energia para produzir suas flores. Caso você a corte, estará somente adiando, a planta gerará novas hastes quando achar conveniente lembrando que ela sempre vai tentar perpetuar a espécie, mesmo debilitada.

5 - Li e tb observei que as raízes das Dionaeas se desenvolvem (no vasos comuns q nós principiantes e o vendedores têm) chegando a atingir 20cm ( profundidade no substrato). Aos mais experientes pergunto se existe uma relação ciclo de vida/ profundidade (ou área) do substrato para o cultivo ideal de Dionaeas (esta pergunta pode ser válida para todas as espécies de PC's)?

R= Isso não vale pra todas as pc´s pois o desenvolvimento de raízes depende de muitos fatores. Você com o tempo vai pegar o jeito de cuidar de sua muda, vai contar a quantidade de armadilhas e a reprodução(rizoma) no mesmo vasinho e com isso saber a hora de trocar de vaso e/ou dividir as novas mudas.

6 – Quanto às sementes de Dionaeas q acabaram de ser colhidas, o ato de passar pelo GA3 (Ácido Giberélico) é totalmente desnecessário ou “o que abunda não prejudica”?

R= Eu particularmente uso GA3 sempre, no passado não usava e o que acontecia era que algumas seeds germinavam muuuito tempo depois(cada uma com seu relógio natural). Se me permite uma sugestão, use GA3.

7 - Como experiência , comecei a comprar DM's (aqui no Rio custa entre R$9 a R$15) toda vez q esbarrava com uma na rua.
Durante as trocas de substrato (pelo padrão), tirei uma média do tamanho das raízes (6cm) desconsiderando a idade das DM's e plantei todas (entre 9 e 12) num só vaso 17cm (Diâm.) por 10cm (Profund.) conforme foto q segue:

[img]http://img15.imageshack.us/img15/5760/sdc12257s.jpg[/img]

Após 1 mês tudo corre bem, inclusive com desenvolvimento de 2 hastes florais.
Porém pergunto aos mais experientes: Existe algum procedimento errado no momento ou q pode acarretar problemas a médio/longo prazo? Qualquer comentário sobre esta experiência é bem vinda.

R= Bom se você quer somente ter um vaso lotado de dionaeas e seguiu as regras, estas no caminho certo : bad :
Caso queira obter mudas para troca/venda eu te digo que passe algumas pra outros vasos menores : bad :


Agradeço desde já a paciência para ler o texto (eu mesmo perdi quando escrevi)!!!

Ricardo
Abraços : joia :


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Arquimedes e Carlos,

Quase tudo que sei sobre PC's devo as informações contidas neste Fórum.
Valeu mais uma vez pela atenção, em pleno feriado!!!!!!!!!!!!!

Arquimedes,
O substrato que utilizo para todas as minhas plantas (Nepenthes, droseras e dioneas)é:
Sphagnum (pesado seco e limpo) na proporção de 1:1 para areia de construção + 5% de carvão ativado.
Só tive problemas com Sarracenias Púrpura.
Nas 2 oportunidades, após trocar o substrato original (casca de côco, pó de casca de côco, terra, areia, pedra, musgo, folhas podres, palitos, chicletes,etc) por este, as plantas morreram.
Fora estes casos, funciona perfeitamente.
Obs.: Praticamente só utilizo água fervida. (Na semeadura - água destilada e quando chove capto o q consigo armazenar).

Carlos,
No meu caso, é só cultivo próprio sem fins lucrativos.
Vou mantê-las apertadas mesmo!!!
Quanto ao GA3 a dúvida seria sobre um possível efeito neutro ou até inverso (sei lá) em sementes frescas.

Obrigado,

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem