Dionaea preta - mofo verde no rizoma

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaea preta - mofo verde no rizoma

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Tentando ajudar a uma pessoa nesse tópico sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... 03-50.html eu me dei conta de que eu tinha uma dionaea nas mesmas condições e resolvi dar uma olhada tirando ela do vaso.

Para minha surpresa e susto vejam o que achei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1432[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1433[/thumbnail]

O rizoma foi atacado por um bolor verde e isso aconteceu com menos de 1 semana da planta transplantada. O rizoma apodreceu inteiro, a unica coisa que pude fazer é uma tentativa clonagem pelas poucas folhas ou pedaços que consegui retirar dela. Depois que do corte fiz a assepsia neles e agora é torcer para que dê resultados.

Bom, eu tenho diversos vasos com dionaeas e desde que percebi eu faço um pente fino em todos para não ter mais surpresas desagradáveis, pois esse troço ataca e mata a planta rapidamente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
bruno.matorizen
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 24 Jun 2015, 14:07
Localização: Joinville SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por bruno.matorizen »

Não cultivo a tempo, mas nunca vi algo assim...


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Boa sorte nos leaf Paulo :| :? :?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Mofo = bolor

Saprotrófico, é inofensivo para você e sua família. No entanto, ele pode provocar o apodrecimento das raízes das plantas se você não o retirar a tempo. Se for uma quantidade muito grande, melhor mudar a planta de vaso.

Uma das recomendações é deixar o solo secar. Fácil de fazer quando o cultivo é de plantas comuns, não é o nosso caso.

Caso mantenha a planta no mesmo vaso/substrato, provavelmente os esporos do bolor estarão espalhados na supefície e vão se reproduzir novamente se não houver algo que os combata. Canela em pó, bicarbonado de sódio ou vinagre de maçã na camada superficial evita a propagação do mofo e não é prejudicial as plantas.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

Caso mantenha a planta no mesmo vaso/substrato, provavelmente os esporos do bolor estarão espalhados na supefície e vão se reproduzir novamente se não houver algo que os combata. Canela em pó, bicarbonado de sódio ou vinagre de maçã na camada superficial evita a propagação do mofo e não é prejudicial as plantas.

Abç
Marciel,

Na verdade nem deu tempo de trocar de substrato, quando eu vi a planta já estava morta. O que fiz foi tentar um leaf cutting das folhas que sobraram e o resultado saberei mais para frente. Agora estou olhando as plantas com cuidado todos os dias e ver se alguma apresenta sintomas.

Obrigado pela dica, vou usar o vinagre de maçã, só preciso saber a diluição.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Material:

- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 4 xícaras de água
- borrifador
- papel toalha

Instruções:

1 - Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 xícaras de água em um borrifador. É melhor que a água seja pura, mas de torneira já é o suficiente, desde que a água seja tratada ou não esteja contaminada.

2 - Pulverize as folhas e o solo da planta com a solução, até ficarem visivelmente úmidos. Tenha cuidado para não encharcar o solo com a solução, porque o aumento do teor de umidade pode causar um crescimento ainda maior de mofo ao invés de melhorar.

3 - Seque cuidadosamente o mofo com uma toalha de papel se ele começar a descamar a planta. Se você não remover o mofo, ele pode voltar ou apodrecer a planta.... : joia :

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

Caso mantenha a planta no mesmo vaso/substrato, provavelmente os esporos do bolor estarão espalhados na supefície e vão se reproduzir novamente se não houver algo que os combata. Canela em pó, bicarbonado de sódio ou vinagre de maçã na camada superficial evita a propagação do mofo e não é prejudicial as plantas.

Abç
Marciel,

Troquei o substrato de todas as plantas e esse maldito apareceu novamente.
Tenho aqui enxofre e bicarbonato de sódio, sobre o enxofre eu não achei nada.
Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.
Paulo,


O bicarbonato funciona bem quando se trata de oídio. Segue o link do PDF.
https://www.agricultura.gov.br/assuntos ... -oidio.pdf


Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:
Paulo escreveu:...Me dá um toque sobre o uso do bicarbonato de sódio.
Paulo,


O bicarbonato funciona bem quando se trata de oídio. Segue o link do PDF.
https://www.agricultura.gov.br/assuntos ... -oidio.pdf


Abç
Marciel,

Andei pesquisando e o bicarbonato de sódio não serve, já que o ph sobe muito e deixa o substrato bem alcalino.
Amanhã vou comprar o vinagre de maça.

Eu acho que vou acabar com o cultivo em sphagnum e passar para turfa. Será minha ultima tentativa.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...acho que vou acabar com o cultivo em sphagnum e passar para turfa. Será minha ultima tentativa.
Bom, eu já eliminei o sphagno do meu cultivo (monocultivo de Nepenthes). :geek:


... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem