Dionaea ficando amarela

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Dionaea ficando amarela

Mensagem por jubgp »

Olá pessoal !

Há pouco mais de uns 15 dias comprei uma Dionaea. De lá para cá, ela cresceu um pouco, estava bem verde e sem qualquer problema. Eu a deixei em uma janela, onde ela pega sol quase o dia todo. Não deixei o substrato secar, mas, não sei como, de um dia para o outro ela começou a ficar com algumas armadilhas novas amareladas e outras com as extremidades escuras.
Será que foi o excesso de sol ?
O que houve com ela?

Obrigada pela ajuda ! Abs !

[thumbnail][/thumbnail]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Juliana,

O substrato atual (serapilheira) aparenta estar velho, faça a troca por um substrato novo (esphagno). Sol nunca é demais para as Dionaea. :mrgreen:

Tem mais de uma planta aí. : joia :



Abç


Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

MarcielS escreveu:Juliana,

O substrato atual (serapilheira) aparenta estar velho, faça a troca por um substrato novo (esphagno). Sol nunca é demais para as Dionaea. :mrgreen:

Tem mais de uma planta aí. : joia :



Abç
Obrigada ! Por uma questão de emergência, terminei por trocar o substrato antigo por uma mistura entre humus de minhoca e isopor (que ficou misturado com a terra, por baixo da primeira camada). Sei que ela não suportará por muito tempo, mas foi a única solução encontrei para deixá-la viva por mais uma semana :cry:
Também troquei o vaso por um bem maior, com cerca de um palmo.
Segue a imagem:

[thumbnail][/thumbnail]

Abs ! :)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.

para plantas carnívoras não se usa terra em hipótese alguma, é como matar a planta!


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

Edson Poscai escreveu:ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.

para plantas carnívoras não se usa terra em hipótese alguma, é como matar a planta!
Ela estava ficando bem estranha naquele substrato que veio da loja. Espero encontrar o sphagnum o quanto antes, mas infelizmente já posso prever o pior...
Assim que mudei o vaso e o substrato, as mudinhas ficaram ressentidas :shock:
Gostaria muito de salvá-la, porém, estou me conformando que realmente não tenho jeito para cuidar de outra espécie que não sejam cactos. Talvez seja melhor eu desistir da ideia...
Obrigada pela ajuda, Edson !
Mando notícias caso ela se recupere.

Abs : joia :


Avatar do usuário
jubgp
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Nov 2017, 13:15
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por jubgp »

Edson Poscai escreveu:ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.

para plantas carnívoras não se usa terra em hipótese alguma, é como matar a planta!
Ela estava ficando bem estranha naquele substrato que veio da loja. Espero encontrar o sphagnum o quanto antes, mas infelizmente já posso prever o pior...
Assim que mudei o vaso e o substrato, as mudinhas ficaram ressentidas :shock:
Gostaria muito de salvá-la, porém, estou me conformando que realmente não tenho jeito para cuidar de outra espécie que não sejam cactos. Talvez seja melhor eu desistir da ideia...
Obrigada pela ajuda, Edson !
Mando notícias caso ela se recupere.

Abs : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem