Dionaea Doente

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Lucas
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Out 2012, 11:18
Localização: Contagem MG

Mensagem por Lucas »

Confesso que esse negócio das sementes de dionaea também me preocuparam. Mas prefiro pensar que na natureza não há quem faça isso por elas. Então, acho melhor deixar ela tomar o rumo que tiver que tomar. Se não der, paciência. :)'

Quanto ao transplante, não tem segredo. Só seguir à risca todos os cuidados necessários, citados pelo Yuri.
Assim que possível, poste fotos para vermos como ela está. Boa sorte com sua DM.

Abs. o/


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Precisa mesmo desses 2 dias em temperatura de 20º ? A minha veio domingo , aí eu pus uma cabada de sphagnum e areia por baixo 1 camada de sphagnum por cima, molhei , pus na geladeira e tá lá ... Tem que ficar molhando durante a estratificação , ou voce põe lá e deixa sem molhar até acabar a estratificação?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Subentende-se que, uma vez molhado o musgo com as sementes, não se deve mais mexer nele até ter transcorrido o período da estratificação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Márcio.

O vendedor das sementes saberá dizer se as seeds de Dionaea são frescas ou não. Estamos na época de colher as sementes, então a chance de serem frescas é grande.
Quando recém colhidas e sob as condições adequadas, as sementes germinam sem a extratificação.

Abç
[hr]
Oi André.

Acho que não entendí muito bem, mas quando for montar o vaso definitivo das plantinhas, não faça ele em camadas, ex: sphagnum, em seguida areia e assim por diante. Para fazer o substrato você deve misturar esses componentes.

Abç


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Pois é... Também comprei esse tal kit, mas infelizmente nem era época de semar, isso foi há mais de 4 meses....
Assim que chegou já coloquei no musgo como manda o protocolo rs, e até hoje nem sinal de nenhuma germinação. Sinceramente não tenho paciência com sementes não.


Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Olá pessoal, fiz o transplanta da minha DM a três dias, espero que ela melhore, percebi que tem folhas novas, mas as armadilhas antigas não fecham.
Alguém sabe informar quanto tempo ela aguenta ficar sem se alimentar de insetos?

Bom, sobre as sementes, as minhas de DM não eram frescas, aí coloquei na geladeira para fazer a estratificação como manda nas instruções que veio junto. Eu semeei algumas Droseras Burmannii a 11 dias e ontem verifiquei que já estavam germinando, mas nas instruções que recebi diz que a germinação ocorre entre 25 a 90 dias. Alguem já soube de germinação tão rapida assim? Foram semeadas em 25/10 e germinaram em 04/11.
Eu estou muito feliz por conseguir! Infelizmente minha camera não captura a germinação por ser minúscula, daí não posso por fotos das germinações.
Tenho uma dúvida, com quanto tempo elas começam a se alimentar de insetos?


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

A Dionaea aguenta um bom tempo sem comer , a sua alimentação e só um complemento ...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos por partes:

1) Assim como disse o forista André, as PCs aguentam um bom tempo sem capturar insetos, por isso não esquenta a cabeça ;) .

2) Em condições propícias, as sementes de qualquer PC, tendem a germinar mais rápido do que as estimativas :mrgreen: , porém se a situação não for boa algumas demoram de 3 meses a até 1 ano para nascer :shock2: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Agradeço pelas informações!
E em relação as que germinaram, com quanto tempo elas começam a se alimentar de insetos?


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Com 4 semanas depois de germinadas, elas já começam a predar seres minúsculos e depois de 3 meses passam a capturar presas maiores. Levando-se em conta que a D. burmannii é anual, em 6 meses ela estará adulta com um diâmetro que varia entre uma moeda de 5 centavos a uma de 1 Real.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem