Dionaea diminuiu o tamanho

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Dionaea diminuiu o tamanho

Mensagem por scorpion »

Bom dia pessoal, tenho algumas dionaeas a mais de 2 anos e quando comprei elas eram de um tamanho normal porém elas diminuíram o tamanho(tudo incluindo as armadilhas).
Deixo elas na sacada do meu apto e como pegavam muito sol eu fiz uma tela para reduzir a intensidade do sol porem isso também não reverteu a situação. Alguem tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

Já tentei trocar o substrato mas também não houve alteração na situação.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Leonardo, publique a foto da planta para facilitar. veja: publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Por um acaso ela passou por dormência nesses 2 anos que está contigo?

Abç


Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Segue imagem da planta: [img]https://oi61.offline/2wn5yz9.jpg[/img]

Ate agora eu só troquei o substrato e fiz uma tela para diminuir a intensidade do sol, nunca coloquei na geladeira. Moro em SC e a noite fica frio dai acho que não preciso forçar uma dormência.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pela cor indica ser falta de sol, e quanto ao substrato está usando +/- 50% sfagno e 50% areia?
me veio esta dúvida se este sfagno é o próprio.
a Dionaea é uma especie de sol o dia todo, fica mais vermelha e mais bonita. mas aguarde as respostas de nossos amigos aqui do grupo que podem te ajudar mais.

dê uma olhada, para ajudar na identificação do musgo: post66381.html?hilit=sfagno#p66381

os que têm brotos claros, sim. mas aparenta estar misturado.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

O substrato é pó de xaxim, sem areia. Recentemente eu adicionei um musgo para ajudar a reter mais umidade pois todo dia eu verificava que estava bem seco.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

então a primeira parte é esta. faça outro substrato 50% sfagno e 50% areia. recomenda-se o sfagno e areia lavados e fervidos antes, para matar qualquer impureza. usar somente água de chuva ou de torneira colhida a +/- 48 horas ou mais, de torneira deixados com tela (evitar dengue)e sem tampa. virá mais ajuda, boa sorte.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Creio ser um conjunto de fatores que levaram a sua Dionaea a diminuir de tamanho.
  1. Substrato
  2. Insolação
  3. Dormência
1 - Apesar de muitos utilizarem o pó de coco no cultivo de pcs, não é o substrato mais recomendado por conter tanino. Use musgo sphagno puro ou misturado a areia.

2 - A exposição a luz direta do sol é obrigatório a todas as Droseraceaes, incluindo aí as Dionaeas. A deficiência na exposição ao sol leva a fraqueza e morte da planta.

3 - A dormência, apesar de alguns cultivadores acreditarem que suas plantas suportam a falta dela, é o único momento de descanso da planta.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo em partes com as opiniões dos amigos. No que diz respeito ao substrato e mais horas de Sol, as dicas que lhe foram dadas estão corretas. Agora quanto a dormência, levando-se em conta que aí faz bastante frio no Inverno, eu creio que este não seja o problema delas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

amanhã vou trocar o substrato conforme instruções e colocarei ela direto no sol (sem a tela que fiz) e lhes mantenho informados. Obrigado pela Atenção de todos!


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem