[URGENTE] Dionaea Cor estranha

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

nextrevo escreveu:Mas Marciel, oq pode ter causado isso??? Porque aconteceu isso de uma hora pra outra!! Seria a água? Água da Chuva? aaaaaaaaaaa meu deuuuuuuuuuuuuuuuuuusssssssssssssss :( :( :(
Amigo,

Eu já perdi plantas assim e sem saber o motivo, na semana passada eu perdi um bonsai (goiabeira) que vinha cultivando há dois anos na casa de minha mãe.
Num dia amanheceu com umas folhas murchas, pensei até que fosse falta de água, mas no outro dia as folhas estavam morta e aconteceu de cima para baixo.

Nessa ultima estada minha na casa de minha mãe foram 3 semanas diretas e quando voltei não acreditei, minha mulher ficou 4 dias na casa da mãe dela e deixou apenas a geladeira na tomada. Só no dia anterior a minha volta foi que ela voltou e viu a besteira que fez.
Bom, quando cheguei aqui eu vi o monte de dionaeas com armadilha pretas, nem falei nada. Estou cansado com dessa situação, cortei as partes pretas e já estão se recuperando, lançando novas folhas. Dessa vez tive poucas perdas.

Essa sua dionaea tire desse substrato e veja se o rizoma ainda está branco e procure por larvas.
Se ainda tiver branco tire essas folhas mortas ou morrendo, lave bem o rizoma e coloque em outro substrato. Pode ser esse mesmo, mas primeiro o ferva para matar algum agente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Murcha bacteriana atinge carnívoras? Se sim pode ser isso, ela se espalha pela água.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

@Paulo
Nossa cara é muito triste disso acontecer! Oq eu fico mais abalado é que ela foi a minha primeira PC! Graças a ela eu entrei nesse "ramo" de plantas carnivoras. Sem ela não estaria nem aqui no forum hahaha.
Mas enfim, vamos seguir em frente.
o Rizoma estava totalmente escuro, não tinha nenhuma parte mostrando "vida" ou branco


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Nextrevo eu passei por isso rm abril mais comigo foi com sementes, desanimei jóquei fora o musgo dos vassos e fiquei sem me interessar, foi quando achei um pouco de musgo que tinha quardado corri comprei uma dioaneia com substrato genérico e adiquiri novas plantas, ágora bola pra frente se anime pois você tem mais conhecimento para cuidar de uma nova planta! !!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

nextrevo escreveu:@Paulo
Nossa cara é muito triste disso acontecer! Oq eu fico mais abalado é que ela foi a minha primeira PC! Graças a ela eu entrei nesse "ramo" de plantas carnivoras. Sem ela não estaria nem aqui no forum hahaha.
Mas enfim, vamos seguir em frente.
o Rizoma estava totalmente escuro, não tinha nenhuma parte mostrando "vida" ou branco
Amigo,

No inicio de meu cultivo eu deixava o substrato encharcado e perdi muitas plantas tanto dionaeas como droseras.
Na base da tentativa e erro hoje eu faço o seguinte, ponho água no prato e deixo secar e só coloco novamente depois de 1 a 3 dias dependendo da temperatura ambiente. Fico verificando com o dedo a umidade da superfície do substrato.

Minhas perdas já foram enormes por causas de minhas viagens para dar uma força em Osasco. Dê uma vez devo ter perdido umas 300 mudinhas de dionaeas por falta de água.

Procure uma nova dionaea, eu não sei o preço aonde mora, por aqui no Ceagesp custa R$ 5. Escolha uma bem grande e na hora do transplante dá para dividir o rizoma e terá duas ou mais plantas.

Não se esqueça que elas gostam de muita luz, aqui em casa é artificial, mas na casa de minha mãe estão no sol.

PS.: Quando eu voltei praticamente todas minhas dionaeas estavam com folhas pretas, cortei todas, imagino que tenha sido por falta de água e de luz.
Mas teve uma que mesmo assim continuava com as folhas pretas e não desenvolvia nova, então hoje fui radical. Tirei ela do substrato e arranquei toda a parte do rizoma que estava detonado. Sobraram três partes ainda brancas que dividi e fiz 3 mudas. Agora é esperar para ver.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Boa sorte Paulo mas deu um desânimo em mim... Não sei se você viu meu topico da Sarracenia. Infelizmente aconteceu um acidente :cry:


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

nextrevo escreveu:Boa sorte Paulo mas deu um desânimo em mim... Não sei se você viu meu topico da Sarracenia. Infelizmente aconteceu um acidente :cry:
E aí amigo, como andam suas plantas?
Conseguiu uma nova dionaea?

Eu estava lendo um artigo de um cultivador inglês e se eu não fizer tudo o que ele disse devo perder minhas dionaeas. :afraid:
As recomendações dele foram manter o substrato bem úmido, mas não encharcado. Usar sphagnum puro sem picar ou então uma mistura de 50% de turfa (é muito usado fora do Brasil) + 30% de perlita (já usei, mas fica verde rápido) + 20% de areia. Eu agora estou usando 50% de sphagnum picado grosseiramente + 20% de coco moído e 30% de areia. Até aqui tudo bem, elas estão a salvo.

O grande problema é a água, segundo ele se não usar de chuva, destilada, etc. as plantas morrem por causa dos sais e outros que se acumulam no substrato.
Bom, ele é um grande cultivador e deu essas e muito mais informações.
Aí eu fico pensando como as plantas se viram na natureza, pois elas podem receber água de chuva, mas com certeza o solo é cheio de sais e outros.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Olá Paulo ainda não comprei talvez eu comprei hoje pois acredito que a floricultura fica aberto aqui na cidade até as 12:00h

Enfim...

Elas estão bem.
As droseras estão indo muito bem e a byblis ta ficando grande (depois posto a imagem)

E vou comprar uma dionaea como eu havia dito e fazer isso que você disse.

Eu estou pegando Água da Chuva depois de 48h descançada.
Acredito que o motivo de as plantas da natureza sobreviver talvez é alguma mutação que fica naquela região, pois ela deve estar acostumada com grandes quantidades de sais e mais da chuva... posso estar falando besteira mas enfim

Atualizo amanhã se eu for comprar a dionaea


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu estou pegando Água da Chuva depois de 48h descançada
amigo, a água de chuva você poderá usar de imediato. para água de torneira sim você tem q deixar descansando por +/-48 hs em baldes sem tampa (evaporação do cloro) e com tela pra evitar a dengue. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem