Dionaea com folhas eretas, é possível ?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Dionaea com folhas eretas, é possível ?

Mensagem por Eco-matheus »

Olá pessoal

Observando as folhas das Dionaeas, percebi que a maioria sempre emitem folhas rasteiras (folhas que ficam bem próximas ao substrato onde as plantas estão inseridas), porém, também percebi que algumas emitem folhas bem eretas, que ficam com as armadilhas bem longe das regiões meristemáticas

[thumbnail]https://sites.google.com/site/oscordado ... ta%201.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://sites.google.com/site/oscordado ... ta%202.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://sites.google.com/site/oscordado ... ta%203.jpg[/thumbnail]

O que eu gostaria de saber é:

1º - Essas folhas eretas são exclusivas de alguns cultivares ou as Dionaeas típicas também podem desenvolver folhas assim ?

Pelas pesquisas que eu fiz no fórum, algumas pessoas dizem que as folhas se tornam eretas devido a falta de luz, que acaba levando ao estiolamento das folhas. Bom, analisando essas imagens (e outras na internet), não me parece que essas plantas estão sentindo falta de luz, certo ? Isso faz sentido ?

2º - Vocês, que já tiveram uma Dioneaea por um longo período de tempo, por acaso já notaram se elas passam a emitir folhas como essas com o passar dos anos ? Já chegou haver alguma planta assim ?

3º - Existe algum jeito da Dionaea ser estimulada a produzir folhas como essas ?

4º - (essa é a última kkk) Qual é a expectativa de vida de uma Dionaea que é cultivada seguindo todas as dicas deste fórum ? (pergunto porque uma vez fiz uma pergunta no grupo de PC's lá no facebook, e recebi respostas bem diferentes das que são encontradas normalmente aqui).

Abraços

acabei-de-comprar-devo-induzir-a-dionae ... t7579.html


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Quero acompanhar essas respostas... Tenho uma dio que só dá folhas aéreas! Comprei como típica e me disseram que ela deve ser alguma variação... Pois não falta sol e mesmo assim não tem folhas rasteiras!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Vou falar do comportamento das minhas... dos cultivares q eu tenho/tive (sawtooth, tipica e south west giant) notei q, desde q tenham condições plenas de sol e água, elas emitem folhas aéreas sempre q uma haste floral surge... acabou a floração, as folhas voltam a nascer mais largas e mais "coladas" ao substrato...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1º - Essas folhas eretas são exclusivas de alguns cultivares ou as Dionaeas típicas também podem desenvolver folhas assim ?
R. típicas tbm podem, e há dionaes de polinização cruzada (híbridos) q só ficam assim.

Pelas pesquisas que eu fiz no fórum, algumas pessoas dizem que as folhas se tornam eretas devido a falta de luz, que acaba levando ao estiolamento das folhas. Bom, analisando essas imagens (e outras na internet), não me parece que essas plantas estão sentindo falta de luz, certo ? Isso faz sentido ?
R. sol sempre qto mais melhor.
2º - Vocês, que já tiveram uma Dioneaea por um longo período de tempo, por acaso já notaram se elas passam a emitir folhas como essas com o passar dos anos ? Já chegou haver alguma planta assim ?
R. eu já tive uma assim, mas em casa por pouco tempo e ficaram como as demais. aqui armadilhas não ficam 2 dias abertas, mal pegam cor por isso.

3º - Existe algum jeito da Dionaea ser estimulada a produzir folhas como essas ?
R. eu vi um vídeo q algo q estimula a folha ficar assim é muito sol e sem comida (rsrsr). ou seja muito sol mas o vaso com tela. não o sombrite, tela branca fina somente para bloquear entrada de insetos de qq lado. a planta então tipo estica elevando a armadilha para achar comida. e parece q mesmo assim, nem todas.
é um teste q não custa fazer, tentar e ver se dá certo. eu um dia farei isso e irei tentar. gosto de experiências, : joia :


4º - (essa é a última kkk) Qual é a expectativa de vida de uma Dionaea que é cultivada seguindo todas as dicas deste fórum ? (pergunto porque uma vez fiz uma pergunta no grupo de PC's lá no facebook, e recebi respostas bem diferentes das que são encontradas normalmente aqui).
R. você se refere ao tempo de vida da dionaea? qto tempo vive bem cuidada? fico devendo....

ref. as respostas, espero mais dicas e/ou correções.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:
4º - (essa é a última kkk) Qual é a expectativa de vida de uma Dionaea que é cultivada seguindo todas as dicas deste fórum ? (pergunto porque uma vez fiz uma pergunta no grupo de PC's lá no facebook, e recebi respostas bem diferentes das que são encontradas normalmente aqui).
R. você se refere ao tempo de vida da dionaea? qto tempo vive bem cuidada? fico devendo....

ref. as respostas, espero mais dicas e/ou correções.
Bom, primeiro as características das plantas da fotos são de alguns cultivares específicos. Aliás eu não sei como se chega a determinar um tipo especifico de cultivar, pois pelas fotos muitos para mim são iguais.
Detalhe, eu li numa pesquisa não sei aonde que de um cultivar especifico apenas 10% das sementes mantém as características da planta mãe e o restante é basicamente tipica. Por isso que acho interessante a mistureba de cultivares juntos dando flores e sendo polinizados por insetos.

Só para titulo de comparativo apresento duas dios, a verde eu não sei o que é e a outra é uma sawtooth, estão praticamente juntas, mas a verde está ficando ereta.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1425[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1426[/thumbnail]

Respondendo a pergunta, o tempo de vida de uma planta é cheia de variáveis.
Teoricamente em condições ideais uma planta obtida por semente tem uma vida de 20 anos.
Os clones tem vida mais curta dependendo da vida da planta mãe, ou filha, ou neta, ou bisneta. É necessário saber quantos anos tem cada uma e isso é devido aos maldito telômero (pesquisem no google). Trocando em miúdos uma planta jovem já pode estar com 15 ou mais anos. Lembram da Dolly, pois é, ela morreu bem antes do previsto por velhice.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem