Dionaea - Algumas dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Dionaea - Algumas dúvidas

Mensagem por pipoca »

Há 2 meses ganhei uma Dionaea e estou super empenhada em cuidar dela. Não sei nada sobre como cuidar dela, a não ser que ela precisa estar sempre úmida e que a água não pode ter cloro. Por isso, eu sempre deixo um copo com água descansando pro cloro evaporar pra poder regá-la, e quando possível pego um pouco de água da chuva também.

Sei que tenho que deixá-la no sol, mas aqui no meu apartamento não bate sol direito em nenhuma janela e ninguém fica em casa durante o dia todo. Mesmo assim, sempre que possível tento deixá-la na janela pra tomar sol. Acho que ela está crescendo muito, inclusive às vezes ela acaba "comendo" ela mesma, e isso tem me deixado preocupada. Acho que tenho que colocá-la num vaso maior, mas não faço a menor idéia de como fazer isso e também não sei onde encontro pra vender todos esses materiais que vcs falam aqui no fórum =/Além disso, ela não fica vermelhinha dentro das armadilhas, acho que é pela falta de sol.

Se puderem me ajudar, agradeço! =D

Essa é ela quando ganhei:
[img]http://img15.imageshack.us/img15/6007/67823474831552555264787.jpg[/img]

E como ela está agora:
[img]http://img690.imageshack.us/img690/7116/53722250129188990923010.jpg[/img]

Estou fuçando tudo aqui no fórum, mas não entendi algumas coisas direito. Acho que preciso de umas explicações mais leigas hahaha. Eu já estava querendo trocá-la de vaso, porque acho que esse está ficando pequeno, mas tenho medo de fazer alguma coisa errada. Li vários tópicos sobre o substrato e continuo não entendendo direito. Vou continuar pesquisando mais por aqui.

Umas dúvidas que me ocorreram agora, lendo outros tópicos:

1. É normal a armadilha ter hastes tão compridas quanto as minhas?? A maioria das fotos que eu vi por aqui, as armadilhas ficam bem no centro do vaso e uma pertinho da outra.

2. Também vi que as armadilhas costumam durar mais de uma vez, mas as minhas morrem logo depois de capturar pela primeira vez. É normal? As armadilhas se fecham e logo depois de uns dias elas começam a escurecer.

Espero não estar fazendo perguntas muito idiotas rs.

Camila


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

pipoca escreveu:1. É normal a armadilha ter hastes tão compridas quanto as minhas?? A maioria das fotos que eu vi por aqui, as armadilhas ficam bem no centro do vaso e uma pertinho da outra.
Isso varia de planta para planta, as vezes elas lançam armadilhas terrestres para capturar insetos rasteiros e outras vezes armadilhas aéreas para capturar moscas e afins.
pipoca escreveu:2. Também vi que as armadilhas costumam durar mais de uma vez, mas as minhas morrem logo depois de capturar pela primeira vez. É normal? As armadilhas se fecham e logo depois de uns dias elas começam a escurecer.
É possível que este substrato imprópio já esteja liberando toxinas nocivas a Dionaea. Elas são vendidas nesta "mistureba", pois o custo com o musgo Sphagnum faria o seu preço ir para as alturas. O problema é que passado algum tempo ele deteriora e passa a comprometer a planta.

Logo abaixo deixo alguns links interessantes que lhe ajudarão a sanar algumas de suas dúvidas neste início de cultivo:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Seja bem-vinda ao fórum!
pipoca escreveu:Oi, Rodrigo!

1. É normal a armadilha ter hastes tão compridas quanto as minhas?? A maioria das fotos que eu vi por aqui, as armadilhas ficam bem no centro do vaso e uma pertinho da outra.

Alguns clones até têm uma haste de armadilha mais alongadas, mas aparentemente a sua pc trata-se de uma DM típica e provavelmente ela está pegando pouco sol, daí a planta alonga suas superfícies para poder captar a luz(que não está em abundância) para o processo de fotossíntese.

2. Também vi que as armadilhas costumam durar mais de uma vez, mas as minhas morrem logo depois de capturar pela primeira vez. É normal? As armadilhas se fecham e logo depois de uns dias elas começam a escurecer.

Esse sintoma também pode estar relacionado à falta de iluminação adequada ou simplesmente a digestão da presa comprometeu a armadilha.
A planta está capturando suas presas sozinha ou você a dá?


Espero não estar fazendo perguntas muito idiotas rs.

Continue pesquisando pois com ctz mtas pessoas já tiveram as mesmas dúvidas que você

Camila
Conte conosco!
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Então Camila, o musgo esfagno você encontra em garden centers e locais especializados em orquídeas. Geralmente um saquinho custa uns R$3,00... Ele também é conhecido por musgo ros.
Quanto ao sol, você pode ir acostumando sua plantinha a ficar o tempo todo no sol disponível ai no seu apartamento. Vai ser bem melhor pra ela, e ela com certeza te recompensará!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Camila. Vai no Ceasa bem cedo, lá tem sphagno em quantidade e baratinho. : joia :


pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Obrigada pelas dicas, pessoal!
Vou procurar hoje mesmo e tentar mudar o substrato sozinha!


pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Já comprei o sphagnum e vou começar a higienizá-lo jájá. Só achei pacotes grandes e agora tô com uma dúvida: onde eu guardo o que sobrar? Vocês sabem se posso deixar dentro do saquinho, dentro de um armário ou ele precisa ser guardado de outra forma??

Comprei outra doenaea, essa tá bem vermelha dentro das armadilhas, e já vou trocar o substrato.

Espero que dê tudo certo!!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom Camila,

Quando compro é dos pacotões de 20$. Enormes, rs.
Higienizo o sufiente para encher 6 potes plasticos de 5L cada. O restante quardo no mesmo saco, dentro de um armario longe da luz. Dessa forma o sphagno se mantém por muito tempo.

Abç

ps você foi no ceasa?


pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Marciel, fui no Garden Shopping lá na Av. Bandeirantes. O saco que eu comprei é pequeno, mas eu comprei vários e sobrou um pouco num dos sacos. Vou guardar no saco mesmo, como você falou!

Já mudei a minha dionaea antiga de vaso e mudei a nova também, espero que eu tenha feito tudo certo (segui as indicações do Rodrigo) e que eu não tenha acidentalmente matado minhas plantinhas :(


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal! Bom saber que lá no Garden tem. : joia :
pipoca escreveu:...espero que eu tenha feito tudo certo (segui as indicações do Rodrigo) e que eu não tenha acidentalmente matado minhas plantinhas :(
Viu que no vaso da sua primeira Dionaea tem mais de uma? Separou elas? :)

Mostra fotos de como ficaram. 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem