Dionaea - Algumas dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

pipoca escreveu:
WFERnando escreveu:PS: Agora que eu vi que editei uma mensagem sua pensando que era minha, Camila :oops:
Foi mal aí : bad : :oops:
Tudo bem, sem problemas, acontece!! ;)

Vou resumir o que eu tinha falado dizendo que tô querendo uma Nepenthes e uma Drosera!

E que tentei separar o rizoma mas ele não saiu, é assim mesmo?? Na minha brutalidade eu acabei arrancando um sem querer e plantei de volta pra tentar salvar :(
Se esse que tu arrancou estiver com raízes, é quase certo o sucesso e a chance de ter uma nova muda é bem maior.
E como eu disse, daqui uns dias creio que terei sementes de drosera e as disponibilizarei para a doação!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Gente! Acho que minha Dionaea realmente gostou da troca do substrato, estão nascendo pelinhos dentro das armadilhas e antes ela não tinha isso! :D

Porém, a nova tá ficando com as folhas meio pretas, parece que ela foi queimada, é normal? :(


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

pipoca escreveu:Porém, a nova tá ficando com as folhas meio pretas, parece que ela foi queimada, é normal? :(
Posta uma foto da planta Camila, pois aí fica mais fácil saber o que se passa com ela.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Camila, pode ser só um estresse pós-transplante.
Se estiver ficando da armadilha pra dentro, não tem problema... As outras virão normais.
Agora se começar do centro para a armadilha, pode ser algum probleminha. Mas tenho quase certeza de que é um estresse...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Pessoal, tirei umas fotos agora, parece que tá piorando :(
Acho que talvez seja a mesma coisa que acontece com o Marcelo aqui

Essa é a antiga:

[img]http://imageshack.us/a/img827/5889/5783 ... 172926.jpg[/img]

E essa é a nova (a que tá pior, na minha opinião):

[img]http://imageshack.us/a/img266/6159/4273 ... 505514.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Camila - Isso é um apodrecimento normal da armadilha, sinal que a mesma já cumpriu sua função e não é mais necessária para a planta. Espere ela ficar toda preta e depois a remova dando um leve puxão ou corte-a com a ajuda de um estilete, próximo ao rizoma. Tome apenas o cuidado para não atingi-lo evitando assim comprometê-lo.

Se este apodrecimento estivesse surgindo do centro para a folha, aí sim você teria que ficar preocupada, porém esse não é seu caso. Uma planta saudável perde muitas armadilhas ao longo de sua vida, mas ao mesmo tempo ela gera outro tanto para substituir aquelas que perdem sua utilidade. Cada armadilha de Dionaea só funciona por 2 ou 3 vezes e é por isso que devemos evitar de ficar mexendo nelas, pois isto estressa a planta e pode levá-la a morte.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

É, foi o que o WFERnando falou tbm... Eu achei que era alguma coisa "ruim" porque elas não se fecharam nenhuma vez. Antes de trocar o substrato, as armadilhas fechavam quando capturavam algum inseto e depois já ficavam pretas, nunca aconteceu isso de elas funcionarem por 2 ou 3 vezes. Como essas nunca funcionaram (todo dia eu observo ela pra ver se tá tudo bem rs), achei que algo estivesse errado.

Tem algum problema se eu não cortar a armadilha que ficar toda preta? Porque eu sempre penso que na natureza, ninguém vai lá e tira o que já tá morto, então eu tento interferir o mínimo possível em todas as minhas plantas (não só as carnívoras).

Obrigada, pelas dicas, pelo menos agora sei que ela está bem =)

Rodrigo, você é de São Paulo tbm, não é?? O Marciel tbm. O que vcs têm achado desse tempo louco? Parece inverno, onde eu moro faz quase 1 semana que não faz sol. Será que isso não faz mal pra planta? Pensei em abrir um tópico sobre isso.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

pipoca escreveu:Tem algum problema se eu não cortar a armadilha que ficar toda preta? Porque eu sempre penso que na natureza, ninguém vai lá e tira o que já tá morto, então eu tento interferir o mínimo possível em todas as minhas plantas (não só as carnívoras).
Confesso que seu argumento é plausível, pode deixar a natureza seguir se curso.
pipoca escreveu:Rodrigo, você é de São Paulo tbm, não é?? O Marciel tbm. O que vcs têm achado desse tempo louco? Parece inverno, onde eu moro faz quase 1 semana que não faz sol.
De minha parte acho estranho essa mudança brusca de temperatura, ainda mais em pleno verão. Aqui em Mogi faz mais frio que em São Paulo, então imagina só a minha situação.
pipoca escreveu:Será que isso não faz mal pra planta? Pensei em abrir um tópico sobre isso.
Todas as plantas saem perdendo com essa inversão de estações, mas aquelas que passam por dormência tendem a sofrer mais, pois isto pode abreviar a expectativa de vida delas. Talvez algum biólogo pudesse esclarecer melhor essa questão.

Quanto a abrir um tópico para discutir esta questão, de minha parte tens o meu apoio.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem