Dionaea - Algumas dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim amigos,

Estamos em uma região em que as condições do clima permitem uma dormência natural.
Temos o M.Ono como um grande exemplo de cultivo de Dionaea que adota a prática do 'deixa que ela dorme sozinha', visto que ele tem centenas de VFT e isso torna impraticavel a indução de todas. :roll:

O que me leva a indicar a dormência induzida aqui em SP é o fato de que já faz um bom tempo que o clima aqui está muito diferente. Notaram como ultimamente parece que as estações estão invertidas, onde a primavera é mais quente que o verão e o outono mais frio que o inverno?

Perdi minha Red Dragon depois da ultima dormência e estou com problemas em manter viva minha SawTooth depois de tres anos de dormencia natural. Desta vez ela travou e não cresceu mais que dois ou tres centimetros de diâmetro.

Acredito que essa oscilação radical de temperatura reduza a qualidade da dormência, afetando o restabelecimento da mesma.

Acompanhando a saga do Paulo e aproveitando das informações por ele expostas, chego a conclusão de que a dormência bem realizada seja a chave para manter a Dionaea saudável por muitos anos. 8-)

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom, é verdade isso que disse Marciel.
Mas como eu sou praticamente "vizinho" do Marcos, eu fico um pouco mais tranquilo em relação à isso. Mas que as sarracenias aqui ficam doidinhas, elas ficam kk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu:.. como eu sou praticamente "vizinho" do Marcos, eu fico um pouco mais tranquilo em relação à isso. Mas que as sarracenias aqui ficam doidinhas, elas ficam kk
Ô inveja heheh! :lol:

Sabe minhas Sarras também ficam 'doidonas', rs. Olhaí, acabei de ver que vem flor da minha S Rubra Gulfensis. :mrgreen:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:...Olhaí, acabei de ver que vem flor da minha S Rubra Gulfensis...
Para de esconder o ouro Marciel, posta uma foto desta maravilha logo :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Eu moro em São Paulo mesmo (capital), no inverno aqui chega a fazer 10ºC às vezes... O problema é que realmente parece que as estações estão meio invertidos. Pra mim, parece que o verão virou inverno e o inverno virou verão :shock:

Quanto à dormência induzida, fico meio receosa com esse procedimento. Vi as fotos e me pareceu muito cruel, tenho dó :(


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Camila, eu acho que a planta passará por dormência sozinha...
Ainda é cedo para pensarmos nisso, mas mais ou menos na metade do outono tente deixar ela mais exposta ao clima para ver a reação dela...

E aí, já pensa em cultivar outros gêneros?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

pipoca escreveu:...Quanto à dormência induzida, fico meio receosa com esse procedimento. Vi as fotos e me pareceu muito cruel, tenho dó :(
Isso mesmo, o clima aqui está cada vez mais esquisito. Também sou da capital. 8-)

Apesar de parecer radical, nas regiões onde as estações não são bem definidas, o procedimento é a única forma de manter a planta saudável. 8-)


pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

pipoca escreveu:
Sim!! Quando eu ganhei a primeira Dionaea, já fiquei querendo uma Nepenthes. Quase comprei uma ontem lá no Shopping Garden, mas além de ela custar R$ 40, acho que ainda não estou muito expert pra cuidar dela. Quem sabe daqui um tempo :P Além do mais, moro num apartamento muito pequeno, mal cabem todas as minhas outras plantas, quanto mais uma Nepenthes =/
Nepenthes não tem segredo nenhum e chega a ser mais fácil para cuidar do que dionaea. Basta um lugar bem claro, substrato somente umido e umas borrifadas de água para ajudar na formação dos jarros (curtem umidade alta para formar os jarros). Se um dia for dar uma volta pelo ceagesp, você encontra Nepenthes por 15 reais, plantas com um bom tamanho até. Muita gente cultiva elas em apartamento aqui, né Marciel?!
pipoca escreveu:Tô querendo uma Drosera tbm, mas nunca vi pra vender em lugar nenhum (lugares que geralmente vendem Dionaea e Nepenthes), nem as sementes. Aliás, se puderem me dar umas dicas de onde encontrar, agradeço! Não achei nenhum tópico falando sobre isso.
Daqui uns dias se der tudo certo eu vou doar umas sementes de drosera na sala de doações, fica ligadinha! hehe


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

PS: Agora que eu vi que editei uma mensagem sua pensando que era minha, Camila :oops:
Foi mal aí : bad : :oops:


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

WFERnando escreveu:PS: Agora que eu vi que editei uma mensagem sua pensando que era minha, Camila :oops:
Foi mal aí : bad : :oops:
Tudo bem, sem problemas, acontece!! ;)

Vou resumir o que eu tinha falado dizendo que tô querendo uma Nepenthes e uma Drosera!

E que tentei separar o rizoma mas ele não saiu, é assim mesmo?? Na minha brutalidade eu acabei arrancando um sem querer e plantei de volta pra tentar salvar :(


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem