Dionaea - Algumas dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Maciel,

COMO ASSIM???? :o eu não fazia idéia de que tinha mais de uma! Como faço pra identificar isso??? Plantei tudo junto de novo!

Vou esperar uns dias pra tirar foto delas, eu pus as duas juntas (a nova e a velha) em um vaso tipo jardineira e tô com vergonha de colocar foto e descobrir que fiz tudo errado, rs.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é, rs.

Acho que na primeira foto tem uma divisão de rizoma rolando. Na dúvida dá uma olhada neste tópico de propagação assexuada.
pipoca escreveu:...Vou esperar uns dias pra tirar foto delas, eu pus as duas juntas (a nova e a velha) em um vaso tipo jardineira e tô com vergonha de colocar foto e descobrir que fiz tudo errado, rs.
Não há o que se envergonhar e só dá para saber se fez certo mostrando uma imagem dela, rs. :lol:

Abç

ps acho que fez certo.


pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Eu sempre gostei de biologia, mas não lembro o que é um rizoma, rs. Não ficou muito claro pra mim nessas fotos, seriam as folhas mais largas? Eu sou meio cabeção pra essas coisas, demoro muito a entender de fato. Tive que ler mil vezes como fazer a troca do substrato e mesmo assim, agora olhando as fotos, acho que coloquei pouco musgo :|

Tirei umas fotos pra mostrar, não sei se devo colocar aqui nesse tópico ou na galeria de fotos, sintam-se a vontade pra mudar se precisar. E tive que usar o flash, porque a luz da minha casa não é tão boa pra fotos.

Me parece que elas estão meio "tristes", mas não quero mexer de novo no substrato por enquanto.

[img]http://img37.imageshack.us/img37/5291/53730250174595986382393.jpg[/img]

Essa é a minha antiga:

[img]http://imageshack.us/a/img401/7152/39178350174565319718720.th.jpg[/img]

E essa é a nova:

[img]http://imageshack.us/a/img850/8609/53734450173580319817231.th.jpg[/img]


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Camila!
O risoma é essa parte branca, acho que você pode enterrar ele um pouquinho mais só para ele não ficar tão aparente. De resto, tudo perfeito!
Já pensa em um local que pegue sol para deixar elas?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Isso é um problema pra mim, porque moro em apartamento e não pega sol direito em nenhum lugar! De qualquer forma, tô pensando em colocar no parapeito da janela. Será que tem algum problema ela tomar sol através do vidro? Eu fico o dia todo fora, não posso deixar ela na janela quando saio de manhã e deixar tudo escancarado até de noite :P


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Não tem problema não...
Pega sol quanto tempo mais ou menos nesse lugar?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pipoca
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 02 Fev 2013, 00:23
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por pipoca »

Acho que quase o dia inteiro, se estiver um dia bonito. Hoje, por exemplo, amanheceu nublado e nenhum raio de sol apareceu =( de qualquer forma, já deixei ela na janela :D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É isso mesmo.

O rizoma é esse caule branco que o Fernando disse.
Se você olhar bem, verá que a sua primeira Dionaea tem dois pontos bem definidos de onde nascem as folhas novas. São duas sim e se quiser dá para separar elas.

Basicamente a Dionaea é uma roseta de até oito folhas.

Acho justo você querer dar um 'descanso' para elas por causa do stress. Mas se tiver que mexer, que seja feita agora ou terá de esperar um bom tempo para fazê-lo. Calculo que somente quando o inverno chegar, quando deverá retirar elas da jardineira para induzir a dormência.

Abç

Ah, fez tudo certo. : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

MarcielS escreveu:...Calculo que somente quando o inverno chegar, quando deverá retirar elas da jardineira para induzir a dormência...
Será Marciel que a Camila vai precisar? Ela está praticamente na mesma região nossa,e pelo menos por aqui elas entram sozinhas em dormência!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

WFERnando escreveu:Será Marciel que a Camila vai precisar? Ela está praticamente na mesma região nossa,e pelo menos por aqui elas entram sozinhas em dormência!
Pelo seu comentário deduzo que na minha região esta norma também se aplique, pois no inverno a temperatura chega a 7 ºC :? e, algumas vezes, ocorre da temperatura baixar para -2 ºC :shock: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem