Dioanea em algodão

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

Errera00 escreveu:
jligeiro escreveu:Pessoal, decidi fazer algo diferente! Vou deixar isto assim, no quarto, sem apanhar sol direto com uma GoPro a tirar uma foto por dia! Depois quando tiver resultados! Coloco no Youtube e mando para vocês! :D


boaa. eu gosto de videos de timelap
Vou tentar, não prometo nada :P


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Bom, não coloque jamais as sementes no Sol, em um potinho pequeno assim, mesmo que sem a tampa aqueceria muito, podendo matar as sementes; coloquei as minhas dentro de uma embalagem plástica de bolo, é muito bom tampar de alguma forma o lugar onde estão as sementes, quanto mais estéril estiver o ambiente, melhor será, diminuindo a chance de algum fungo aparecer. De preferência utilize água da torneira, na primeira vez usei água da chuva e após algumas semanas o papel começou a ficar verde, por causa de algas que haviam na água da chuva que eu armazenava. não é preciso Sol para a germinação.

Edson, quando eu fui semear as sementes que comprei de um fornecedor da Alemanha, dividi elas em vários grupos nos quais utilizaria diferentes substratos, para que assim alguma germinasse. Os substratos utilizados foram: Musgo puro, musgo + pó de coco, pó de coco puro, papel toalha e algumas deixei na água pura; os resultados foram: No musgo germinaram 3, no musgo + pó de coco germinaram 2 (uma morreu alguns dias depois), no pó de coco puro e na água nenhuma germinou, no papel toalha várias germinaram, pena que as misturei com outras sementes que comprei de um fornecedor brasileiro, então não tenho o número exato, mas do fornecedor estrangeiro certamente mais que 8. Claro que isso não é regra, apenas uma experiência minha, em todo caso, recomendo que no método escolhido a umidade seja grande, sem Sol direto e se tomar cuidados para evitar possíveis contaminações com fungos seria uma boa :mrgreen:

Abraço!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Elinston, você então já tem a prova disso.

para um consenso, seria bom se mais participantes fizessem este teste. ao plantar 50% usando papel toalha ou filtro de papel e 50% em sphagnum e tbm comparassem os resultados. sementes que tenho penso ser possível fazer este teste com byblis :P

eu gostei desta técnica, evitaria o sério problema q tenho aqui de cianobactéria. já perdi muitas mudas por ficarem encobertas de cianobactéria, outras ao usar água+água oxigenada matar as germinações. isso ajudaria muito e temos q insistir nesta técnica.

falando em água oxigenada, eu li qto a esta técnica q ao abrir para ver as sementes como estão, podemos ver sinais de bolor e ser bom aplicar água com 20% de água oxigenada. acho ser muito, pois usamos 5% para cianobactéria.

fiz esta técnica com sementes de planta ovo, não vi resultados. mas esta acho q recebi sementes velhas, nem em substrato, terra, húmus, perlita, vermiculita e sei lá o que mais não tive resultados. :(

irei tentar esta técnica com sementes de droseras e byblis para ver os resultados. semente apontou o sinal, umedecer mais o papel e retirar com cuidado com uma pinça e por no sphagnum. vou tentar. :P


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

elinston escreveu:Bom, não coloque jamais as sementes no Sol, em um potinho pequeno assim, mesmo que sem a tampa aqueceria muito, podendo matar as sementes; coloquei as minhas dentro de uma embalagem plástica de bolo, é muito bom tampar de alguma forma o lugar onde estão as sementes, quanto mais estéril estiver o ambiente, melhor será, diminuindo a chance de algum fungo aparecer. De preferência utilize água da torneira, na primeira vez usei água da chuva e após algumas semanas o papel começou a ficar verde, por causa de algas que haviam na água da chuva que eu armazenava. não é preciso Sol para a germinação.

Edson, quando eu fui semear as sementes que comprei de um fornecedor da Alemanha, dividi elas em vários grupos nos quais utilizaria diferentes substratos, para que assim alguma germinasse. Os substratos utilizados foram: Musgo puro, musgo + pó de coco, pó de coco puro, papel toalha e algumas deixei na água pura; os resultados foram: No musgo germinaram 3, no musgo + pó de coco germinaram 2 (uma morreu alguns dias depois), no pó de coco puro e na água nenhuma germinou, no papel toalha várias germinaram, pena que as misturei com outras sementes que comprei de um fornecedor brasileiro, então não tenho o número exato, mas do fornecedor estrangeiro certamente mais que 8. Claro que isso não é regra, apenas uma experiência minha, em todo caso, recomendo que no método escolhido a umidade seja grande, sem Sol direto e se tomar cuidados para evitar possíveis contaminações com fungos seria uma boa :mrgreen:

Abraço!
Boa tarde amigo. Eu ainda não tapei as minhas, estão em papel de cozinha com agua destilada! Acha que devo tapar? Elas não apanham sol nenhum, só claridade.


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Seria interessante colocar dentro de qualquer recipiente, de preferência transparente, para você observar, assim evitaria problema com alguma sujeira que possa voar e cair ali, evitando 100% fungos ou qualquer outro problema.

Edson, realmente eu acho muito interessante que mais pessoas fizessem a prova, eu já escolhi esta como minha técnica padrão para germinar quase tudo, principalmente cactos, que a espera pode ser beeem longa. Quando retiramos as mudas do papel toalha e as colocamos em um musgo que nunca foi usado, por mais que esse musgo esteja contaminado e venham a surgir algas, cianobactérias, fungos, ou outros tipos de musgos, as plantas terão tempo de crescer e se estabelecer, de forma que esses "problemas" não vão afetar elas, como afetariam se fossem sementes não germinadas ainda, plantá-las já germinadas faz com que elas tenham uma vantagem ecológica sobre outras plantas.
Comecei a fazer isto com plantas carnívoras depois de perder muitas sementes que recebi de doações, para principalmente, cianobactérias :|


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

jligeiro escreveu:... Acha que devo tapar? Elas não apanham sol nenhum, só claridade.
em pesquisas que fiz, vi todas tampadas. nada de sol, não se esqueça, só claridade.
elinston escreveu:...realmente eu acho muito interessante que mais pessoas fizessem a prova
irei iniciar esta parada. vamos ver para com as sementes minúsculas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

Pessoal, eu tenho uma duvida importante! Eu tenho um saco de Musgo Esfagno, e nunca ninguem me disse se preciso de ferve-lo antes de usar, se é só usar normalmente. ou se existe algum procedimento.

Podem-me ajudar? o que faço com o musgo antes de usar?


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Avatar do usuário
LokaPsicotica
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Out 2016, 17:30
Localização: Olímpia SP
Agradeceu: 70 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por LokaPsicotica »

Acompanhando aqui pra germinação futura :D


Respeite toda e qualquer forma de vida, afinal, você é uma delas.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

jligeiro escreveu:...e nunca ninguem me disse se preciso de ferve-lo antes de usar, se é só usar normalmente. ou se existe algum procedimento.

Podem-me ajudar? o que faço com o musgo antes de usar?
dê uma lida neste tópico, ;)

duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html

areia e sphagnum devem ser fervidos, pelo menos é o aconselhado, por uns 5/10 min.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
jligeiro
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 124
Registrado em: 14 Jan 2017, 10:21
Localização: Tomar - Portugal
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por jligeiro »

Obrigado, e agora vem mais uma pergunta! Posso apanhar moscas com a mão e dar às carnívoras?


Win Free Bitcoins every hour! - - http://freebitco.in/?r=3830413 Falem comigo para saber como!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem