Dioanea doentinha

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Dioanea doentinha

Mensagem por Pry »

Oi pessoal!!!! : joia :
Posto fotos da minha PC

Ela está doentinha, :| as folhas crescem pouco, e as armadilhas antes de abrirem secam.
Pelo que percebi o substrato está bem ruim e acho que não é próprio para a PC, quando adquiri ela estava bem bonita, depois que fiquei um tempo longe e ela sofreu por falta de rega adequada aí as armadilhas secaram todas, trouxe ela comigo para cuidar aqui, e agora ela está assim cresce devagar e as armadilhas estão bem pequenas e antes mesmo de abrirem secam.


Qual a avaliação de vocês sobre a saúde dela.

Obrigada!!!

[img]http://img824.imageshack.us/img824/8501/003glt.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us


[img]http://img51.imageshack.us/img51/6976/004lpk.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us

[img]http://img542.imageshack.us/img542/2275/006sv.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us



[img]http://img15.imageshack.us/img15/5027/007rel.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

As toxinas liberadas por este substrato genérico já começaram a surtir efeito nas PCs. A solução é trocá-lo, aumentar a exposição da planta a luz solar e regá-la somente com água da chuva, destilada ou deionizada. De resto é torcer para ela se recuperar.

Obs: O ideal seria cultivá-la em Sphagnum + areia, mas você prefere replantá-la em turfa e neste caso só tenho a lhe desejar sucesso nesta empreitada : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É, estão tristinhas mesmo (são duas). :(

O substrato não é o indicado.

Não dá nem para dizer para apenas trocar o substrato e aguardar o inverno para dar dormencia a elas. Acho que pode adiantar o procedimento Priscilla.

Abç


Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

Obrigada!!!! Rodrigo

Estou procurando algumas lojas que vendem Sphagnum aqui na minha cidade, mas até agora não encontrei :|
Vou tentar a Turfa, mas mesmo assim irei procurando comprar o Sphagnum assim minha mãe utiliza na orquídea dela também, e caso eu veja que a Turfa não é mesmo própria para a minha PC utilizarei o Sphagnum ou se consegui-lo logo imediatamente troco minha PC de substrato pois minha turfa ainda está pra chegar.

Obrigada pelas observações : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Lembrando que a turfa não pode conter fertilizantes!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tente o CEASA de Curitiba Priscilla, lá é certeza de você encontrar. A propósito acabei não lhe passando o link para o tópico que ensina a fazer a dormência natural, o mesmo segue logo abaixo:

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Vale lembrar que em Curitiba faz frio suficiente no inverno para esta PC entrar em dormência natural, porém como sua planta precisa tirar um merecido descanso, para se recuperar dos problemas decorrentes das toxinas liberadas pelo substrato impróprio, faça como o amigo Marciel falou e induza artificialmente este processo biológico o quanto antes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

O que você deveria ter feito ontem:

1-Retirar a planta desse substrato, lava-la bem e afogá-la em água destilada, pode afogar mesmo e deixar por um tempo.
2-Enquanto isso comece a esterilização de seu novo substrato que consiste em musgo + areia, veja como clicando aqui e aqui.
3-Após esterilização, já com o novo substrato apto à receber a planta, coloque-a com cuidado, se possível ponha um saco plástico em volta para manter a umidade pelo menos por 24-48hrs.
4-Aconselho luz artificial na primeira semana e depois gradativamente você vai expondo-a ao sol.

Acho que hj você não vai fazer né? rsrsrsr comece amanhã :)


Acho que eh isso.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

MarcielS escreveu:É, estão tristinhas mesmo (são duas). :(

O substrato não é o indicado.

Não dá nem para dizer para apenas trocar o substrato e aguardar o inverno para dar dormencia a elas. Acho que pode adiantar o procedimento Priscilla.

Abç
São 2 sim MarcielS

Já faz 1 mês que estou cuidando delas, desde que todas as armadilhas secaram por falta de rega adequada, e até agora evoluíram bem pouco.
rdrgobra escreveu:
Tente o CEASA de Curitiba Priscilla, lá é certeza de você encontrar. A propósito acabei não lhe passando o link para o tópico que ensina a fazer a dormência natural, o mesmo segue logo abaixo:

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Vale lembrar que em Curitiba faz frio suficiente no inverno para esta PC entrar em dormência natural, porém como sua planta precisa tirar um merecido descanso, para se recuperar dos problemas decorrentes das toxinas liberadas pelo substrato impróprio, faça como o amigo Marciel falou e induza artificialmente este processo biológico o quanto antes.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Obrigada pela dica Rodrigo : joia :

Vou ter que fazer isso mesmo a coitadinha está bem debilitada.

Vou verificar se encontro no CEASA valeu ;)
Carnivoras_Online escreveu:Olá,

O que você deveria ter feito ontem:

1-Retirar a planta desse substrato, lava-la bem e afogá-la em água destilada, pode afogar mesmo e deixar por um tempo.
2-Enquanto isso comece a esterilização de seu novo substrato que consiste em musgo + areia, veja como clicando aqui e aqui.
3-Após esterilização, já com o novo substrato apto à receber a planta, coloque-a com cuidado, se possível ponha um saco plástico em volta para manter a umidade pelo menos por 24-48hrs.
4-Aconselho luz artificial na primeira semana e depois gradativamente você vai expondo-a ao sol.

Acho que hj você não vai fazer né? rsrsrsr comece amanhã :)


Acho que eh isso.

Abraço


Obrigada pela dica Carnivoras_Online!!! : joia :

Eu até faria hoje mas não tenho água destilada terei que comprar amanhã.

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem