Dio pegando sol demais?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Dio pegando sol demais?

Mensagem por rozenlady »

Vou contar uma -longa- história sobre a origem da minha Dio.

Comprei umas PCs com o Marcos, por SEDEX, que demoraram mais de 1 semana para chegar (thanks correios), já havia desistido de todas elas mas 2 conseguiram sobreviver, não surpreendentemente as mais "tough", uma Dio típica e 1 Sarracenia.
Fui aos poucos acostumando elas com o sol, primeiro deixei na iluminação artificial por 1 dia, depois coloquei à meia sombra e agora (quase 2-3 semanas depois) já deixo a Dio pegando 8hs de sol por dia e a Sarra pega 4hs de sol indireto e 4hs de sol direto (ela tem droseras nascendo no substrato e as coitadinhas sofrem com tanto sol, estou providenciando o replantio dela, mas isso é assunto pra outra pergunta...

Pois bem, voltando á Dio, ela chegou bem verdinha e foi adquirindo uma coloração rosada por causa do sol, mas ela também apresentou "queimaduras" nas folhas, me pergunto se essas queimaduras estão acontecendo devido ao excesso de sol ou se por outro fator? O sol aqui é muito "forte" e até os meus pés de pimenta sofrem se ficarem 8hs expostas a ele.

Aqui uma foto da moça para referência. Help :cry:

Imagem


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Bom, não sou expert mas acho que se tiver um pratinho cheio em baixo dela não tem problema, até porque tem relatos aqui no fórum do pessoal que moram aí pro norte ou nordeste e deixam suas plantas normalmente no sol.
A sua dio pode estar se acostumando com o novo ambiente, não esqueça que tem todo o estresse da viajem. Note que novas armadilhas estão se formando, então acredito que ela só está se recuperando.

Ps: Acredito que aqui no sul não faça tanto calor como aí, mas faz duas semanas seguidas que bate os 40°C todos os dias, e minhas droseras ficam 7hs por dia no sol, só não pode dar bobeira e deixar secar o substrato.

Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Luciana.

O período de adaptação da Dionaea ao novo ambiente pode variar de poucos dias a algumas semanas, mas aparentemente sua planta não está ruim. Folhas velhas tendem a escurecer ao perder suas funções de captura e/ou fotossíntese. Importante é que as novas folhas apresentem saúde. : joia :

Abç

ps não creio que seja o calor.


Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

MarcielS escreveu:Oi Luciana.

O período de adaptação da Dionaea ao novo ambiente pode variar de poucos dias a algumas semanas, mas aparentemente sua planta não está ruim. Folhas velhas tendem a escurecer ao perder suas funções de captura e/ou fotossíntese. Importante é que as novas folhas apresentem saúde. : joia :

Abç

ps não creio que seja o calor.
Então Marciel, brigada por me aliviar um pouco!
Essas 3 armadilhas da esquerda são antigas, deixei elas aí pois não tinham outras folhas fora elas, aí achei que fosse ficar difícil a fotossíntese se eu removesse-as.
Mas a armadilha da direita (com essa mancha no meio da folha) é nova, abriu há 2-3 dias e já está assim, fiquei com medo de ser o calor mas mesmo assim não tirei do sol, só aumentei o pratinho com água pois achei que estivesse ressecando (o pratinho atual comporta uns 250ml de água, o vasinho dela é bem pequenininho, não chega a 5cm de diâmetro.

Vou observar como as novas armadilhas ficam e peço socorro depois caso ela continue ressecando :mrgreen:


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

rozenlady escreveu:Essas 3 armadilhas da esquerda são antigas, deixei elas aí pois não tinham outras folhas fora elas, aí achei que fosse ficar difícil a fotossíntese se eu removesse-as.
Mas a armadilha da direita (com essa mancha no meio da folha) é nova, abriu há 2-3 dias e já está assim, fiquei com medo de ser o calor mas mesmo assim não tirei do sol, só aumentei o pratinho com água pois achei que estivesse ressecando (o pratinho atual comporta uns 250ml de água, o vasinho dela é bem pequenininho, não chega a 5cm de diâmetro.
Talvez fosse o caso de acomodá-la num vaso maior, pois existe a possibilidade do Sol estar superaquecendo demais o substrato e, convenhamos, este pote pequeno não ajuda muito. Só não sei dizer como a planta reagiria a um replante repentino no meio do Verão :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Rodrigo, desculpe a ignorância mas qual o problema de um transplante no verão? Você comentou isso antes, mas não entendi...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

A Dionaea sai da dormência (na natureza) após o inverno. Então ela tem entre a primavera, o verão e o outono, nove meses para crescer, florescer, produzir sementes e propagar pelo rizoma.

Quando fazemos o 'transplante' no verão, na prática estamos reduzindo este período. :geek:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem