Dio feia :(

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Dio feia :(

Mensagem por Nina »

Olá pessoal,
Gostaria da opinião de vocês a respeito da minha Dionaea. Há umas duas semanas ela estava ótima, super vistosa, com as folhas grandes e bonitas. Porém, as folhas começaram a escurecer e nasceram várias sem armadilhas (foto abaixo) :(
Ela está ficando no tempo. Tem chovido quase todo dia, mas ao mesmo tempo tem feito sol o dia todo. Então acredito que o tempo não seja o problema.

Imagem

Obrigada :)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Oi Nina,


Sua dionaea não está doente e sim entrando em dormência.
Existem alguns tópicos sobre dormência de dionaeas aqui no forum.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Mensagem por Nina »

Então, Paulo, imaginei que poderia ser isso. Mas fiquei em dúvida por conta da época do ano (esperava que isso ocorresse daqui um ou dois meses). Posso deixa-lá como está? Cuidando normalmente?
Obrigada pela ajuda :)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dê uma lida neste tópico, minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html
irá te ajudar. tbm, ajuda-em-induzir-a-dormencia-t5961.html

qto a dormência neste período, lhe confesso q eu tbm fiquei surpreso e muito. esta sua, de muitos outros amigos e duas minhas tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu tenho visto muita gente que cultiva dionaeas com o mesmo problema, não sei dizer porque está acontecendo nesse período.
Talvez sejam dionaeas não aclimatadas e que ainda estão se sentido na estação do hemisfério norte. Lembrem-se que lá ainda é inverno.

Só para lembrar meu cultivo é indoor, ou seja numa estufa, na verdade nem é mais estufa, pois não é fechada.
Eu tenho uma jardineira cheias de dionaeas que foram semeadas em julho/agosto e estavam bombando até pouco tempo, até que começaram a ficar no mesmo estado. E tenho algumas mais antigas que ganhei e não sei a procedência original, mas que continuam bombando.

Eu criei um tópico a algum tempo dizendo que quanto mais leio, menos entendo e cheguei a seguinte conclusão.

Não é obrigatório colocar uma planta bombando em dormência. Elas exigem a dormência mostrando essas armadilhas que ficam pretas e depois as folhas.
Existem duas formas de colocar elas em dormência.
1ª Mais comum no cultivo aqui no hemisfério sul, é retirar do substrato e colocar na geladeira. Precisa ter muito cuidado para que não apodreçam devido a fungos.
2ª A que vou tentar, vou abaixar a temperatura da pseudo estufa, diminuir o tempo de exposição a luz (artificial) e por final manter o substrato levemente úmido.

Espero ter ajudado,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Mensagem por Nina »

Gente, minha dúvida é a seguinte (ah, e me desculpe, sou bem leiga no assunto): caso a minha dio realmente esteja entrando em dormência, devo fazer os procedimentos indicados nos links acima ou eles são apenas para aquelas plantas que não entraram?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a sua dionaea está pedindo a dormência. é aconselhável o qto antes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

Não fiquem surpresos galera porque não foi só a dioneia dela que entrou em dormência agora... A Minha Também entrou e está do mesmo jeito.


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem