Dio com concha pequena (tenho que fazer a dormência? )

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Dio com concha pequena (tenho que fazer a dormência? )

Mensagem por Natanael_jr »

Comprei uma Dioneia em uma feira, a mesma encontrava-se com as conchas grande e avermelhadas.
Ao chegar em casa coloquei ela em um local que ele pegava luminosidade ( não coloquei sob sol direto ) ela estavas indo bem até o dia em que o vento derrubou o vaso ..
essa queda machucou algumas folhas ... dessa data em diante a mesma vem dando conchas muito pequenas ( elas estão sempre nascendo ) notei que ela ta começando a ficar com as folhas amareladas .. coloquei ela um pouco no sol, mas notei que ela não gostou muito .. ficou meio mucha.... retirei ela ... e ela ja esta "hidratada" e não encontra-se mucha...
depois de passar por tudo isso resolvi procurar na internet uma solução e cheguei nesse forum...
Alguem pode me dizer o que devo fazer?

posso colocar no sol? ( aqui é fortaleza-Ce ) terra do sol.. o sol é de matar ... hehehehe
Algumas fotos

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-y9Sn ... 074822.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-5bFR ... 074835.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Olá, após se registrar você deve realizar a sua apresentação para os membros do fórum, para que os mesmos fiquem cientes de seu registro! Sobre a planta, sua dio possui folhas largas e armadilhas pequenas, o que indica que está priorizando a fotossíntese. Isso pode ser um indicador da necessidade de dormência, mas observe também se a mesma esta apresentando um crescimento lento. Pessoalmente, eu a colocaria em dormência devido a fragilidade em que se encontra e a dificuldade de saber se a mesma sofreu dormência anteriormente.


Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Natanael_jr »

Obrigado pela resposta Jayron, fiz minha apresentação.
Uma pergunta, vi que para fazer a dormência, se faz necessário cortar a folhas .. e também vi a possibilidade de fazer a mutipicação da Dio com a "Leaf Cutting" será que posso aplicar essa técnica na minha? ( antes ou pós dormência ? )

Obrigado pela atenção e é bom saber que somos conterrâneos.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Corte apenas as folhas/armadilhas pretas e preserve as que estiverem verdes. Se está afim de fazer a reprodução por leaf cutting (estaquia foliar) remova uma folha saudável, bem rende ao rizoma, e coloque-a num pote com Sphagnum puro. Deixe este recipiente num local aonde apanhe Sol algumas horas por dia (de preferência pela manhã) que se tudo correr bem em 2/4 semanas obterá um diminuto clone que, em um ano (talvez menos) terá o tamanho da planta-mãe :mrgreen: .

Obs: Não deixe o substrato secar ou perderá a estaquia : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Siga as dicas do rdrgobra e terá uma planta saudável! O primeiro a se pensar é a mudança da planta deste substrato que não é o ideal nem para dormência ou Leaf Cutting. O substrato ideal seria musgo Sphagnum. Ao relizar esse procedimento tenha cuidado com as raízes e com o rizoma da planta.

Eu também fico feliz de conhecer mais um conterrâneo! : joia :

Só uma dúvida, em que feira adquiriu sua Dioneia? Nunca vi nenhum lugar em Fortaleza que vendesse carnívoras...


Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Natanael_jr »

Jayron, teve umas venda de plantas tando no Iguatemi quanto no Via Sul... e la tinha Dio.. comprei so uma lá....
você vende plantas ? se vender manda quais a os preços para meu e-mail.. natanaeljr@gmail.com
Abraços.


Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Natanael_jr escreveu:Jayron, teve umas venda de plantas tando no Iguatemi quanto no Via Sul... e la tinha Dio.. comprei so uma lá....
você vende plantas ? se vender manda quais a os preços para meu e-mail.. natanaeljr@gmail.com
Abraços.
Entendo...deve ser o Festival de Flores de Holambra que geralmente acontece anualmente em Fortaleza. Eu não vendo rsrs...também sou iniciante e tenho poucos exemplares.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem