Dica de tutor para nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dica de tutor para nepenthes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Tentei comprar tutor para nepenthes e não achei, para quebrar o galho eu estou usando a maior agulha de trico que encontrei de 60cm, mas ainda é pequeno.

Bom, eu fiquei pensando num substituto e queimei muitos neurônios até encontrar uma solução que ainda não testei, mas tenho certeza que funcionará.
Uma coisa tão simples e estava na minha frente, minha formação é elétrica/eletrônica e volta e meia quando preciso puxar um cabo de energia para proteger os cabos eu uso canaletas de pvc que existem em diversos tamanhos. Tem uma com 1cm x1cm x 200cm que pode ser comprada em casa de materiais de construção ou elétricas e já pesquisei é bem barato (média de R$ 3,50 cada). Pode ser cortada no comprimento em diversos tamanhos. Tem algumas com até 0.7cm
de lados que penso que também sirva.

Penso até que dependendo da nepenthes com jarros enormes e pesados possa ser feito um tripé colocando um arame no centro para ela ir se enroscando.

Bom, estou falando da canaleta abaixo.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1457[/thumbnail]

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótima ideia amigo. : joia :

eu aqui andei procurando fio grosso de alumínio. eu tenho só um q achei por acaso, o $$ deve ser pesado.

achei tbm uma vareta (?) de guarda-chuva feito de fibra de uns 60cm. o comum são as varetas de ferro dobradiças, esta é reta.
andei procurando guarda chuvas feitos com esta fibra para analisar o valor para ter somente as varetas, mas não tbm não achei.

você com a sua massa cinzenta em pouco tempo teve uma boa ideia. já a pouca massa cinzenta de meu cérebro está em escassez. :oops: :oops:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Paulo.

Boa idéia usar as canaletas como tutor. Servirá a contento para as Nepenthes leves (galhos finos e jarros pequenos e médios. ex: mirabilis, khasiana, graciliflora). Acho que a idéia do arame no miolo deve ser descartado por causa da oxidação.

Para Nepenthes 'pesadas' (galhos delgados e jarros grandes. ex: truncata, red dragon) o tutor deve ser mais resistente. 8-)


Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Para as mais pesadas dá para fazer um tripe, partindo da boca do vaso ou debaixo do vaso, aí dependeria da habilidade mecânica da pessoa.
No arame central eu pensei em um zincado que minha mulher usa para artes manuais, só não sei o tempo que aguentaria deixado ao relento.

O negócio é fazer teste, hoje eu ia sair para comprar uma canaleta para testes, mas não consegui sair.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Fiquei pensando no lance do arame e penso que achei uma solução. Usar fio de cobre elétrico rígido com 1mm ou um pouco mais grosso encapado.
Assim não haveria o problema de ferrugem.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Só teria um problema esse fio rígido não está sendo mais fabricado em minha cidade não se acha mais dele agora só o flexível

Enviado de meu LG-D385 usando Tapatalk


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pessoal, um arame de aço galvanizado de 2 mm não resolveria o problema? Eu pergunto isso, pois o mesmo é fácil de ser encontrado em lojas de materiais de construção/elétricos. Fora que algumas floriculturas costumam descartá-los quando trocam determinadas plantas (no caso Orquídeas) de vaso e, portanto, podem ser obtidas de graça.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Nico
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 25 Ago 2016, 22:36
Localização: Sorocaba Sp
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Nico »

Eu gosto de bambu ou galhinhos de arvore....fica + a cara da planta....vcs n acompanham carniplant? la tem um video com ele fazendo isso


É preciso menos coragem para criticar as decisões dos outros do que para defender a sua própria.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

pra neps eu comprei aquelas hastes pra plantas de 60cm mas já cheguei a ver de 40cm e 90cm tb)...

Pras não carnivoras eu uso as hastes secas de bambuzinho de jardim (naten) q tenho no quintal... hehehehe... nem tinha me atinado em usá-los nas neps... :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Nico escreveu:Eu gosto de bambu ou galhinhos de arvore....fica + a cara da planta....vcs n acompanham carniplant? la tem um video com ele fazendo isso
Quando eu comecei com nepenthes usava palito de churrasco feito de bambu, pensei que não apodreciam, mas em poucos meses estavam podres.
Aí eu sai procurando substituto, bati perna em um monte de floriculturas e nada, acabei apelando para as agulhas de trico, funcionam bem se as nepenthes forem leves. Eu tenho uma que precisei de duas agulhas para segurar porque depois dos vasos upper uma só não aguentou. O Marciel mencionou isso nesse post acima.

Foi aí que pensei em fazer um tripé com canaletas elétricas com um fio central, no inicio pensei em fio rígido, mas maleável também funciona.
Eu vou ver se encontro daqueles pares de fios encapados usados em telefone, são rígidos e é mais fácil de trabalhar.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem