Diário de cultivo: Primeiras plantas (atualizado 16/03/2019)

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pela informação WFERnando, se notar algo estranho na planta diminuo a sua exposição ao Sol.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Pelo contrário, aqui elas aparentam isso mas continuam normais... até mais fortes..
acho que é um sinal que elas estão curtindo o sol! As sarracenias fazem isso com os jarros novos, depois ficam verdes...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Essas semanas semeei sementes de Byblis liniflora, se tudo ter certo dentro de duas semanas elas germinarão. Já o vaso com as Droseras e a U.arenaria tenho uma péssima notícia a lhes dar; devido a um acidente perdi este cultivo - o mesmo estava em um lugar alto e foi derrubado pela minha gata, quebrando o pote e espalhando todo o sphagnum no chão :twisted:.

Quanto ao vaso com as Sarracênias, creio que terei que refazer tudo de novo (sorte que não semeei todas as sementes que comprei), visto que com o clima da região onde moro, não germinarão. Terei que fazer uso de GA3 se quiser ter esta espécie em meu cultivo.

Por enquanto é só, qualquer novidade volto a postar aqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Esta lindona esta utricularia, perdeu uma folha mas a surpresa chegou kkk
Boa sorte com as byblis e as outras, agora que pena o ocorrido com as sementes, sobraram sementes destas que voce perdeu para tentar novamente?
Eita, o seu clima é perfeito para cultivar sarracenias uahsuahs. Se semea-las ao tempo na primavera é bem capaz que nasçam por conta após um inverno frio :mrgreen:. o GA3 é uma boa saida também ou se não o bom e velho esquema da geladeira funciona na estratificação delas.
Boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

WFERnando escreveu:Pelo contrário, aqui elas aparentam isso mas continuam normais... até mais fortes..
acho que é um sinal que elas estão curtindo o sol! As sarracenias fazem isso com os jarros novos, depois ficam verdes...
Agora entendi, obrigado : joia : Fernando.
Felipe_Steinthaler escreveu:
Esta lindona esta utricularia, perdeu uma folha mas a surpresa chegou kkk
Boa sorte com as byblis e as outras, agora que pena o ocorrido com as sementes, sobraram sementes destas que voce perdeu para tentar novamente?
Eita, o seu clima é perfeito para cultivar sarracenias uahsuahs. Se semea-las ao tempo na primavera é bem capaz que nasçam por conta após um inverno frio :mrgreen:. o GA3 é uma boa saida também ou se não o bom e velho esquema da geladeira funciona na estratificação delas.
Boa sorte : joia :
E ai Felipe, tudo Ok, infelizmente não sobrou nenhuma semente de D. capillaris e U. arenaria para tentar um novo cultivo, porém tenho sementes de D. nidiformis "red" e D. binata "red" que pretendo semear na primavera quando o clima estiver mais propicio. Quanto as Sarras, o restante das sementes já está na geladeira a 10 dias, o problema e que não queria perder aquelas 5 que semeei (as sementes incharam um pouco, mas nada de germinarem) e como pretendo comprar sementes de N. naga, pensei em adquirir o GA3 para tratar estas duas espécies e obter uma germinação mais rápida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu: E ai Felipe, tudo Ok, infelizmente não sobrou nenhuma semente de D. capillaris e U. arenaria para tentar um novo cultivo, porém tenho sementes de D. nidiformis "red" e D. binata "red" que pretendo semear na primavera quando o clima estiver mais propicio. Quanto as Sarras, o restante das sementes já está na geladeira a 10 dias, o problema e que não queria perder aquelas 5 que semeei (as sementes incharam um pouco, mas nada de germinarem) e como pretendo comprar sementes de N. naga, pensei em adquirir o GA3 para tratar estas duas espécies e obter uma germinação mais rápida.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Que pena, mas mesmo assim as U. arenaria são bem capazes de aparecer nos vasos por ai kkk praga do jeito que é :lol:
Legal, espero que consiga germinar estas duas, se conseguir sementes delas no teu cultivo me avise :mrgreen:
Olha, as sementes de sarra demoram um pouco para germinarem eu semeei sementes de S. x areolata aqui dia 27-04-2012 e percebi hoje, dia 02-06-2012 4 sementes com as raizes já atingindo o solo. Estão todas inchadas. Se as suas estão inchadas e não fungaram quando avistar as sementes rachadas, logo sai a primeira raiz e elas germinam.
Detalhe, eu apenas plantei as minhas, não estratifiquei nem nada, quero ver quantas irão germinar :P

Boa sorte ai : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

"A esperança e a última que morre", com base neste velho ditado venho informar que consegui recuperar algumas PCs do vaso que sofreu um acidente (vide posts anteriores). Deem uma olhada nesta foto:

[img]http://desmond.imageshack.us/Himg99/sca ... es=landing[/img]

Sao seedlings de D. filiformis 'Red'. Mas o que seedlings desta planta estão fazendo em um vaso que deveria ter U.arenária e D. capillaris? Eu explico, comprei sementes de D. nidiformis, U. arenaria e S. x areolata do Felipe e recebi sementes de D. binata 'Red' de uma doação dos amigos Tuco e Carlos do PCBR. Por último comprei sementes de D. Burmannii do site Carnívora Shopping e acabou vindo de brinde sementes de D. capillaris. De posse de todas estas sementes, semeei algumas areolata e, quanto as Droseras coloquei todas as capillaris que ganhei (cerca de 10) e todas as arenaria (cerca de 60). As demais plantas coloquei em potinhos próprios para semear na primavera, porém sempre sobravam algumas sementes no papel em que vinham embrulhadas e eu fui tentato a depositá-las no vaso das Utricularias e Droseras.

Depois da lambança com o acidente, eu recolhi o que sobrou do sphagnum e o coloquei em outro vaso. Confesso que pensei em esterilizar ele e usá-lo em outros cultivos, mas o Felipe me chamou a atenção para o fato de que algumas PCs são quase como ervas daninhas, ouse seja, são difíceis de morrer. Coloquei o fundo de uma garrafa PET com água e deixei o vaso quieto e, eis que sou agraciado com este "milagre". Realmente a natureza é incrível, sempre consegue nos surpreender.

Obs.:

1) Tem uma planta que está nascendo junto com as Droseras e não sei se são U. arenarias, agradeço se alquém puder confirmar isso?

2) Por enquanto são as únicas plantas que germinaram, mas tenho esperanças de que as capillaris e binatas tenham sobrevivido a tragédia.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

Olá rdrgobra!
O da direita está me parecendo um matinho, igual quando nasceu aqui quando semeei minhas primeiras sementes, fiquei alegre pensando que eram as pcs que tinham germinado :lol:
Semeou U. arenaria? a da esquerda está me parecendo uma haste floral desta especie, mas também pode ser um matinho... basta ter paciência que logo elas germinarão. Uma dica pra germinar sementes de droseras rápido é deixa-las pegar o sol da manhã até umas 8:30 ou 9:00, dependendo da temperatura. Aqui as sementes germinaram mais rápido dessa forma, as que deixei sem sol direto demoraram quase um mês se não mais... as que pegaram sol direto germinaram em no máximo duas semanas.

Abraços e bom cultivo!

@Edit
Olha o meu no tempo... está desfocada porque foi de cel...
[img]http://i1224.photobucket.com/albums/ee3 ... to0190.jpg[/img]
Editado pela última vez por Aquiles Gernaldo em 18 Jun 2012, 22:27, em um total de 1 vez.


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:1) Tem uma planta que está nascendo junto com as Droseras e não sei se são U. arenarias, agradeço se alquém puder confirmar isso?

2) Por enquanto são as únicas plantas que germinaram, mas tenho esperanças de que as capillaris e binatas tenham sobrevivido a tragédia.
Olá Rodrigo. Que bom que elas resolveram aparecer, não sei quanto as outras droseras mas as U. arenaria com certeza aparecerão uma hora ou outra. Pois elas nascem em fácil vão crescendo pelo subterrâneo e as vezes nem notamos as pequenas folhinhas delas.
Espero que germinem as outras também. Estas plantinhas verdes, provavelmente são sementes germinadas de capím que existem no habitat do sphagnum, pode arrancar, antes que cresça. As raizes deste capim domina todo o vasinho :roll:

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aquiles e Felipe, muito obrigado pela ajuda.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Realmente, a esperança é a ultima que morre kkk

Enfim, aqui as arenarias aparecem em todos vasos, sendo com o sphagnum esterilizado ou não. Essas plantas só podem ser geradas expontâneamente, não é possivel! kkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem