Diário de Bordo

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Diário de Bordo

Mensagem por NARDOLEX »

Primeiro Dia:

1 - Higienizei areia como sugerido no tópico do Marciel: Higienizando Areia de Construção

2 - Higienizei o substrato de acordo com o tópico: Higienizando e reaproveitando substrato.

3 - Usei água descansada por uma semana, mas como não confiei decidi destilá-la com uma técnica que aprendi na escola :geek: . O sistema é simples e pode facilmente ser encontrado na internet. Existe várias formas de fazê-lo, mas a que eu prefiro é a seguinte:
- Em uma panela com água coloque uma tigela daquelas que vão ao forno (tipo marinex). Atenção: ela tem que ficar boiandosem jamais tocar o fundo da panela;
- Ponha a água para ferver. Se a tigela não se manter firme prepare um aro com fio de cobre ou outro que possa segurá-la.
- Quando a água começar a ferver irá começar a aparecer algumas gotículas dentro da tigela, elas já estão destiladas.
- Tape com uma tampa para aproveitar o máximo possível de água. Após acabar espere esfriar e armazene como preferir.

4 - Como canteiro utilizei uma bandeja plástica com divisórias. O ideal seria que ela fosse branca e opaca para evitar algas, mas como ela só irá servir como o lar inicial delas creio que não há problemas.

5 - Depois de preparar o substrato, etiquetar as divisórias e espalhar semearos esporos as sementes de dioneaes e droseras, o resultado foi este:

[thumbnail]https://img266.imageshack.us/img266/156/pevn.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://img28.imageshack.us/img28/5962/a4cd.jpg[/thumbnail]
Editado pela última vez por NARDOLEX em 02 Ago 2013, 08:52, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo Leonardo, aparentemente você fez tudo certo e, sendo assim, em 2/3 semanas as Drosera deverão estar geminando. As Dionaea demoram um pouco mais (2/3/meses para nascer), mas quem se aventura por este hobby deve aprender a cultivar, além de plantas, a paciência. Sem ela não se vai muito longe, portanto eu desejo sucesso para você nesta nova empreitada.

Obs.:

1) Coloque estas sementeiras em um local bem iluminado, mas sem Sol direto para evitar que a alta temperatura cozinhe as sementes impedindo assim a germinação das mesmas :mrgreen: .

2) Apesar de pequenas, as estruturas reprodutivas que semeou são sementes e não esporos ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

Hoje não temos foto, porque não houve nenhuma mudança significante no sistema, exceto que as sementes (pequenas, mas não esporos) estão um pouco intumescidas.

Pra ser sincero estou com aquela sensação de que estou criando musgo ou preparando uma casa para algas, e não pcs. Aliás, alguém já teve essa sensação quando era iniciante ? Na realidade, acho que estou com medo de que todo o trabalho tido, o dinheiro investido e, principalmente, o carinho dispensado tenha sido tudo em vão. :( :(

Mais uma coisa. Sendo tão pequenas as sementes, como eu vou saber que elas germinaram ?
Já vi muitas fotos de seedlings aqui no fórum, mas todas sempre parecem algo desenvolvidas. :?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leonardo
NARDOLEX escreveu:... estão um pouco intumescidas...
Bom sinal. : joia :
NARDOLEX escreveu:... estou com aquela sensação de que estou criando musgo ou preparando uma casa para algas, e não pcs.
Normal. Todos já passaram por isso. Diminua um pouco a umidade deixando o recipiente aberto.
NARDOLEX escreveu:... como eu vou saber que elas germinaram ?
Fique certo que assim que começarem a germinar você vai identificá-las. Vai ver um 'rabinho' aparecendo nas sementes ou os cotilédones se desenvolvendo.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

NARDOLEX escreveu:Aliás, alguém já teve essa sensação quando era iniciante ? Na realidade, acho que estou com medo de que todo o trabalho tido, o dinheiro investido e, principalmente, o carinho dispensado tenha sido tudo em vão.
Oi, Leonardo! Hehehe...e do jeito q eu sou, essa sensação nunca vai me deixar...rs..rs... :D

Qdo o Rodrigo diz q nesse hobby é preciso cultivar a paciencia, ele está certo.

Eu plantei d. intermedias em abril... na mesma semana, minha cunhada tb plantou uma parte das mesmas sementes q recebi.... as dela nasceram poucas semanas depois e as minhas, nada... rs...rs... eu já tinha até desistido delas, qdo na semana passada, depois daqueles dias de frios intensos aqui em sampa, notei um moooooonte de pontinho verdes nos copinhos e...... eram as danadinhas dando o ar da graça!! Ainda não sei pq isso aconteceu, e não estou muito preocupada com isso.. o importante é q nasceram...rs...rs...rs...

Não quero q se desanime com isso, mas q tenha em mente q cada sementinha tem um tempo, q cada cultivo é único... e se tudo estiver certinho (e me parece q está), vai dar certo... pode ser amanhã, pode ser na outra semana, no próximo mês... mas não desista!!

tome muito suquinho de maracujá pra conter a ansiedade e "vambora"! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo Leonardo, conforme já lhe disse antes e você foi lembrado pelos amigos Marciel e Fátima, paciência neste hobby é fundamental. Só para você ter uma ideia, tenho um amigo de outro fórum que semeou sementes de R. gorgonias e pasme, demorou três anos para a planta dar o ar da graça no cultivo dele :shock2: .

Perseverança amigo, perseverança ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

Pessoal, como não tenho tido muito tempo deixei um pouco de postar novidades, mas hoje teremos um post que considero o mais empolgante de todos. Até porque ele apresentará uma vitória não só minha, mas de todos vocês que tem me ajudado desde o início. Marciel, Rodrigo e Fátima, meu sincero muito obrigado.

No dia de número 10 qual não foi minha surpresa quando eu vi no espaço das dioneaes duas com um pontinho verde e uma toda em pé pronta para germinar também :D :

[img]http://img856.imageshack.us/img856/5020/89kj.jpg[/img]

Das cinco sementes de Vênus que plantei, uma desapareceu no substrato, uma não germinou ainda, uma já está quase livre da semente na ponta da folha, uma está se desenvolvendo normalmente e a última está meio tímida mas está crescendo :D :

[img]http://img163.imageshack.us/img163/3153/b5qa.jpg[/img]


[img]http://img198.imageshack.us/img198/2609/bvtp.JPG[/img]

No dia de número 11 eu descobri que uma das minhas sementes de drosera spatulata estava com algum problema sério(surgiram uns pontinhos brancos em torno dela) :afraid: :( :

[img]http://img547.imageshack.us/img547/2125/m3oo.jpg[/img]

No dia de numero 12 eu decidi removê-la do substrato contaminado e passei um pouco de água foi então que eu descobri que mesmo doente ela havia germinado :P . As outras quatro continuam na mesma :? . Esta é uma foto de hoje:

[img]http://img818.imageshack.us/img818/9572/9p3z.jpg[/img]

No dia 14 eu percebi por acidente que as drosera capensis v.alba haviam germinado e algumas já haviam se livrado até da casquinha da semente e já tem duas folhinhas :o . Aqui, uma foto de hoje:

[img]http://img194.imageshack.us/img194/3396/54n4.jpg[/img]

[img]http://img4.imageshack.us/img4/8651/xb0j.jpg[/img]

Agora começa a verdadeira batalha: Mantê-las vivas!!!!
As demais sementes de droseras (intermedia e capillaris) seguem na mesma...
Obrigado por tudo, amigos!!!


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q legal, Leonardo!!!!! :yahoo: :yahoo:

Eu fico tão feliz qdo vejo sementinhas germinando... sei da alegria q é esse momento tão esperado... rs...rs...rs... :D

Certamente esse cuidado q você está tendo com suas seeds e agora com seus seedlings vai ser recompensado...

Paabéns! Parabéns! : Clap : : Clap :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo Leonardo, a mim só me cabe parabenizá-lo pelas germinações que obteve :D . Se tudo der certo, dentro de 1 ano seu cultivo estará enorme :mrgreen: .

Até a próxima, fique na paz e sucesso em seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Caramba!!!! Não vejo a hora das minhas droseras germinarem tambem !!!!
Mas meu substrato não ficou tão "lisinho" :(
Parabéns : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem