D. Spatulata com as folhas pretas?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

D. Spatulata com as folhas pretas?

Mensagem por rozenlady »

Olá!

Então, eu imagino qual é o problema mas só gostaria de confirmar por aqui.
A minha D. Spatulata está com as folhas novas pretas, não consegui tirar uma foto decente pois o celular não ajudou, mas dá pra ver mais ou menos nessa foto aqui.

Imagem

Eu acho que é falta de sol, mas como aqui no ceará o sol não perdoa ninguém, eu estive sendo bem cautelosa e colocando ela bem aos pouquinhos pra pegar sol, acho que me equivoquei e deveria ter colocado ela para pegar mais sol né? Se alguém tiver outra sugestão sobre o que pode ser isso eu adoraria ouvir.
Além disso, venho tentando lutar contra o vento que arranca a mucilagem da coitada, hoje vi o criadouro da Camilabrandão e me apaixonei, vou colocar essa idéia pra frente aqui! Mas por enquanto essa foi a minha solução:

Imagem

Já troquei o pratinho de baixo por um maior, já que esse encostava na garrafa e encheu de formiga! :o
O Sphagnum já está à caminho e deve chegar em breve, não consegui achar nenhum tópico ensinando a replantar Droseras, é o mesmo processo para replantar Dios (para retirar a PC, limpar a raiz, etc, etc)

Obrigada :)


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Já sei o que é, substrato, troque-o por musgo sphagnum e areia 50% cada um : joia :

Quanto essa garrafa não recomendo, prefiro deixar no sol direto que como você disse, é forte, pode deixar elas, que são duas :roll: e irão ficar bem vermelhas vá a busca do musgo ou compre pela internet mesmo, a areia use de quartzo, filtro de piscina ou de construção SEM CIMENTO se deixar nesse substrato definharão até a morte por excesso de nutrientes : joia :

Água apenas destilada, descansada ou da chuva, para ter a descansada deixe em um recipiente aberto por 48 h na sombra : joia :

Pratinho com agua em baixo SEMPRE

Quanto a mucilagem, ela volta de manha e a noite quando nao tem muito sol nela, se tiver muito sol nela, é normal desaparecer ok?

Use o método do pratinho, não regue por cima : joia :

Quando for mudá-las de substrato, coloque o máximo possível do antigo, as raízes delas são fracas e algumas morrem com a mudança :ugeek:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Não conseguir ver essas folhas pretas mais pelo local que vi pela foto ela tá levando pouco sol?
A minha tá se recuperando bem até voltou as gotinhas e recebe sol o dia inteiro com um pratinho de água,a flor estar crescendo rapidamente,novas folhas crescendo e até capturou um mosquitinho.
Ela fica no parapeito da minha aréa de serviço do meu ap o dia todo xD


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Luciana,

Sua Drosera está precisando de mais tempo de exposição solar. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Olá Luciana,
jogue esse PET verde fora. Motivo: quando olhamos para o céu através do plástico verde enxergamos tudo esverdeado, certo?
Isso significa que ele absorve as outras cores e deixa passar o verde. As plantas são indiferentes a essa faixa de onda, as folhas são verdes porque não usam verde para nada, elas o refletem. Para a fotossíntese são usados o azul e o vermelho.
Corte uma garrafa PET de 600 ml ou 1 litro ao meio e use apenas a parte inferior com bastante água da chuva e encaixe seu vasinho. Não deixe folga suficiente para entrar ou sair pernilongos da água.
Boa sorte.


Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Vinilokão:P:D escreveu:Já sei o que é, substrato, troque-o por musgo sphagnum e areia 50% cada um : joia :

Quanto essa garrafa não recomendo, prefiro deixar no sol direto que como você disse, é forte, pode deixar elas, que são duas :roll: e irão ficar bem vermelhas vá a busca do musgo ou compre pela internet mesmo, a areia use de quartzo, filtro de piscina ou de construção SEM CIMENTO se deixar nesse substrato definharão até a morte por excesso de nutrientes : joia :

Água apenas destilada, descansada ou da chuva, para ter a descansada deixe em um recipiente aberto por 48 h na sombra : joia :

Pratinho com agua em baixo SEMPRE

Quanto a mucilagem, ela volta de manha e a noite quando nao tem muito sol nela, se tiver muito sol nela, é normal desaparecer ok?

Use o método do pratinho, não regue por cima : joia :

Quando for mudá-las de substrato, coloque o máximo possível do antigo, as raízes delas são fracas e algumas morrem com a mudança :ugeek:
Oi Vini

Brigadão pela ajuda! Mas a mucilagem dela não aparece nem de manhã nem de noite se ela fica sem a garrafa em cima. O lugar onde elas ficam (que é o unico ligar a prova de gatos) venta muito e eu acho que o vento ajuda a ressecar a planta. Vou tentar fazer uma estrutura com uma área fechada pra evitar o vento. Quanto ao sphagnum, já comprei, só falta chegar :cry:


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Aloysio escreveu:Olá Luciana,
jogue esse PET verde fora. Motivo: quando olhamos para o céu através do plástico verde enxergamos tudo esverdeado, certo?
Isso significa que ele absorve as outras cores e deixa passar o verde. As plantas são indiferentes a essa faixa de onda, as folhas são verdes porque não usam verde para nada, elas o refletem. Para a fotossíntese são usados o azul e o vermelho.
Corte uma garrafa PET de 600 ml ou 1 litro ao meio e use apenas a parte inferior com bastante água da chuva e encaixe seu vasinho. Não deixe folga suficiente para entrar ou sair pernilongos da água.
Boa sorte.
Obrigada Aloysio, nao tinha pensado nesse ponto sobre a cor verde.
Vou ver o que eu consigo bolar pra proteger ela do vento :cry:


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Não é o vento acho, como o substrato está errado, a planta pode parar de se desenvolver :geek:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

As folhas pretas n seria por causa do substrato pois comprei no mesmo lugar e a minha estar se desenvolvendo mesmo sem o substrato certo(claro q o substrato certo ajuda a plantinha se recuperar mais rápido neh).....problema aí é falta de sol mesmo pois quando as plantas no geral fica com as folhas escuras é falta de sol e quanto fica com folhas amarelas é excesso de sol.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem