D. Muscipula - Troca de Substrato

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

D. Muscipula - Troca de Substrato

Mensagem por b.alecio »

Iai Galera!!

Estou me preparando psicologicamente para mais uma experiência que nunca tive contato antes.
A troca de substrato.

Particularmente, nunca replantei alguma muda antes... e pretendo replantar minha dione.

É notório que o substrato dela é diferente de todas as minhas outras plantas. Esta eu ja comprei adulta e estava com um substrato a base de pó de xaxim e aquela mistureba toda. Apesar disto, ela vem se desenvolvendo em um ritmo muito acelerado. Ela cresce em um ritmo muito mais forte que todas minhas outras pc's. É incrivel!! A cada dia surgem novas armadilhas, maiores e mais bonitas!

Porém me surgiu uma dúvida.

A troca do substrato pode fazer diferença para a planta? Ela pode estranhar, e posteriormente, diminuir seu ritmo de desenvolvimento?

Eu quero aproveitar para fazer um leaf-cutting para ver se surge outra muda...

O que acham?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu: ...A troca do substrato pode fazer diferença para a planta? Ela pode estranhar, e posteriormente, diminuir seu ritmo de desenvolvimento?
Um substrato novo e limpo só trás benefícios. Mas em um primeiro momento vai ficar sim ressentida com o manuseio.

Plantas gostam de ficar quietas. 8-)


ps Não era essa Dionaea que estava com haste floral?


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Marciel,
Mas ai me surge uma duvida. Se ela está se desenvolvendo bem, eu nao deveria deixá-la la? queitinha?

A que esta com haste é a Red Dragon. Não é esta... é outra!! hahah
Eu vou trocar o substrato, aproveitar para tentar um leaf cutting e ja aproveito e faço o haste cutting da red dragon.


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

[quote="b.alecio"]...Se ela está se desenvolvendo bem, eu nao deveria deixá-la la? queitinha?[quote]

Sim Bruno, o seu raciocínio é lógico e natural.
Se a planta cresceu e desenvolveu neste substrato é por que em tese está tudo certo.

Justificando esta afirmação,
  1. A planta está com boa aparência e se desenvolvendo muito bem.
  2. Não há sinais de reenvasamento recente. Portanto a planta passou boa parte da vida neste substrato.
  3. O produtor/vendedor é conhecido e consagrado.
Mas, sempre tem o mas,
  1. O substrato já está velho
  2. Aparência de reenvasamento recente. A planta provavelmente não cresceu neste substrato.
  3. Vendedor desconhecido.
  4. Possível foco de pragas e doenças.
  5. Ovos e larvas de insetos nocivos e substrato inadequado.
Atualmente não posso correr riscos de comprar uma nova planta, e esta contaminar o restante do meu cultivo com doenças ou pragas. Afinal, tenho muitas espécies em um mesmo ambiente.
Por isso, ou troco o substrato de todas as plantas que compro, ou mantenho as plantas novas em quarentena até ter certeza da saúde do conjunto substrato + planta. 8-)

Portanto essa é uma escolha somente sua. Você deve considerar os prós e contras.

Abç


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Entendi... Bom, farei a troca do subtrato! você me convenceu! hahaha

Aproveitarei para fazer o leaf-cutting e tentar uma nova muda.

Posso utilizar 100% esfagno como subtrato para plantar minha dionea?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem