D. Capillaris

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
HClima
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Set 2012, 19:44
Localização: Campina Grande - PB

D. Capillaris

Mensagem por HClima »

Olá pessoal, sou iniciante aqui no fórum, por isso gostaria de tirar uma duvida.

A cerca de 1 mês(23/set) realizei plantio das minhas primeiras PC's:
- Drosera burmannii;
- Drosera capillaris;
- Dionaea muscipula;

Até aí beleza, a D. muscipula to fazendo estratificação ainda, ela demora e tals. Ok. Minha D. Burmannii já está germinando, se não me engano 9 sementes deram resultados, já tem uma semana + ou - que começaram a germinar.

Agora vamos ao foco do tópico. Quanto às minhas D. Capillaris, qual o tempo médio para germinação dessas criancinhas? Eu achava que elas germinariam no mesmo ritmo das Burmannii, mas não é bem o que está acontecendo. Será que alguém pode postar alguma foto dos "filhotinhos" de D. capillaris? Existe algum cuidado extra a ser tomado nesse período?
Todo santo dia eu inspeciono rigorosamente o vaso, mas não vejo nenhuma alteração.

Desde já agradeço pela atenção.


"Don't be afraid to be week. Don't be too proud to be strong"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Hanniel, no caso da D. capillaris se a planta não encontrar as condições propícias ela pode demorar até 3 meses :shock: para germinar. Você não disse em que local está a sementeira, sendo assim, parto do princípio que a mesma encontra-se em um local com Sol indireto, visto que devido ao calor do NE, colocá-las diretamente no Sol seria fatal para as germinações.

Espero ter ajudado, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
HClima
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Set 2012, 19:44
Localização: Campina Grande - PB

Mensagem por HClima »

rdrgobra escreveu:
Olá Hanniel, no caso da D. capillaris se a planta não encontrar as condições propícias ela pode demorar até 3 meses :shock: para germinar. Você não disse em que local está a sementeira, sendo assim, parto do princípio que a mesma encontra-se em um local com Sol indireto, visto que devido ao calor do NE, colocá-las diretamente no Sol seria fatal para as germinações.

Espero ter ajudado, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Olá, realmente não estou deixando ela tomar sol direto, ela sempre fica num local com boa iluminação porém sem incidência direta do sol. O clima aqui em Campina Grande é bem ameno, apesar de neste período do ano fazer um pouco de calor durante o dia. Acredito que a Burmannii tenha germinado rápido por ser uma característica dela. Achava que a Capillaris a acompanharia por crer que esta não é uma planta tããão sensível, talvez tenha me enganado.

Enfim, agradeço pela observação, um grande abraço.


"Don't be afraid to be week. Don't be too proud to be strong"
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Então,
Vejo que está montando um time aí em Campina Grande. Bom começo!
Recentemente (uns 3 meses atrás, semeei umas D. capillaris. Em 15 dia estavam germinando. Hoje ela já floriu e estou colhendo suas sementes. 8-)
Aqui em Guarabira deixei elas ao Sol, porém debaixo de um sombrite 50%, no musgo sphagnum puro e com um recipiente com água decantada por baixo do vasinho. Também fiz o teste com o substrato areia + sphagnum, 1:1. Elas demoraram mais tempo para germinar. Agora estão grandinhas, do tam. de uma moeda de R$1,00. Em breve terei mais sementes. :)

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Caio Vinicius escreveu:Recentemente (uns 3 meses atrás, semeei umas D. capillaris. Em 15 dia estavam germinando. Hoje ela já floriu e estou colhendo suas sementes. 8-)...
Em três meses, germinou cresceu, floriu e já vai colher sementes :shock2: ! Tiro o meu chapéu para você Caio, pois por aqui levou três meses para germinar e mais dois de crescimento. Somente agora é que elas estão adquirindo o formato característico da espécie :? . Nesse ritmo acredito que só no ano que vem as minhas D. capillaris irão me brindar com uma floração e quiçá, eu consiga muitas sementes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
HClima
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Set 2012, 19:44
Localização: Campina Grande - PB

Mensagem por HClima »

Caio, me deu a maior inveja, 15 dias para germinar? Acho que isso é muito rápido, parabéns.

Mas nesse tipo de atividade não adianta ter pressa né? rsrsrs

Agradeço a todos pelos comentários e dicas.


"Don't be afraid to be week. Don't be too proud to be strong"
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Rodrigo, a D. capillaris gosta de calor e uma dose de umidade (já que é típica de áreas litorâneas). Acredito que consegui proporcionar as condições adequadas às "bichinhas". Também acho que tive sorte. Foi a primeira vez que semeei essa sp. Vou te contar um segredo: não tive tanto sucesso nem com o quarteto fantástico :roll: . As burmanii e spatulata que eu semeei nunca floriram aqui. Acho que só agora vai dar certo, pois semeei umas burmanii junto às capillaris e estão "bonitinhas". :) Estou vendo que a cidade onde moro tem um clima bem específico e são poucas as sp's que se desenvolvem bem aqui (diferentemente da capital, João Pessoa, onde "tudo que se planta dá"), então decidi investir nas Nepenthes, nas Byblis e esquecer Sarracenia e Cephalotus.

Hanniel, posso te dizer que já faz um tempinho que venho fazendo testes e mais testes pra saber quais são as espécies que se adaptam melhor por aqui. Já cheguei a esperar 6 meses pra uma semente germinar e a planta não durar 1 mês. Já perdi muita$ planta$. Enfim... Cultivar carnívoras é uma terapia. :)
Sucesso no cultivo!

Grande abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem