Cultura de Tecidos Vegetais

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Cultura de Tecidos Vegetais

Mensagem por MarcielS »

Cultura de Tecidos Vegetais
A cultura de tecidos de plantas pode ser definida como sendo cultura de células, tecidos e órgãos vegetais em condições assépticas. Tem um importante papel na produção de plantas importantes sob o ponto de vista agronômico e ornamental e na manipulação de plantas para melhorar a produtividade agrícola. Enquanto a maioria utiliza as técnicas para micropropagação, outras dimensões da pesquisa de cultura de tecidos tem sido menos noticiada. Por exemplo, o potencial para isolamento de patógenos ou plantas resistentes ao estresse, a produção de novas combinações genéticas através da hibridação somática, etc.

Muitos artigos discutem em detalhes os procedimentos básicos e métodos envolvidos na cultura de plantas, podendo ser consultada para infomações complementares (Pierick 1987; Debergh and Zimmerman 1991).
1.Micropropagação.
2.Cultura de Meristemas e produção de plantas livres de doenças
3.Embriogênese Somática
4.Variação Somaclonal
5.Seleção In vitro
6.Cultura de Protoplastos e hibridação somática

1- MICROPROPAGAÇÃO
Uma das muitas aplicações da micropropagação é a propagação maciça de plantas superiores. Muitas vezes a propagação convencional é um processo lento durante o qual doenças e problemas com patógenos podem diminuir a produção.
A micropropagaçào oferece o potencial para produzir milhares, ou às vezes, bilhões de plantas por ano. Além de inúmeras vantagens em relação à propagação convencional.
Uma vez estabelecida, culturas ativamente em divisão são fontes contínua de microexplantes que podem resultar em novas plantas em condições de vegetação, sem interrupção sazonal. Utilizando métodos de micropropagação, o produtor pode rapidamente introduzir clones selecionados de plantas com produtividade aumentada em quantidades suficientes para causar impacto no mercado de plantas.
A micropropagação permite a produção de um grande número de plantas através de pequenas porções do estoque de plantas em período relativamente curto.
Dependendo da espécie, o explante do tecido original pode ser obtido do ápice caulinar, gema lateral, caule, ou tecido radicular. Na maioria dos casos a planta original não é destruída no processo, um fator de considerável importancia por causa da raridade da planta.
Uma vez que o explante é colocado em um meio de cultura adequado, a proliferação de gemas e caules adventícios resultam em grande aumento no número de caules. O subcultivo de gemas ou caules é repetido até a produção de muitas plantas, todas possuindo características genéticas idênticas a planta matriz.
A taxa de proliferação depende da espécie tratada. Caules geralmente são separados após quatro semanas e transferidas para o meio de proliferação. A indução de sistema radicular em caules individuais pode ser induzida em meio apropriado (normalmente utiliza-se auxinas na indução de raízes).

2- CULTURA DE MERISTEMAS E PRODUÇÃO DE PLANTAS LIVRES DE PATÓGENOS
A cultura de meristemas é realizada para otimizar a eliminação de viroses, viróides e micoplasmas, fundamentando-se no fato de que o tecido meristemático é praticamente livre desses patógenos. A extração dos meristemas deve ser realizada no interior de câmara de fluxo laminar, com auxílio de pinça e bisturi, utilizando lupa estereoscópica. Os meristemas extraídos devem apresentar um tamanho próximo à 0,2 mm, podendo-se utilizar explantes maiores no caso do material vegetal ser proveniente de plantas matrizes ou de plantas básicas. Explantes menores são muito difíceis de serem extraídos e apresentam baixa porcentagem de pegamento. Explantes maiores aumentam os riscos de contaminação por fungos e bactérias. Após a extração, os meristemas devem ser inoculados o mais rápido possível em meio de cultura, para se minimizar os riscos de contaminação.

3- EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA
A embriogênese somática refere-se ao desenvolvimento de estruturas semelhantes a embriões a partir de células somáticas (não resultantes de fecundação), originadas em meio de cultura adequado. Embriões somáticos ocorrem diretamente no explante.
Há inúmeras vantagens para a obtenção de plantas através de células via embriogênese somática comparada a micropropagação :
- a taxa de multiplicação é muito elevada e em algumas espécies, como cenoura e tomate, os embriões podem ser encapsulados e tratados como sementes artificiais.
- plantas inteiras desenvolvem de embriões somáticos e necessitam somente de crescimento para atingir a maturidade. Quando a organogênese ocorre, caules ou raízes desenvolvem-se e as induçòes de estruturas complementares frequentemente necessita de formulações de meios de cultura diferentes.
Entretanto, existem muitos problemas na utilização de embriogênese somática
Embora a proliferação seja relativamente fácil para a maioria das plantas, a regeneração de células não organizadas, tais como células em suspensão, é um processo mais difícil. Além disso há inúmeros relatos que mostram que a regeneração de células em suspensão levam a variações genéticas das plantas regeneradas. Também, é importante que mais pesquisa seja conduzida para compreender a base molecular das diferenças genéticas que ocorrem durante a cultura artificial de células.

4- VARIAÇÃO SOMACLONAL
Embora a micropropagação convencional seja utilizada em grande escala devido a fidelidade genética, a variabilidade pode ocorrer nas plantas regeneradas. Se as culturas forem estabelecidas a partir de explantes que não contêm um meristema pré-organizado, ou se as culturas são mantidas, a regeneração de plantas é passível de variação.
Em relatos recentes, a maioria da variação foi atribuída à instabilidade cromossômica de células vegetais em cultura. Este grau de instabilidade é proporcional ao tempo de cultivo das células mantidas em cultura.
Indicações da variação somaclonal em muitas plantas tem estimulado o interesse em aplicações deste método para a melhoria da produção agrícola. Há muitos casos onde a variação somaclonal produziu mudanças úteis na progênie (p.ex. aumento na produção de açúcar em cana de açúcar, resistência à Fusarium em tomate, Evans (1989).

5- SELEÇÃO In Vitro
Hoje, uma das áreas mais intensivamente estudadas da cultura de tecidos é o conceito para selecionar resistência a doenças, insetos ou estresse. Melhorias significativas na adaptabilidade de muitas espécies foram obtidas pela seleção e propagação de indivíduos "superiores" e a utilização de sistemas in vitro acelera incrivelmente a pesquisa destes indivíduos.
Tais sistemas podem tentar explorar a variabilidade natural que ocorre nas plantas ou a variabilidade pode ser induzida pela utilização de agentes químicos ou físicos conhecidos e que provocam mutações.
A seleção in vitro normalmente envolve uma população de células que toleram a pressão seletiva e retomam qualquer linhagem variada que desenvolveu resistência ou tolerância ao estresse. O objetivo seria a reorganização da célula em uma planta inteira com resistência. Esta abordagem presume que a tolerância opera no nível celular e que pode atuar em algum grau na planta toda.
Atualmente a pesquisa nesta área extende-se através de muitos interesses incluindo tentativas de selecionar linhagem tolerantes ao estresse salino, ao congelamento, herbicidas e várias resistências a moléculas químicas tais como metais (alumínio, manganês).

6- CULTURA DE PROTOPLASTOS E HIBRIDAÇÃO SOMÁTICA
Protoplastos são células simples que não possuem parede celular retirada através de tratamento enzimático. Uma folha simples tratada pode dar origem a milhões de células, cada uma capaz teoricamente de produzir uma planta inteira.
As observações, que forneceram a parte mais interessante desta pesquisa, é o fato de que quando estas células sem parede são mantidas em contato elas tendem a se fudir.
Esta "hibridação somática" não está sujeita aos mesmos problemas de incompatibilidade que limitam as estratégias tradicionais de hibridação. A capacidade de fundir as células vegetais de espécies incompatíveis
extendem o realismo das modificações de plantas através da cultura de tecidos. O potencial da utilização da hibridação somática traz novas perspectivas de combinações de material genético.

Traduzido de Karl Erik Lentz and Pascal Lambé. https://www.orchidmall.com/CEVIE/cevtc-en.htm#meri" onclick="window.open(this.href);return false;

REFERÊNCIAS
Debergh P.C. and Zimmerman R.H. (1991).
Micropropagation : Technology and Application.
Kluwer Academic Publishers.
Evans D.A. (1989).
Somaclonal variation - genetic basis and breeding applications.
Trends in Genetics, 5, 46-50.
Morel G.M. (1960).
Producing virus-free cymbidiums.
American Orchid Society Bulletin, 29, 495-497.
Quak F. (1977).
Meristem culture and virus-free plants.
In " Applied and Fundamental Aspects of Plant Cell, Tissue and Organ Culture". (Eds J. Reinert and Y.P.S. Bajaj pp
596-615). Springer-verlag Berlin.
Pierik R.L.M. (1987).
"In vitro Culture of Higher Plants". Martinus Nijhoff Publishers. Dordrecht.


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Excelente material Marciel!!
Valeu a contribuição!!!
Quantas referências!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Como foi dito excelente material!
É sempre bom aprender um pouco mais parabéns : joia : : joia :

Fabio Castro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem