Cultivo de Pinguiculas em pedra vulcânica

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Cultivo de Pinguiculas em pedra vulcânica

Mensagem por rdrgobra »

Essa foi demais pessoal, já vi hobbystas experientes cultivando Pings em substratos alcalinos, tinha até vaso com pedra calcária onde a PC se fixava :o . Se levarmos em conta que algumas espécies, deste género de carnívora, gostam de solos neutros ou alcalinos então essa seria a técnica de cultivo mais apropriada à elas ;) .

Agora deem uma olhada neste tópico do CPUK (Carnivorous Plant United Kingdom) e vejam aonde este forista cultiva suas Pinguiculas. É isso mesmo, elas ficam em uma grande pedra vulcânica :shock: .

Definitivamente, isto é algo no mínimo inusitado :? .

Obs.: Há outras PCs neste tópico, mas o detalhe das Pings é, a meu ver, a coisa mais interessante do mesmo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Haha,,bem inusitado...
Ja havia visto esse tipo de cultivo, e coisas relacionadas a ele, ate mesmo por aqui...
O cultivo desse cara das rochas é bem bonito. As pigs gypsico e immaculata dele são demais!
Abs.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caramba,

Ele tem lindas pinguiculas e cultivar em pedra vulcânica é demais.
Duas coisas me chamaram a atenção, a pedra parece estar no tempo sem proteção. Quando chega o frio o que fazer?

E a outra coisa é uma D. Roraimae que está linda.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O efeito visual é mesmo incrivel!

Pinguiculas em geral não são exigentes quanto ao substrato.

Já tinha visto algumas fotos desse cara da Republica Checa. Ele tem plantas incríveis (ver a N.jacquelinae dele,rs).

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel e Marciel - Valeu pelos comentários. Confesso que fiquei impressionado com o nível do cultivo deste membro do CPUK. Tiro o meu chapéu pra ele, pois sua dedicação ao hobby esta estampada na aparência saudável de suas plantas.

Paulo - Também fiquei curioso quanto ao fato do cultivo outdoor das Pings dele durante o inverno. Especulo que ele tenha uma proteção (estufa) desmontável que retira nos meses mais quentes e coloca nos mais frios, visando proteger suas carnívoras. Mover uma pedra daquele tamanho sem se ferir ou matar as plantas é, um trabalho hercúleo que acredito não valer a pena.

Vou perguntar isso a ele, no tópico, e depois posto aqui a resposta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, desculpe a demora em lhe dar uma resposta, sobre como o forista do CPUK protege suas Pings do rígido inverno europeu. Fiquei ocupado com outros assuntos e esqueci este tópico, mas vamos ao que interessa; a pedra pesa no máximo 15 quilos e, mesmo assim, quando está molhada.

Ela fica em uma estufa e foi tirada de lá e colocada no gramado apenas para que fossem tiradas algumas fotos. Devido a forma como foram tiradas, causou a impressão que fosse bem grande.

O forista não me disse qual o material que constitui aquela rocha, mas com 99% de certeza afirmo que aquilo é uma pedra-pomes. Note, pelas fotos, que a pedra é sólida, porém relativamente leve e muito porosa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Valeu, agora está explicado e com certeza deve ser pedra pome.
Como não existe uma referencia para calcular o tamanho eu imaginei que a pedra pesasse uns 100kg. :D

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu coloquei uma P.x sethos pra se fixar numa pedra pome, vamos ver como vai ser o desenvolvimento hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Faz um tempo que penso em fazer algo parecido usando blocos de concreto celular.
É relativamente leve e fácil de ser serrado e esculpido. Já preparei um pra ver a resposta das P. x sethos mas ainda não plantei nele.
Alguém do fórum já usou esse material como vasos de PCs?

Pra quem ainda não conhece, é isso:
[thumbnail]https://www.e-voo.com/forum/files/concr ... ar_224.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://3.bp.blogspot.com/_DMgCSP4GBZA/ ... 6_0090.JPG[/thumbnail]

Usado para fazer artesanato, esculturas, fontes, etc:
[thumbnail]https://h2.vibeflog.com/2007/08/30/17/20487727.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://3.bp.blogspot.com/_pWUvPasLMYc/ ... etto+3.bmp[/thumbnail][thumbnail]https://3.bp.blogspot.com/_jJn6DNPO8Xk/ ... _filho.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://hrubiales.zip.net/images/123.jpg[/thumbnail]

Pode soltar a criatividade, mas a ideia é parecer com isso:
[thumbnail]https://3.bp.blogspot.com/_kMId5t03AVU/ ... elular.jpg[/thumbnail]
Vejam nesses sites:
Concreto celular
Aido bonsai - modelagem de concreto celular - Passo a passo


Abraço.
Editado pela última vez por ivan em 15 Fev 2013, 16:22, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ivan, têm um forista no PCBR que cultiva Pings em pedras de aquário, porém ele me disse que não são todas as espécies que aceitam viver em um substrato tão "sui generis".

A maior parte das Pinguiculas mexicanas (aí inclusos os híbridos) podem viver bem neste "substrato", geralmente as espécies que vivem em solos calcáricos, de giz ou escarpas rochosas. Pinguiculas européias, asiáticas, e demias partes do mundo, necessitariam de alguns testes para saber se sobreviveriam neste meio.

Em todo caso desejo-lhe sorte neste seu experimento e obtendo sucesso não deixe de nos manter informados.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem