Cultivo de nepenthes em substrato completamente inorganico

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Cultivo de nepenthes em substrato completamente inorganico

Mensagem por arquimedes »

Introdução

Nepenthes são geralmente plantadas em misturas incorporando matéria orgânica, como turfa, casca de pinheiro,Sphagnum , etc . Embora estes materiais produzam bons resultados, eles têm inconvenientes. A maioria dos ingredientes decompõem -se rapidamente, e o resultado é um substrato comprimido que inibe a circulação de ar entre as raízes. Como consequência, as plantas têm de ser re-envazadas com frequência. Isto significa despesa extra e trabalho para o cultivador, e em quase todos os casos, uma interrupção temporária no crescimento das plantas recém-envazadas que dura até que as raízes perturbadas aclimatem se . Outro problema é que o uso de turfa/sphagnum contribui directamente para destruição dos pântanos, onde é extraído. A destruição do habitat, por sua vez, é a principal razão para o desaparecimento de muitas plantas carnívoras. Devido a essas desvantagens, os meios de plantio novos estão sempre sendo procurados

Na natureza, algumas espécies de Nepenthes são encontradas crescendo em solos inorgânicos. Para alguns exemplos, N. danseri, N. neoguineensis , e outras espécies da Nova Guiné e Filipinas crescem em solo laterítico , N. eustachya cresce em rocha nua ([thumbnail]https://i1100.photobucket.com/albums/g4 ... 2p52-1.jpg[/thumbnail]), N. lavicola prospera em rocha vulcânica, e
N. madagascariensis vive na areia de quartzo. Estas observações sugerem que pode ser possível o cultivo de Nepenthes em meios inorgânicos.

Substrato alternativo

Rockwool (um tipo de isolante)é comumente julgado como um material de plantio não-orgânico. Apesar do sucesso limitado com algumas Nepenthes , este método não é favorecido por causa dos riscos de saúde associados com o manuseio deste material. Em dois artigos, Fessler (1982, 1986) descreveu o crescimento de Nepenthes em lava-clinkers(tipo de pedra magmatica triturada). Ele atribuiu seu sucesso com espécies de terras baixas a disponibilidade de certas substancias encontradas na pedra , também ao facto de que ela tem a capacidade de armazenar até 20% de água. A partir desta descrição uma mistura alternativa foi desenvolvido, que funciona para todos as sessenta Nepenthes testadas - Lowlanders e highlanders iguais. Mesmo espécies como N. ampullaria e
N. bicalcarata , mesmo que muitas vezes encontradas naturalmente em pântanos de turfa.

A mistura é composta de uma parte cada: Seramis ® argila perls (Effem, Verden / Aller), cascalho lava (vendido em lojas de aquarismo, tamanho de grãos de aproximadamente 1 cm), Lecaton ® (perls de argila expandida utilizada para hidroponia, tamanho de grão de aproximadamente 1 cm ) ([thumbnail]https://i1100.photobucket.com/albums/g4 ... 2p52-2.jpg[/thumbnail]). Estes ingredientes apresentam a vantagem de ser mais amplamente disponível do que lava-clinkers. A mistura é ligeiramente alcalina com um pH de 7,2, e deve ser embebido em água purificada antes de ser usado.

Tabela 1. Vantagens e desvantagens da mistura inorgânica novo envasamento.

Vantagens
1) Umedece facilmente, mesmo quando completamente seca.
2) Compressas / degrada lentamente (repotting é menos frequente).
3) mistura Airy é ideal para as raízes.
4) Não turfa ou Sphagnum é necessária,a destruição do habitat não é promovido.

Desvantagens
1)Peso ligeiramente elevado
2)Custo inicial



Tipos de vaso e procedimento para envazar com o novo substrato

Os melhores vazoz são as cestas de plástico usadas para o cultivo de nenúfares. Estas cestas promovem a circulação de ar perto das raízes. Eles estão disponíveis em formas quadrado e redondo, as redondas são mais utilizados como cestos.Vasos de plástico pode também ser utilizado, especialmente para as plantas mais pequenas.

O procedimento de envasamento é como se segue. Retire a planta do velho pote,remova todo o substrato velho das raízes, submergindo-o em um balde de água purificada. Isso diminui a chance de material orgânico residual, ficar preso nas raízes, e apodreciemnto de tal material . Coloque uma camada de substrato no vaso novo. Plante o espécime no meio , enchendo o vaso com o resto do material inorgânico em seguida. Mergulha-se o pote inteiro em água purificada, à temperatura ambiente. As plantas cultivadas em solo orgânico, repotted na mistura inorgânica,as plantas mostram quase nenhuma interrupção de crescimento.

Re-envazamento de plantas já cultivadas em substrato inorgânico é ainda mais fácil (embora isso raramente é uma necessidade!). As raízes facilmente são separadas a partir do substrato, e estão prontos para outro vaso

Rega

Pode ser feito por imersão da panela inteira, ou a partir de cima até que a água é drenada do vaso. Ambos os métodos servem para fornecer a humidade para planta, bem como os sais de lixiviação acumulados ,para fora do meio de plantação.
A qualidade da água é de grande importância. Se a sua água da chuva está poluída ou contaminada, usar água de osmose reversa ou descançada

Fertilizaçao

É necessário fertilizar as Nepenthes porque este meio de plantação não contém matéria orgânica em decomposição. Libertação lenta de fertilizantes, tais como Osmocote ® 16-8-12 (-2) (isto é, N 8,3% de NH 4 + 7,7% de N a partir do NO 3 , P 8% de P 2 O 5 , K 12% a partir de solúvel em água K 2 O e Mg 2% de MgO) são preferidos. Um terço do montante sugerido no rótulo é suficiente para Nepenthes . O fertilizante é melhor misturado com o substrato antes de envasamento. No intervalo de seis meses, adicionar a mesma quantidade de fertilizante para o topo do vaso.


Propagação

Estacas de raiz se dao excepcionalmente bem no substrato. Eles sao directamente plantada no substrato, (com ou sem hormonios de enraizamento), e são tratados como plantas enraizadas. Se os cortes têm jarros, adicione água para eles. O substrato é demasiado grosseira para ser usado para semear sementes.

O meio é muito bom para a aclimatização de plantas estéreis (cultura de tecidos, por exemplo) . Após a remoção do agar que adere às plantas, pote-los em caixas de plástico transparente contendo o substrato. Mantendo uma humidade relativa de cerca de 100% é o mais importante durante as primeiras duas semanas. Em seguida, a tampa de plástico é removido e as plantas são tratadas como plantas adultas. Uma vez que o substrato pode ser autoclavados, as plantas podem ser mantidos estéreis ou, pelo menos, minimamente contaminado por moldes problemáticos durante o início deste procedimento de desmame. A Espécime de N. sumatrana dois anos após o plantio. Quando desmamada tinha um diâmetro de apenas 5 cm!
[thumbnail]https://i1100.photobucket.com/albums/g4 ... 2p52-3.jpg[/thumbnail]

Condiçoes gerais

Os resultados descritos são todos obtidos em terrários de tamanhos variados com luzes artificiais (lâmpada fluorescente branca fria ou lâmpadas de mercúrio de alta pressão). Modificações dos métodos descritos podem ser necessárias para a sua adaptação a condições de estufa. No entanto, espero que muitos outros produtores sintam-se incentivados a experimentar e relatar sobre seus resultados no futuro.


Texto Original - Heiko Rischer(ICPS)


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Belo tópico Arquimedes muito explicativo e útil, pois acaba nos incentivando a testar novos substratos que não venham a degradar a combalida natureza. Só uma pergunta de uma pessoa totalmente inexperiente no cultivo de Neps; O uso de "chip" de coco esterilizado + perlita, também não seria uma ótima solução para o problema em questão?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Pessoal fiquei na dúvida,em outro topico eu perguntei se as neps podiam ficar em areia de rio pura,disseram que nao SÓ SPHAGNUM!e ai,as neps sobrevivem em areia de rio pura?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nesse nosso hobby Thássio, a cada dia que passa, venho aprendendo que nem tudo é o que aparenta. Canso de ver fotos de PCs em habitat no fórum ou nas galerias de imagens do Google e sinceramante não me paressem estar crescendo em turfa ou sphagnum. É bom que se discuta isso aqui, pois assim alguns mitos vão sendo paulatinamente derrubados.

Obs.: Quando tiver umas PCs extras, vou fazer algumas experiências em outros tipos de substrato e depois crio um tópico onde postarei minhas observações.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Tive bons resultados com 80% areia e 20% sphagnum para dionaeas e droseras. Para a areia o mais importante é a boa higienização dela, eu fiz um fogo no quintal com umas madeiras velhas, botei um tonel em cima, água, e uns 30kg de areia, deixei ferver e depois fui jogando água fria pela lateral, para que a sujeira que subiu fosse saindo do tonel, a areia ficou bem mais branca, depois misturei com sphagnum e fiz alguns vasos, onde semeei droseras e dionaeas (não tenho sementes de nepenthes), e elas estão crescendo normal.


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

rdrgobra escreveu:Belo tópico Arquimedes muito explicativo e útil, pois acaba nos incentivando a testar novos substratos que não venham a degradar a combalida natureza. Só uma pergunta de uma pessoa totalmente inexperiente no cultivo de Neps; O uso de "chip" de coco esterilizado + perlita, também não seria uma ótima solução para o problema em questão?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Valeu Rodrigo,eh realmente uma pena oque fazem com a naturaza,a retirada desenfreada de materia prima..
Bom,aqui tenho uma alata em chip de coco puro,sem problemas,porem nao eh aconcelhavel pela tacha de decomposiçao e a liberaçao de tanino,a perlita eh um mineral de origem vulcanica,inerte,nunca testei em grandes quantidades por aqui,normalmente eh bom para airar o solo(como isopor),mas imagino que poderia ser uma opçao sim.
Sobre as neos in habitat,imagino que a regra basica seja o solo pobre em nutrientes,nao precisando ser necessariamente turfa/sphagnum...porem muitas neps sao encontradas neste solos,alem de ser oque em cultivo se adapta melhor as exigencia das plantas
: joia :

Thassio - Fui eu que comente isso rs,acho que pra enraizar estaquias eh melhor sphagnum,por ser mais natural ah elas,pelo menos neste delicado começo,um solo so de areia provavelmente sufocaria as raizes

Rodrigo(o outro rs) -O subs varia de genero pra genero,droseras e dioneias convivem muito bem com um solo quase todo de areia,pois seus habitats sao assim tambem,bem lembrado,ah igienisaçao de qualqur subs eh fundamental : joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu tenho uma estufa, mas agora no inverno não vou tentar germinar nada. Vou aguardar o final do inverno para semear.

Estou pensando em substituir a areia por vermiculita e usar a proporção de 90% dela e 10% de sphagnum.

Eu já perdi muitas semeaduras que fiz usando substrato orgânico por causa dos fungos. Talvez isso ajude.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem