Cultivo Básico - Sarracenias

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Blz então vou preparar para estratificar elas entre hj e amanhã, obrigado


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marciel,

talvez uma amiga me envie sementes de sarracênias do exterior. eu tenho o infeliz hábito de contar com o ovo, antes da galinha botar. (não é assim, mas fica assim :lol: )

- assim que fizer o plantio coloco na geladeira por 45 dias. após retiro e passo para local de sol fraco.

uma dúvida amigo, li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?

tenha paciência amigo, paciência, paciência.... :oops: :oops:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
Oi Edson.

Então, a época é boa para começar a estratificação, pois estamos a um mês da primavera.

Para germinar essas sementes, você deve expô-las em condições úmidas frias para desativar as enzimas que impedem as seeds de germinarem. Quando a enzima é desativada, as sementes germinarão quando a temperatura aquecer novamente. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

MarcielS escreveu:
Edson Poscai escreveu:... li certa vez, se eu não estiver enganado, que as sarracênias tem uma época indicada para plantio/germinação. seria primavera ou verão?
Oi Edson.

Então, a época é boa para começar a estratificação, pois estamos a um mês da primavera.

Para germinar essas sementes, você deve expô-las em condições úmidas frias para desativar as enzimas que impedem as seeds de germinarem. Quando a enzima é desativada, as sementes germinarão quando a temperatura aquecer novamente. :geek:


... : joia :
A respeito da dormencia das sementes das sarracenias ela é enzimatica msm? Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?
Fiquei curioso e quero fazer alguns testes, se puder me ajudar me indicanto alguma literatura ou mesmo com a experiencia adquirida eu agradeço. :D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Leoo escreveu:...Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?
Eliel, hormônio vegetal GA3 (conhecido por acido giberélico).


Preparo de solução de giberelina.


Como usar o GA3 para as sementes de Drosera.


... : joia :


Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

MarcielS escreveu:
Leoo escreveu:...Alguém já estudou algum processo quimico para quebrar essa dormencia mais rapido?
Eliel, hormônio vegetal GA3 (conhecido por acido giberélico)
Bacana! :D Tenho que sentar com mais calma para ver esse 2 video.
Estava pensando em usar agua de coco já que contem Citocinina que é um hormonio que estuma germinação, já ouviu algo sobre?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

*Marciel, alterei o modo da publicação. agora videos só por link direto. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Estava pensando em usar agua de coco já que contem Citocinina que é um hormonio que estuma germinação, já ouviu algo sobre?
cuma é? fiquei interessado. penso poder ser usado em sementes de outros cultivares. irei fazer uma pesquisa depois. lhe peço, você vendo informações a respeito, publicar. : joia :

***

*outra, mas nunca fiz e que não custa tentar a experiência. deixar em molho de chá de camomila.

****

agradeço a dica de começo, esta pode ser uma nova fonte. vamos ler, analisar e testar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... agora videos só por link direto. : joia :
Valeu, amigo. : joia :

[hr]
Eliel,

Já lí bastante sobre o uso da água de coco para esse fim, mas todos os estudos indicam que não há diferença importante quando comparado a germinação em água.

https://apps.uepg.br/propesp/pesquisa/e ... -45-59.pdf



... : joia :


Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

Edson Poscai escreveu:cuma é? fiquei interessado. penso poder ser usado em sementes de outros cultivares. irei fazer uma pesquisa depois. lhe peço, você vendo informações a respeito, publicar. : joia :

***

*outra, mas nunca fiz e que não custa tentar a experiência. deixar em molho de chá de camomila.

****

agradeço a dica de começo, esta pode ser uma nova fonte. vamos ler, analisar e testar. : joia :
Então foi uma ideia que tive, pois a massa do coco é a fonte de energia para ele germinar até começar a fazer fotossíntese, a água é essa energia que ainda está amadurecendo e está cheia de hormônios. ainda não pesquisei, por isso joguei a pergunta é pesquisar mais e fazer os testes.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem