Cuidados e Dicas Resumidas

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Cuidados e Dicas Resumidas

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

Ola a todos do fórum estou fazendo um tópico que reúne de tudo um pouco para mostrar técnicas de cultivo,vamos lá:

ILUMINAÇÃO:

Dionaeas e Sarracênias-Essas gostam de bastante luz eu estou utilizando com sucesso nas dionaeas 2 lampadas PHILIPS ECO HOME TWISTER 23W(luz clara fria)como iluminação artificial já as sarracênias só na luz solar para se desenvolverem.

Nepenthes-Essas são de fácil manutenção por não gostarem de solos encharcados e se darem bem a meia sombra mas algumas aceitam umas duas horinhas de sol antes de meio dia.

Dróseras-Essas são minhas favoritas,elas gostam de iluminação digamos que moderada pois precisam de uma umidade adequada para produzir mucilagem,essas se dão bem com iluminação artificial.


REGA:

Dionaea,Sarracênias e Dróseras-Essas necessitam de um pratinho com água que tenha contato direto com o substrato ou melhor um pratinho com uma folha d'água de 1cm e a água deve ser desclorada e de preferencia da chuva ou destilada porem eu utilizo um produto de aquário chamado aqualife que deixa a água pronta em minutos.

Nepenthes-Essas necessitam de substrato apenas úmido.


SUBSTRATO:

Deve ser de acordo com suas PC's pode variar de 1:1 ou 1:2 contendo sempre sphagnun e areia com exceção da Nepenthes que pode conter fibra de coco no substrato.O substrato deve ser devidamente esterilizado(fervido por 20 minutos)antes de usá-lo.


ALIMENTAÇÃO:

Não deve alimentar as PC's deixem elas fazerem o trabalho delas mas se quiserem podem pegar uma mosquinha sem asa para elas.


MUCILAGEM:

Para conseguir uma melhor mucilagem em sua drósera deve umidificar bem o ar pode se usar obviamente um umidificador de ar.


FERTILIZANTES:

Embora algumas pessoas usem fertilizante de orquidea na proporção 1:8 com sucesso eu não recomendo.


GERMINAÇÃO:

Para germinar sementes de carnívoras deve depositar as sementes por cima do substrato úmido e não regar por cima pois as sementes podem afundar e não germinar.


DICAS:

Para garantir que o substrato não seque e nem fique encharcado deve se deixar o substrato secar(esperar o pratinho d'água evaporar)e esperar uns 2 dias antes de repor.Para evitar a proliferação do mosquito da dengue aconselho que olhem o tópico.http://http://www.carnivoras.com.br/sup ... t2725.html


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Interessante o tópico Bruno. Mas falta dar uma completada nos itens.

Na rega por exemplo, pode-se utilizar água da torneira desde que a mesma fique em descanso por no mínimo 48 horas, ideal de 72 ou +.

O substrato varia muito de acordo com o cultivador, eu por exemplo prefiro o substrato com maior concentração de areia. Também utilizo isopor para compor o substrato e deixa-lo mais areado.
Existem várias técnicas, tudo depende do cultivador.

No quesito alimentação, você pode alimentar suas plantas sem problemas nenhum, desde que seja moderadamente e saiba oque está fazendo. Também pode alimenta-las com ração de betta.

A mucilagem depende muito da saúde da planta e idade da armadilha. Geralmente as Droseras aumentam a mucilagem na parte da manha e a noite.

Como fertilizantes, existem vários que podem ser usados em Nepenthes, mas em uso moderado. Nas Droseras, pode-se usar ração de betta ou larva de amendoim para acelerar o crescimento.

Na germinação, as seeds precisam ficar na parte de cima do substrato, pois elas precisam de luz para germinar.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

eu sei que o tópico não esta completo mas eu só quis mostrar o básico por isso o titulo cuidados e dicas resumidas,pois essas foram as principais coisas que eu procurei saber quando comecei o cultivo : joia :


jvitorfurtado
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Jun 2015, 21:47
Localização: mund novo - ms

Mensagem por jvitorfurtado »

quanto a iluminação.
eu tenho uma dioneae que ainda esta pequena. como nao tenho lugar para por no sol resolvi colocar luz artificial, coloquei 2 lampadas fluorecentes de 20 w cada, elas ficam a mais ou menos 20 cm da planta. deixo ela 12 hras na luz. alguem pode me ajudar dizendo se estou fazendo certo e se esta sendo benéfico para minha planta.


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

uma duvida...
vi hoje uma lampada led rgb de 50w...
queria saber se alguem ja fez uso ou ja viu alguem obter sucesso com esse tipo de lampada nos cultivos indoor...


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem