Cuidado com substrato ..é bom verificar!

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Essa é nova, palito e prego (parte boa) e uma larva (puts) no substrato?

Sorte da planta ter sobrevivido hein

hahaha té


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Vish, complicado isso... Mas é assim mesmo... às vezes acontece, o certo é trocar mesmo o substrato...
Por falar nisso tenho que trocar de muitas neps aqui... quando chegar as férias ou qualquer feriado, vou trocar tudo kkk

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Não sei se isso muda as coisas, mas a larva não é de mosca, é de um Coleóptero, grupo ao qual pertence os besouros em geral.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

lllllllollllll.....larva de besouro..e ela come as raizes??


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Olá senhores!

Estou meio afastado dos fóruns em geral, mas sempre entro pra ler o que está rolando.

Este tópico me chamou a atenção! Não querendo defender ninguém, pois nem conheço o Ono pessoalmente, mas este tipo de coisa é normal e creio eu que ate fuja da alçada do produtor. Aqui em casa já achei preto, palito, pedra e outras coisas em substratos que eu mesmo fiz! Ou seja vieram do fornecedor das matérias básicas do substrato. Se aqui que são poucas plantas aconteceu isso, imagina num produtor do porte do Ono que produz milhares de plantas por ano? Muito fácil de ocorrer, pois com o volume fica dificil fiscalizar todo o substrato.

E estas larvas ai podem muito bem aparecer em qualquer local, pois cigarras e besouros existem em todos os locais. Sempre acho minhocas e larvas nos meus substratos. Lógico que em menor quantia em relação a alguns substratos de plantas que vieram de fora. Agora me pergunto como uma minhoca vai parar num vaso pendurado, no qual os materiais do substrato foram lavadas e fervidas? Minhoca voa? hahahaha


Todos devem ficar alerta com o substrato sim,independente de ter vindo de produtores ou ter sido manipulado pelo próprio hobbysta. E como de praxe, para vasos utilizados aqui por nos criadores, geralmente de tamanho pequeno, é comum a troca de substrato uma vez ao ano, de preferência quando começar a época de calor, pois as plantas estão com o crescimento mais ativo. Substrato velho de mais nem as larvas e minhocas gostam ( rsrsrsr) quem dirá nossas plantas!

Grande abraço

Fabricio


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Larvas de coleópteros se alimentam de raízes, folhas e substrato (sphagnum).

São fatos como esse que nos levam sempre a orientar a comunidade a verificarem periodicamente o estado geral das plantas e do substrato.
Ver o tópico do Daniel relacionado ao tema, Higienizando e Reciclando Substrato
Não creio que pregos e palitos possam parar no substrato por iniciativa de qualquer produtor, muito menos larvas e outros seres danosos a planta. :geek:


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

em moneto algum eu disse isso apenas deixei claro oque aconteceu..em momento algum acusei ninguem!..vamu da o topico por encerrado vai..


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ô Vitor, devo ter me espressado errado, me desculpe.

Este tópico se tornou muito importante pois ilustra com um fato real os problemas que podem ocorrer em um substrato. Tão importante que o próprio Ono deu as caras por aqui, para opinar.

Devo sim é te parabenizar pela atitude pois muitos no seu lugar simplesmente trocariam o substrato e esqueceriam de que a informação poderia ser útil a toda a comunidade.

É isso aí Vitor, parabéns pelo ato! : joia :


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

é pow, relax.... : cafe :

vamos ficar suaves :fumante:


Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Tem q verificar o musgo q compramos também, ele vem cheio de sujeira, arame, galhos, panos , e muitos insetos mortos... O tópico do nosso amigo Daniel explica como higienizar o substrato q é obrigatório...

Agora a larva, é de besouro tenebrio, q crio aqui para meus pássaros, e alimentar as plantas... Mas acredito q eles naum comem as raízes, pois não vivem em locais humidos, e concerteza estaria ai já morto como encontrei muito em musgo seco, casca de pinus e coco... Abs


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem