cravo-da-índia mata larvas da dengue

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Pessoal, estou utilizando cravo da india a mais ou menos um mês dessa forma: 60 botões em uma xícara de água, bater no liquidificador, e colocar uma colher nas bandejas pequenas e duas nas maiores (as minhas maiores tem 1Litro), uma a duas vezes por semana, dependendo se chove muito e a água é "renovada". Além disso nas maiores deixo botões de cravo também.
Semana passada, eu fui checar o vaso da minha Ping e tinham algumas larvas. O que é estranho, pois a bandeja do vaso dela tem menos de 200ml, e eu havia colocado 1 colher da solução.
Estranhei, mas pensei que isso havia acontecido pois a água dela tinha pouco cravo.
Joguei essa água no lírio da paz (que realmente não sei como tá vivo porque jogo tudo nele), esperei um dia para as larvas morrerem, depois lavei bem para ter certeza, e coloquei uma nova. Dessa vez com duas colheres da solução e quatro botões de cravo.
Hoje fui checar novamente e tinham mais larvas. E não era deus ou três, tinham 10 ou mais... :?
Fiz uma pequena experiência e joguei bastante da solução na bandeja para ver se as larvas morriam e apenas 30% morreu em meia hora. O resto continuava bem saudável. :(

Minha conclusão foi a de que cravo da india é bom apenas como complemento, não como único método de prevenção.
Por exemplo: tenho mais três bandejas grandes que eu deixo dios e droseras onde eu fazia o mesmo esquema, só que com uns botões a mais na água. Além disso, cultivo Lentilha d'Água e salvinia. Mas como elas eram poucas, eu usava o cravo só como complemento mesmo, pois ocupam apenas 30% da superfície da bandeija. (Parte porque a chuva levou :(, parte porque eu estava esperimentando novas bandejas e elas iam junto).
Nessas bandejas não vi nenhuma larva até hoje, mesmo com a superfície sendo 10x maior que a do outro.
Então, minha dica é que usem um método além do cravo para ter 100% de eficácia. Ele é bom mas não é 100%. Serve mais para evitar que o Aedes coloque larvas na água do que matá-las. ;)
Editado pela última vez por MorcegoDoMal em 02 Fev 2017, 18:46, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu tbm decepcionado. :(

é tudo papo furado, ou para locais q tem pouco. :evil:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Fiz o teste utilizando os botões de cravo da india, infelizmente as larvas continuaram, única diferença notada é que demorou mais do que as demais bandejas (sem cravos), para aparecer larvas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

putzz eu to sendo obrigado a lavar as bandejas a cada 3 dias. por vezes no terceiro dia já tem larvas !!!

bandejas lavadas com esponja, ou seja melhor impossível. não sei mais o q faço aqui, q tá feio tá e muito. :(


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

Aqui tem vezes q fica mais de uma semana sem larvas


Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

O único perigo dessa experiência é de criar uma variação do mosquito muito resistente a eugenol, pois, se em uma das experiências mostradas aqui no tópico morreram algumas e sobraram outras, é bem provável de que já estão pegando resistência. Posso estar falando besteira, mas é bom avaliarmos essa possibilidade.


alantiagofelipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 27 Abr 2022, 01:21
Localização: Brasília
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por alantiagofelipe »

Mais uma ideia boa idéia…

Eu acabo de descobrir larvas nos jarros das minhas Nepenthes

E estou a ponto de tomar atitudes radicais …

Preciso de sugestões desse modelo….

A princípio antes de sexta feira eu terei tomado alguma atitude… mas por enquanto eu estou pesquisando sobre o assunto


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem