Controle de temperatura automatizado (Projeto)

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Pessoal, vou dando mais um pitaco aqui no tópico, a minha estufa já está bem avançada 'tecnologicamente' agora hahahaha, implantei um sensor igual esse
https://www.filipeflop.com/pd-6b8f7-sen ... t=&p=1&s=1 , muito fácil de controlar via Arduíno ou um pic qualquer.
O Arduíno me lê as info do sensor: temperatura e umidade, exibe em um LCD e decide oque irá fazer. Já liguei um exaustor e a bomba dos aspersores. Só estou criando algo mais complexo, como ligar aspersores e o exaustor ao mesmo tempo e coisas assim. Próximo passo será incluir um modulo de rede, e o Arduíno me envia os dados via email, de hora em hora, ou talvez monte um webserver onde apresente os valores... : joia :


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Carlos, as medidas são 60x30x30.

A ideia do arduino é boa, mas a intenção é ter baixo custo, pois a verba é estritamente restrita :lol: :lol:, e outra, teria que aprender a programar esse bixo :afraid:

Quanto a iluminação, pretendo deixar tudo em 12V mesmo, estou em fase de testes nessa parte.

Abç


Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Acho que você pode economizar, ao invés de usar lâmpada incandescente você pode usar um aquecedor para aquário que a única coisa que precisa é estar dentro de um pote com água. Dessa forma aumentará a umidade e a temperatura. O consumo dos aquecedores é menor que uma lâmpada incandescente.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

Opa.

O projeto de vcs andou pra frente? Eu estou planejando montar um pequeno terrário somente para seedlings e germinação com automatização em quase tudo.

Vou usar um raspberry, relê 4 canais, termômetro/higrômetro dht22, lampada(s) led par38 e 2 pequenos fans (in e out)... Tudo isso em 12v e o mais automatizado possível. A única parte que não vou automatizar AINDA é a parte da água, por causa do tamanho diminuto do meu aquário de testes.


A ideia é aquela mais simples: se a temperatura passar dos 31, liga os fans. Lâmpadas automatizadas das 05 até as 18h. Tudo sendo registrado em banco de dados e com histórico pessoal.

Como moro na fria Curitiba, a ideia é ter algo para mexer no inverno e também para usar como propagador. Imagino que não terei problemas de aquecimento, acho que até irá faltar aquecimento no inverno, imagino que usando uma lampada eletronica internamente e o duto de ventilação apontando pra ela deva ajudar a aquecer internamente.

Caso falte umidade, podemos usar uma bomba 3~12v que custa centavos para forçar a circulacao do liquido e talvez ajudar na evaporação, umidificando ainda mais o ambiente.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Apesar de toda minha formação técnica eu prefiro comprar certas coisas prontas, na maior parte das vezes sai muito mais barato.

Olhe esse termostato no ML https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -tlz10-_JM é comprar e usar. Eu tenho para resfriamento, mas você pode usar para aquecimento também.

Quanto a automação para ligar as lampadas eu uso um igual a esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -volts-_JM que basta comprar e usar.

Esses são exemplos, você pode pesquisar que deve conseguir melhores preços e veja se o vendedor tem os dois produtos e assim economiza no frete.

Um detalhe, para dionaeas e sarracenias não precisa de nada disso.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olás,
eduf escreveu: Muito boa ideia, faço coisa parecida em um dos meus projetos mas uso arduino.
Dener escreveu: Novidades?
É como o Paulo falou, hj em dia tem quase tudo pronto à preços convidativos mas assim como eu, tem gente que gosta de construir o projeto desde a estaca zero rsrsrs.
Mercado livre e ebay tem produtos interessantes nesse ramo.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Acabei abortando este projeto, pois montei uma floreira com muita incidência solar, peca um pouco na questão da temperatura, mas cumpre muito bem seu propósito e não tem custos com energia elétrica. Acabei pegando o aquário que serviria de terrário e colocando peixes nele :lol: :lol: :lol:
Agora começarei a brincar com aquapaisagismo.

Estudei muito sobre o assunto de iluminação artificial, se você quiser montar um sistema prático e eficiente, terá um custo muito elevado, e realmente não tenho grana pra gastar dessa forma.

Abç


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Ola Dener, no meu terrario eu tenho usado esse termostato que trabalha com Vca 127 ou 220 V, ele exerce as duas funções ao mesmo tempo, ou seja você estipula uma temperatura e caso passe dela ele liga meu cooler, e se no caso abaixar além da estipulada ele entra uma resistência ou qualquer fonte de calor que você optar, aguenta até 30 W de potência, tem sido excelente aqui.

Segue a foto dele

Imagem

Marca Rittal
Modelo SK 3110

PS.: Ele trabalha com Vdc também, nas tensões 24/48 e 60 Volts, caso prefira.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e como o amigo disse e mais facil comprar pronto.
olha esse aqui que sonho de consumo, ate eu to namorando 1 desse, vendido em varios tamanhos e com controle via celular, webcan, wifi, ate as plantas você pode inserir no pacote.



https://www.indiegogo.com/projects/biop ... bitat--2#/


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Muito show Smart, esse é de profissional hehe


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem