Confuso sobre germinar

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Thiago 1692
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Jan 2017, 20:09
Localização: Mogi guaçu

Confuso sobre germinar

Mensagem por Thiago 1692 »

Boa tarde pessoal , sou novo no forum , me chamo thiago e moro no interior de Sp .
Minha familia foi dona de uma floricultura por muitos anos , dai esse meu interesse pelas plantas .
Ja tive e ainda tenho algumas suculentas , porem quando era jovem toda semana iamos para holambra comprar algumas coisas para a floricultura.
E eu sempre trazia cmg uma dionea , que por sinal sempre morriam !
E ultimamente tenho feito muitas pesquisas sobre carnivoras , tbm comprei uma dionea em holambra a 1 mes para ir me acostumando ao cultivo , pois nunca cultivei com muita dedicaçao . Apos muitas pesquisas eu resolvi que iria começar meu cultivo de carnivoras !
minha dioneia que está agora a pouco mais de 1 mes , li sobre alguns produtores colocar a dioneia em substratos errados para a planta , que vem a morrer em poucos meses . Então ela ja esta devidamente em um vaso com spagnum e dentro de uma bandeja a qual deixar metade do vaso na agua ! ela esta se saindo bem eu acho , pois logo q veio , havia 2 braços com armadilhas começando a secar , eu cortei os 2 . E ja esta com mais 2 brotos saindo do centro da planta . Unica coisa que fico preocupado é que ela apreseta uma cor verde meio claro . não me passa um aspecto de que esta bem saudavel . mas talvez seja impressão minha .

Decidi quais plantas eu teria . E eu queria começar do 0 , DESDE A GERMINAÇÃO .
Agora estou com as sementes , e quanto mais pesquiso , mais formas acho para germinar , e estou confuso para começar a germinar .
vou citar as especies que comprei : Droseras indica , burmanni red , capilaris , intermedia , filiforms red , e madagascariensis. ( e veio um brinde sementes byblis liniflora) .
Nepenthes : bongso , maxima , rafflesiana gigante .
Gostaria da ajuda de vocês para saber qual a melhor forma de germinar as droseras e se posso germinar de mesma forma todas especies . Pretendo germinar em spagnum puro usando copinhos de cafe dentro de uma embalagem de bolo . E as nepenthes tbm ! Acha q essa é amelhor forma? Preciso estratificar alguma especie? Muito obg .
Voltando


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Cada cultivador tem sua técnica de germinação preferida, então pra simplificar e não te deixar confuso, pras droseras e byblis a idéia dos copinhos na embalagem de bolo é bacana! Deixe essa estufa num local bem iluminado mas sem sol de direto pra não cozinhar as sementes e faça alguns furinhos na tampa pra ventilar..

Com relação à neps... essa eu vou deixar pra alguém com mais experiencia com elas, pq minhas tentativas são frustradas, até aqui... rs...rs...rs...

Sucesso! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Thiago,

uma pq observação, qto as sementes de byblis estas devem ser plantadas já no vaso definitivo. estas não aceitam replante.
...E as nepenthes tbm ! Acha q essa é amelhor forma?
a mesma forma amigo, e nesta mais sorte ainda. germinação de nep eu e muitos amigos não damos sorte :? :?

espero q você tenha adquirido as sementes de fonte de confiança. infelizmente muitos se aproveitam e vendem outras dizendo ser carnívoras.

com o tempo você irá adquirir seu modo de cultivo q achar melhor. eu sugiro você furar antes os copinhos abaixo para absorção de água e água por 0,5 a 1cm abaixo no pires. está muito calor, não há a necessidade de estufa, mas se vier a usar não as deixe em sol, somente em local com bastante claridade. sem a estufa, deixe em sol por umas 3h diárias, sol da manhã ou da tarde, evite 11:00 ás 15:00. : joia :

não há a necessidade de estratificação.

boa sorte na recuperação de sua dionaea e nas germinações : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Thiago 1692
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Jan 2017, 20:09
Localização: Mogi guaçu

Mensagem por Thiago 1692 »

Muito obrigado pelas reapostas , irei tentar começar os trabalhos ainda hoje . Pois ja faz tempo q estou na angustia aqui! E sobre a autenticidade das sementes eu nao sei , comprei no ml . Veio um papel e no anuncio tbm tinha de um produtor ( planta rara ) este me forneceu as nep. Ja as doseras foram de um outo anuncio no ml , nao me enviou um manual certinho e tal igual o da planta rara . Mas tomara q seja verdadeiro . Pois ja sabia que as neps sao um desafio !
Tenho vermiculita tbm , serve para algo nas carnivoras?
Novamente obg . Assim que aprender a mexer no forum aqui posto fotos .


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Thiago 1692 escreveu: e veio um brinde sementes byblis liniflora .
acho que to reconhecendo esse brinde em... ta parecendo um de meus anuncios heh...

bem vamos la... droseras eu nunca usei estufa ou extratificação, e sempre tive boas taxas de germinações, se forem das minhas sementes são bem frescas e não precisa ficar preocupado que iram germinar de boa. a questão a se frisar tanto para elas quanto para qualquer outra e a questão de onde irão ficar na imagem abaixo eu mostro onde minhas semeaduras ficam, os primeiro andar de cima tem uma chapa de vidro de fogão que tampa qualquer pingo de chuva, nos 2 de baixo so entram pequenos respingos que não fazem mal algum, e o sol a mesma coisa so irá pegar sol nos periodos da manhã ate umas 10h +ou- e depois das 3h. novamente 100% de proteção contra chuva (forte) e sol de acordo com o horario. se for usar estufa recomendo um cuidado grande pq a temperatura pode ser um problema tanto para a muda quanto para a semente, alem do exesso de umidade...
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/AkI3i ... 1024-rw-no[/thumbnail]

Byblis que foi de brinde e como o edson disse... vaso definitivo e com hastes de sustentação ja pre fixadas (as hastes para D. Madagascarisiense tb seria uma boa) segue um post que fiz a respeito tb...
vasos-para-pc-s-grandes-t7654.html

nepenthes... sonho e descobrir como seria melhor para germinar né... primeiramente como o amigo disse vai cruzar os dedos pq vai precisar mesmo... eu ja consegui germinar aqui mais meu amigo... ja tentei muito, no momento mesmo tenho 4 em sistema de estufa na segunda tentativa delas e nada de sinal... nesse ponto nosso mestre teve um resultado ate bacana em testes... segue o link

teste-de-substratos-para-germinacao-de- ... 20nepenthe

alem do valdemar que não se pode esquecer.... faz ate parecer facil....
[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Assim que aprender a mexer no forum aqui posto foto.
uma dica, : joia :

publicar-fotos-t5702.html
Tenho vermiculita tbm , serve para algo nas carnivoras?
analise você fazer com sphagnum puro para as droseras. para as nep tbm sphagnum puro, mas 1/3 das sementes experimente fazer de sphagnum mas com a camada superior de vermiculita e nesta camada superior, de +/- 1 cm, de vermiculita você depositar 1/3 ou menos de suas sementes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Thiago 1692
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Jan 2017, 20:09
Localização: Mogi guaçu

Mensagem por Thiago 1692 »

Olha amigo , to achando q são suas aementes mesmo !! Pois veio de RO. Então , li todas as dicas , agr q sentei umpk pois estava semeando la , e todos os preparativos . Fiz o esquema que disse acima , com copinhos de café dentro de um recepiente de bolo , por enquanto q nao esta ventando esta com a tampa aberta ( tampa a qual fiz varios furos ) plantei cerca de metade das sementes de cada envelopinho , porem 3 delas usei todas sementes , pois sobrariam poucas. Uma duvida é quanto tempo essas sementes q poupei aguentam para um futura germinação?
Tbm eu tinha esquecido de perguntar ae devo ou não verver o musgo . Entao arrisquei ferver 3 das 6 especies de droseras q depois vim a semear.
Vi as dicas sobre postar fotos , porem so estou com celular no momento , da pra postar via celular?
Agora vou tentar aer paciente e aguardar as sementes germinar , e ler umpk sobre o preparo do substrato para germinar as nep ! Obg !!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bom tb, saber que ajudei alguem a iniciar bem o cultivo...

fez bem em semear apenas metade, varias delas eu mandei bastante semente... o restante se guardadas dentro da geladeira duram bastante, a regra e que quanto mais tempo passar menor será a taxa de germinação, porem ficam viáveis por períodos de 1 a 2 anos ainda, eu guardo as minhas na parte de baixo do congelador...

eu so meio contra o uso de estufa para germinações, muito perigoso e alem do excesso de umidade poder gerar fungos para elas... prefiro ao ar livre...

quanto a fervura do musgo eu assim como o Valdemar e muitos outros não gostamos. a questão ae e analisar o peso de cada um,

musgo fervido - livre de ervas daninhas, parasitas / totalmente morto e vida útil menor
sem Ferver - terá ervas daninha e possibilidade de parasitas / grandes chances de brotação do musgo e uma vida útil bem superior...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Todas as dicas foram dadas só me resta em deseja boa sorte !

Obs: poste fotos das sementes de nep. infelizmente existe muito picareta no ML você deu sorte de achar o Ricardo (smart2) de Primeira pois existe muitas pessoas que não tem essa sorte.


Em busca de XP para plantio
Thiago 1692
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Jan 2017, 20:09
Localização: Mogi guaçu

Mensagem por Thiago 1692 »

Ola pessoal , vim atualizar o status das plantinhas , e vou falar da minha duvida que ja tinha a mais de mes para começar . Desde antes de comprar as sementes de droseras , comprei uma dionéia para ajudar a passar o tempo ate q as sementes germinem . Logo apos o transplante dela do substrato terra que veio para spagnum puro . Ela desenvolveu mt bem , criou novas armadilhas e tal , porem percebi q ela ficou bem amarelada . E isso continua pois ontem comprei mais 2 dioneias e uma drosera burmanni . E plantei-as no mesmo vaso da antiga dionéia . E a diferença de cor é clara! Oque pode ser? Deixo ela em local que bate sol até meio dia , tentei deixar em sol direto o dia todo mas ela deu de coneçar a secar a lateral de algumas folhas. Entao deixo e local q bate sol direto ate meio dia. E o vaso fica ate mais da metade com agua.
Enfim vamos falar das sementes de droseras , plantadas dia 10/01/17 . Somente uma especie começou a germinar , e ja germinou umas 5 ! Porem as outras especies nao deram nem sinal ainda! Essa diferença entre o tempo de germinaçao é normal?
As sementes de nepenthes tbm não deram nem um sinal ainda .
Elas estao em local em iluminado e pegam sol direto somente 1 ou 2 horinhas do dia , be de manhanzinha . Obrigado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem