Comportamento estranho

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Comportamento estranho

Mensagem por gasagarcia »

Minha Dionaea andava apresentando um comportamento estranho....
Seria falta de Sol?
Pelo que percebi ela não estava em uma boa condição de insolação, as armadinhas começaram a encolher em relação as outras e aumentar a quantidade de folhas...
A partir de então a expus ao sol. Os resultados não foram exatamente como pensei, a planta começou a emitir brotações "desesperadamente" e está cheio de novas armadilhas a caminho...
Como diria aquele ditado: "Uma imagem vale por mil palavras", então aqui está ela:
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-RYas ... C05304.jpg[/thumbnail]
Seria Falta de dormência?


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Olha, pela aparência ela parece estar muito bem, talvez tenha mais de uma planta ai, e por isso tenha tantas folhas; Quantas horas de sol por dia e em que horário?


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Não vi nada de errado, a planta deve estar feliz com a nova condição luminosa hehehehe.
Na vdd eu te digo plantassss...tem pelo menos umas 4 aí na divisão "rizomatica".

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Igor_souz4 escreveu:Olha, pela aparência ela parece estar muito bem, talvez tenha mais de uma planta ai, e por isso tenha tantas folhas; Quantas horas de sol por dia e em que horário?
O dia inteiro, do nascer ao por-do-Sol :mrgreen:
Carnivoras_Online escreveu:Olá,
Não vi nada de errado, a planta deve estar feliz com a nova condição luminosa hehehehe.
Na vdd eu te digo plantassss...tem pelo menos umas 4 aí na divisão "rizomatica".

Abraço
Achei estranho porque ela abriu mais de sete novas "rosetas" em pouco mais de cinco dias e o tamanho das armadilhas diminuiu para menos da metade dos originais...


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Achei estranho porque ela abriu mais de sete novas "rosetas" em pouco mais de cinco dias e o tamanho das armadilhas diminuiu para menos da metade dos originais...
Refresque minha memória Gabriel; aonde/com quem adquiriu sua Dionaea? Dependendo da resposta talvez possamos descobrir o porquê dela estar desenvolvendo estas mini-armadilhas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Foi num conjunto de floriculturas no centro comercial carioca (o original, onde se passa a história da atual novela da globo "Lado a Lado").

A típica dionaea em substrato genérico que todo mundo compra por aí. Porém, na época em que a comprei, ela era apenas uma única planta, com armadilhas grandes cultivada de forma correta que havia acabado de sair de sua condição de luminosidade a qual estava acostumada para uma um pouco menor e plantada em substrato genérico. A partir de então ela começou a aumentar a quantidade de folhas e reduzir o tamanho das armadilhas.
Assim que a comprei e cheguei na casas de meus avós (ainda no Rio) , transplantei-a para Sphagnum puro (condição á qual está até hoje) e até que estabilizou um pouco o tamanho das armadilhas.
Então continuamos a viagem de volta (Fazendo paradas para conhecer diversas cidades). Ela durou em torno de 10 dias, nesse período a planta não tomou sol, então comecei a acostuma-la paulatinamente as condições de luminosidade, a partir daí começaram a aparecer novas frentes de crescimento que mantinham normalmente o tamanho da armadilha.
Recentemente ela voltou a capturar insetos, o primeiro que capturou foi um marimbondo amarelo e pequeno, depois seu cardápio enriqueceu incluindo também 3 tipos de formigas, suas armadilhas não queimaram como geralmente acontece, algumas já estão na 2ª formiga...
Desde então a quantidade de "frentes de crescimento" (desconheço o nome técnico) aumentou e muito... Em compensação o tamanho das armadilhas reduziu consideravelmente...
Tudo isso aconteceu em 1,8-2 meses atrás, e basicamente essa é minha história com ela...


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gabriel,

Sua planta está se dividindo em mais rosetas (divisão do rizoma).
Dá para separar os brotos. Só não sei dizer se seria melhor fazê-lo antes ou depois da dormência. :think:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Foi num conjunto de floriculturas no centro comercial carioca (o original, onde se passa a história da atual novela da globo "Lado a Lado").

A típica dionaea em substrato genérico que todo mundo compra por aí.
Diante do que foi dito acima tenho quase 99% de certeza de que esta planta não passou por um descanso no inverno e, apesar de não aparentar fraqueza, você terá que induzi-lá a uma "soneca" forçada de 6/8 semanas na época correspondente de sua dormência.
gasagarcia escreveu:Desde então a quantidade de "frentes de crescimento" (desconheço o nome técnico) aumentou e muito... Em compensação o tamanho das armadilhas reduziu consideravelmente...
É possível que essas divisões de rizoma estejam momentaneamente roubando energia da planta e impedindo a mesma de desenvolver armadilhas normais. Da mesma forma que o Marciel, desconheço se a separação destes "brotos rizomáticos" pode ser feito agora ou quando for colocar a planta para dormir.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu faço isso aqui em qualquer época do ano pela questão delas passarem pela dormência sozinhas aqui na minha região, mas no seu caso, que pode ser uma que está se esgotando, convém a separação ser feita depois desse descanso mesmo amigo, época na qual a planta vai ter energia e vai retomar o crescimento!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Certo, a induzirei a dormência. Porém antes vou esperar e observar se as novas rosetas estão se desenvolvendo bem e se a dormência será necessária de forma urgente ou se ainda tem tempo para que elas possam se preparar um pouco melhor :| :)


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem