Como tratarei as Dionaea, Drosera, Sarracenia e Pinguicula

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Deu uma certa preocupação aqui em mim....
Sei que algumas plantas são anuais etc.
Dessas plantas que comprei, terei que tomar medidas para reprodução das mesmas?
Se eu plantar as droseras em uma jardineira, elas mesmas vão se replicando (nasce uma nova planta ao lado) ou eu tenho que agir para não perder as plantas.

Como que é para cada tipo de planta (Dionaea, Drosera, Sarracenia e Pinguicula) ?

As plantas normais que tenho em casa, nunca precisei me preocupar....
Elas nunca morrem e sempre geram novas mudas ao lado!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

As plantas normais que tenho em casa, nunca precisei me preocupar....
droseras não se preocupe. estas você tem que ficar atento é para não fechar o vaso e os ao redor de tantas mudas. (90% delas)

sugiro você qdo observar a cápsula da semente apta a ser coletada, coletar. assim terá sempre sementes de sobra e tbm poderá ajudar em doações com tamanha quantidade que verá. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Edson Poscai escreveu:
As plantas normais que tenho em casa, nunca precisei me preocupar....
droseras não se preocupe. estas você tem que ficar atento é para não fechar o vaso e os ao redor de tantas mudas. (90% delas)

sugiro você qdo observar a cápsula da semente apta a ser coletada, coletar. assim terá sempre sementes de sobra e tbm poderá ajudar em doações com tamanha quantidade que verá. ;)
Legal, mas para ter sementes eu tenho que fecundar a flor manualmente, né (ou torcer para um inseto fazê-lo)?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Legal, mas para ter sementes eu tenho que fecundar a flor manualmente, né (ou torcer para um inseto fazê-lo)?
em droseras não precisa, a natureza o faz. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Edson Poscai escreveu:
Legal, mas para ter sementes eu tenho que fecundar a flor manualmente, né (ou torcer para um inseto fazê-lo)?
em droseras não precisa, a natureza o faz. : joia :
Me aliviou uma carga enorme saber disso, não tenho tempo livre...
Achei que ficaria feito um "escravo" tendo que cuidar até da reprodução das plantas...

Atualizando o tópico:

Minhas plantas chegaram na terça e desde então as tenho mantido apenas em uma área externa sem sol direto a pino.

Nesse meio tempo, movi todas as Sarracenias para um bog com substrato 100% musgo esfagno, excetuando-se a Sarracenia psittacina que não coube e está no vaso original.

Hoje, sábado, coloquei todas as minhas plantas no sol a pino (exceto as Pinguiculas que nunca vão tomar sol direto) e fiquei observando de tempos em tempos.
Antes de fazer isso (sol) perguntei ao vendedor Marcos Ono se as plantas estavam acostumadas ao sol direto e ele respondeu que sim.

O que pretendo fazer:

Dionaea:
Mover para um vaso maior.
Pensei em transformar um vaso comum em um bog só para ela utilizando substrato de 100% de musgo esfagno.

Drosera:
A) estou pensando em dividir as 7 droseras que tenho (cada uma de um tipo) entre 2 jardineiras pequenas (c24cm x largura 10cm x profundidade 7cm)
B) Alternativa: pensei em comprar 1 jardineira pequena para cada drosera e torcer para que elas lotem o vaso - sendo que assim eu saberia qual tipo é com facilidade.
O substrato seria 100% de musgo esfagno.

Pinguiculas:

A P. Gigantea está crescendo muito rapidamente e estou pensando de passar ela para um vaso de alumínio pequeno, sem furos na parte inferior - bem, ela não precisa de prato com água mesmo...

O substrato seria 100% de musgo esfagno.

A Pinguicula esseriana eu não pretendo mexer ainda - ela é muito pequena, um mini nano muda, kkkk.


Reparem que em todas as plantas pretendo usar o substrato com 100% de musgo esfagno, acho mais fácil que colocar mistura de areia e esfagno - só vou mudar se realmente vocês me indicarem outro por comprometer a planta.


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Bom pode ser feito com esfagno puro mais uma mistura de areia grossa te daria uma melhor aeração no substrato, no caso da Pinguicula elas prefere um sub mais mineral (espere a orientação de alguem q entenda mais sobre a mesma) no demais espero as fotos pra ver como fica sou super fan de BOG!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

leandrogp9 escreveu: O que pretendo fazer:

Dionaea:
Mover para um vaso maior.
Pensei em transformar um vaso comum em um bog só para ela utilizando substrato de 100% de musgo esfagno.

Drosera:
A) estou pensando em dividir as 7 droseras que tenho (cada uma de um tipo) entre 2 jardineiras pequenas (c24cm x largura 10cm x profundidade 7cm)
B) Alternativa: pensei em comprar 1 jardineira pequena para cada drosera e torcer para que elas lotem o vaso - sendo que assim eu saberia qual tipo é com facilidade.
O substrato seria 100% de musgo esfagno.

Pinguiculas:

A P. Gigantea está crescendo muito rapidamente e estou pensando de passar ela para um vaso de alumínio pequeno, sem furos na parte inferior - bem, ela não precisa de prato com água mesmo...

O substrato seria 100% de musgo esfagno.

A Pinguicula esseriana eu não pretendo mexer ainda - ela é muito pequena, um mini nano muda, kkkk.


Reparem que em todas as plantas pretendo usar o substrato com 100% de musgo esfagno, acho mais fácil que colocar mistura de areia e esfagno - só vou mudar se realmente vocês me indicarem outro por comprometer a planta.
Pinguiculas - 100% sphagnum não será bom! O ideal é que seja apenas 30% e o resto seja areia grossa de rio. Elas não gostam de umidade alta e o musgo irá gerar isso. Outra coisa que recomendo é abandonar a ideia de vaso sem furo. Quanto a ser de aluminio, desde que não pegue sol direto, ok. Caso pegue, esqueça pois aquecerá muito. Digo por experiencia propria. Fiz o teste aqui e deu ruim


Droseras na jardineira é legal... Não recomendo 1 jardineira para cada pois elas não darão sementes tão rápido assim e você poderá fazer isso futuramente. O ideal seria 1 vaso para cada porem se a identificação delas não é tão importante para você, coloque-as em uma mesma jardineira. Particularmente não ligo pra isso, tirando alguma especies que quero manter separadas das demais...

Dionaea e droseras podem ficar só no musgo sim... Areia é um opcional... As droseras particularmente gostam bastante da areia, talvez valha a pena você reconsiderar essa decisão mas não é necessário como no caso das pinguiculas.

O uso de uma camada de areia na superficie pode ajudar também no controle de alguns tipos de pragas... é outra coisa legal que você poderia considerar fazer mas novamente, não é necessário.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem