Como polinizar e colher sementes de Pinguicula

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... isso é característica dessa especie de pinguicula? ou todas as pings se desmancham assim? Digam q não por favor! :shock: em set pretendo trocar os vasos da P. esseriana e da P. hemiepiphytica... :mrgreen:
Oi Fatima.

Sim, é caracteristica das Pinguiculas desmantelar suas partes. Porém, mais acentuada na Sethos/Weser e outros hibridos.

A P.esseriana, apesar do tamanho diminuto, é mais resistente ao manuseio do que a Sethos. A hemiepiphytica nunca passou pelo meu cultivo, por isso não posso afirmar nada. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Brigada por me tranquilizar, Marciel... Eu morreria se a minha P. esseriana começasse a se desmanchar, como se desmanchou a minha P. sethos.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Qto à P. hemiepiphytica depois eu conto se ela se "desmancha" ou não... :mrgreen:

PS.: Se lembram da minha ultima flor de P. sethos? Disse q dessa vez eu não pretendida polinizá-la pq não estava muito animada a ter sementes...
Foto q mostrei na minha galeria em 18/03:
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-XEH4 ... G_5871.JPG[/thumbnail]

pois bem... Faz dois dias q a flor a caiu, mas olhem só... acho q tenho um fruto aqui? Se sim, então algum bichinho andou passeando por ali... As flores de ping não conseguem se auto-polinizar como acontece com as D. intermédia, conseguem??? :roll:
Imagem

Imagem


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Deve ter sido polinizada por alguma abelha sem ferrão, talvez Arapuá ou outra qualquer. Bom, apesar de ter dito que não queria polinizá-la, ela poupou-lhe deste trabalho e, sendo assim, só lhe resta esperar esta cápsula amadurecer, colher as sementes e semeá-las.

Vai por mim, isto é sinal de que seu cultivo esta progredindo uma vez que a "mãe natureza" resolveu dar-lhe um presente desses e, sabe como é né; não se faz desfeita quando se recebe uma dádiva destas :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... não pretendida polinizá-la pq não estava muito animada a ter sementes...
Hehehehh. :D

Quando não ocorre a polinização a haste floral seca praticamente ao mesmo tempo que a flor.

Devia antes ter combinado com os insetos polinizadores, rs. :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Vai por mim, isto é sinal de que seu cultivo esta progredindo uma vez que a "mãe natureza" resolveu dar-lhe um presente desses e, sabe como é né; não se faz desfeita quando se recebe uma dádiva destas :D .
Pois é... agora q tem fruto, vou esperar o tempo certo pra colher as sementes, Rodrigo... :mrgreen:
MarcielS escreveu:Devia antes ter combinado com os insetos polinizadores, rs. :mrgreen:
Marciel, eu nem fazia idéia de q eu tinha q ter combinado antes com esses insetinhos! :roll: Se soubesse até teria levado um lero com eles... :lol: :lol:

Meu manjericão está em plena floração e esse vaso fica perto do vaso da ping.. Acho q as abelhas q ficam nas florzinhas do manjericão (q precem com a q o Rodrigo citou) devem ter feito uma visitinha à flor da ping, então...rs...rs...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Seria interessante ter visto qual inseto né Fátima, mas eles são rápidos. Parabéns, boa colheita! rs

Abraço


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

ivan escreveu:Seria interessante ter visto qual inseto né Fátima, mas eles são rápidos. Parabéns, boa colheita! rs
Pois é, Ivan.. mas não deu pra saber... :D uma pena...


Pessoal... tô com uma dúvida: a flor da Pinguicula moctezumae x hemiepiphytica abriu ontem, posso tentar a polinização da mesma forma como se faz com a P x sethos?? Como a flor não é muito pequena, eu acho q vou me arriscar... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu posso estar enganado, mas creio que todos os híbridos produzidos com a P. moctezumae necessitem de polinização cruzada para gerar sementes. Até mesmo a especie pura é chata para deixar descendentes, seja por via sexuada ou assexuada.

Bom, isto segundo minhas tentativas infrutíferas de polinização de minha P. 'Aphrodite', mas se tu quiser arriscar vá em frente e conte-nos qual foi o resultado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

:roll: ohh.. puxa... :? mas obrigada pelo help, Rodrigo! : joia :

Vou pensar se valerá a pena ou não tentar... já q é assim, talvez seja melhor deixá-la quietinha... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Estou precisando de uma ajuda. Minha esseriana floriu e é a primeira vez que vou tentar polinizar uma pinguicula...

Queria saber se posso seguir o mesmo procedimento do vídeo para essa espécie.Não achei nada falando sobre isso em específico em lugar algum.

Pela foto acho que ainda vai levar 1 dia ou 2 até a flor estar completamente aberta então ainda estou com um tempinho até tirar as dúvidas...

[thumbnail][/thumbnail]


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem