Como enviar plantas pelo Correio - Estacas e Adultas

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Como enviar plantas pelo Correio - Estacas e Adultas

Mensagem por Alph@ »

Olá, vou fazer um pequeno tutorial de como embalar sua planta para a mesma suportar o transporte. Eu não tinha visto o tutorial do Marciel quando resolvi fazer este, vão ficar parecidos, mas como o meu fiz com estacas enraizadas grandes, resolvi postar pois servirá para qualquer PC inclusive plantas adultas.

Material:

Caixa de Papelão (ou um pedaço de papelão para formar uma caixa "proteção")
Garrafa Pet
Tesoura
Estilete
Fita crepe ou adesiva
Saco Zip-Lock (pode ser comum)
Jornal

[img][/img]

1º Passo: Corte o fundo da garrafa (uma altura de 4 a 6 dedos) e deixe a parte do "corpo" bem grande;

[img][/img]

2º Passo: Escolha a planta, no meu caso uma estaca de N. sanguínea x rafflessiana enraizada como podem ver nas fotos, proteja o sistema radicular da planta com sphagnum úmido;

[img][/img]

[img][/img]

3º Passo: Coloque a planta envolta no sphagnum dentro do saco Zip-Lock, feche o mesmo e prenda com fita (dependendo da planta pode colocar um pouco de água dentro, para garantir que suporte a viagem, no caso como são estacas acostumadas a ficar no alagado não tem problema);

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

4º Passo: Coloque a planta na parte do fundo da garrafa "copinho" (no meu caso como a estaca tem ascídeo grande em formação, prendi o mesmo no caule para não ficar batendo, assim não machuca a planta e não chama a atenção nos correios), centralize a mesma e coloque umas folhas de jornal molhado preenchendo o espaço e "prendendo" a planta (para não se mover para os lados);

[img][/img]

[img][/img]

5º Passo: Passe umas fitas por volta da planta em cima deste "copinho" feito de garrafa, criando uma espécie de tela de contenção, assim a planta fica "presa" ao fundo e não vai ficar batendo; Borrife a planta, coloque a parte de cima, prenda com fita e faça um pequeno furo na tampa (assim mantem a umidade dentro e possibilita troca dos gases);

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

6º Passo: Embalagem primária Pronta, pode virar de ponta cabeça, que a planta fica de boa;

[img][/img]

7º Passo: Fiz uma embalagem para duas estacas, então após fazer todo processo do 1 ao 6, iremos pegar as 2 garrafas e uni-las com fita para aumentar a estabilidade;

[img][/img]

8º Passo: Fazer a embalagem de papelão envolta das garrafas ou coloca-las em uma caixa que as acomode, sempre lembrando de preencher bem os espaços (eu particularmente prefiro fazer a embalagem bem justa para evitar o máximo que a planta balance dentro da caixa - já basta o tanto que balançam a caixa fora, ela ficar solta dentro ninguém merece);

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

9º Passo: finalize o pacote e pode enviar sua planta sem dor na consciência, se ocorrer algo (esperamos que nada ocorra) não foi culpa sua, pois tomou todas as medidas cabíveis para o bem estar da planta. : joia :

Espero que tenha ajudado, apesar de ficar bem parecido com o do Marciel, como fiz com plantas maiores acredito que esclareça a dúvida de muitos e evite que alguém receba plantas detonadas como já recebi.

Ps: algumas imagem ficaram deitadas e até mesmo de ponta cabeça (me perdoem) no meu PC está normal não sei porque ficou assim, mas creio que não atrapalhe no entendimento, se ficar muito ruim me avisem que tento modificar. :oops:
abraços


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimas dicas Luiz,

estas dicas, para mim, veio no momento certo. : joia :

uma outra curiosidade, vcs q entendem bem de nepenthes imaginem eu cortar as estacas em média uns 15 cm, por uma pq quant. de sphagnum bem úmido na base de baixo da estaquia cortada, seguir como as indicações acima e de imediato fazer envios pelo correios.

para enviarmos ou recebermos estaquias cortadas recente, sem raízes, qual a sua opinião e de amigos ao lerem, sobre o índice alcançarmos o objetivo? sem dúvida q será uma suposição, vários fatores estão coligados.

... até 3 dias, ... 4 a 6 dias, ...7 a 10 (qto maior o tempo, maior a perda)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
chrys-prazeres
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Ago 2015, 15:55
Localização: Gurupi - TO
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por chrys-prazeres »

Excelente dica, ajudou sanar minhas dúvidas! :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente tutorial, muito obrigado por compartilhar a ideia conosco.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tb concordo, ficou perfeito, difícil dar problema com todo esse cuidado


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Alph@ »

Valeu pessoal, conforme for surgindo idéias aqui na medida do possível vou compartilhando.


luciano.alves
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Nov 2020, 11:22
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por luciano.alves »

Olá,
Desta forma só é possível o envio por Sedex ou há outra modalidade que os Correios aceitem com esse volume e peso?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

luciano.alves escreveu: 26 Mar 2022, 20:16 Olá,
Desta forma só é possível o envio por Sedex ou há outra modalidade que os Correios aceitem com esse volume e peso?
pac ou sedex, você escolhe.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem