Comemos insetos e não sabemos

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Comemos insetos e não sabemos

Mensagem por MarcielS »

Uma das coisas mais bizarras dos alimentos industrializados é que não fazemos ideia da metade do que tem ali dentro. Você sabe realmente do que é feito o refrigerante? Ou o iogurte na sua geladeira? Quando lemos a composição das coisas tudo começa bem, com coisas que sabemos o que é como água, leite, etc, mas depois várias siglas começam a aparecer, tipo C.I. 75470.

Sabe o que é esta sigla acima? Trata-se do ácido carmínico, uma hidroxiantapurina glucosídica vermelha que existe naturalmente em alguns insetos como a cochonilha. Originário do México, este bichinho mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e se alimenta da seiva de cactos e outras plantas.
cochonilhas fêmea (à esq.) e macho (à direita)

A cochonilha é utilizada na fabricação de muitos produtos, entre eles biscoitos, geleias, sobremesas e até mesmo alguns cosméticos. Quando for ao supermercado da próxima vez, cate algum produto de cor vermelha e procure pelo C.I. 75470, E120 ou "Corante natural carmim de Cochonilha".

No Brasil ela é considerada uma praga de jardim, causando aquelas bolinhas brancas com aparência de algodão próximas às folhas, enfraquecendo a planta e atraindo formigas.

Originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.

Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.

Uma das razões que trouxeram o corante cochonilha de volta ao mercado é o fato de que ele não é tóxico ou cancerígeno como muitos outros corantes vermelhos artificiais.
No entanto, há evidências de que uma pequena porcentagem de pessoas, quando exposta à cochonilha, possa ter uma reação de choque anafilático.

Defensores dos direitos dos animais, além dos vegetarianos, protestam contra o uso do corante pois cerca de setenta mil insetos precisam ser mortos para se obter meio quilo de corante. Aparentemente os protestos deram resultado pois a rede de cafeterias Starbucks, que utiliza o corante proveniente da cochonilha para suas bebidas e cupcakes de cores vermelhas, como as de sabor morango, vai mudar para o uso do licopeno, que é extraído do tomate, melancia, goiaba e outras frutas.

...


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Muito bom saber dessas coisas. Eu já sabia de alguma coisa do tipo, do uso de insetos na produção alimenticia. Que eu me lembre era alguma coisa da barata que era usada mas, como não tenho total certeza disso, prefiro não garantir haha


Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Muito interessante Marciel, isso me faz lembrar de uma série muito legal que passava depois das 23h no sbt, "Eleventh hour"... Teve um episódio onde uma família que tomava café morreu, somente sobrando uma filha que ficou internada no hospital, e o investigador descobriu que um vegetal contendo agrotóxico reagiu de alguma forma com um corante desses, pelo menos é isso que lembro.
E foi aí que descobri que usavam insetos para fazer alimentos... :D
: joia :


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Na verdade comemos muito mais insetos do que pensamos. :roll:
Por exemplo o ministério da saúde ou da agricultura tem uma tabela sobre a quantidade de insetos que é tolerada na farinha de trigo, milho, etc. e assim em quase todos os alimentos de origem vegetal.

Bom, também comemos repteis, aves e mamíferos pelo que sei num produto. É o açúcar que o pessoal queima a cana corta e joga no chão, depois vem um caminhão que pega tudo e colocam numa moedora gigantesca.

Certa vez passei em frente a uma usina de cana de açúcar que dava para perceber os caminhões chegando, despejando a cana no chão e depois uma maquina recolhia e colocava no moedor.
Minha irmã estava no carro e perguntou se eles não descascavam a cana e eu :D .

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Credo Paulo, nem uma vistoriada eles davam pra ver se tinha insetos, répteis, mamíferos no meio da cana? :? :lol:
Então estamos dando uma de Bear Grylls e a maioria das pessoas nem tem ideia... :shock:


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tópico interessante, acredito que aqui valha a máxima: "O que os olhos não vêem o estômago não sente" :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

...

Regiões onde insetos são mais populares. E quantas espécies eles podem comer.


África
Espécies comestíveis - 524
Países que consomem - 62%

Ásia
Espécies comestíveis - 349
Países que consomem - 58%

Oceania
Espécies comestíveis - 152
Países que consomem - 56%

América
Espécies comestíveis - 679
Países que consomem - 41%

Europa
Espécies comestíveis - 41
Países que consomem - 21%

ps talvez seja a única forma de garantir alimento para a humanidade sem destruir o planeta.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

desgraçadas!
até na minha comida essas maldições estão?! k


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Marciel, na boa cara, onde você acha essas reportagens de insetos comestíveis, pcs que brilham no escuro, pulgões que fazem fotossíntese, captam DNA ??????????
Cara, eu preciso saber onde achar esse tipo de coisa...preciso.

Isso é incrível :shock: :shock: :shock:


maxabbr
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Nov 2012, 15:06
Localização: RS

Mensagem por maxabbr »

Esse tópico me lembrou de uma matéria da Super Interessante sobre a tendência de incluir insetos na alimentação (humana, não de PCs hehe).

https://super.abril.com.br/galerias-fot ... 5654.shtml


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem