Clonagem de S. Leucophilla - Leaf Cutting?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Eder

Clonagem de S. Leucophilla - Leaf Cutting?

Mensagem por Eder »

Vamos para mais uma tentativa de Clonagem, só que agora do genêro Sarracenia, espécie Leucophilla...

Vou mostrar todo andamento da clonagem até a muda estiver maior, espero tornar esse topico um tutorial (Passo a Passo) mais pra frente... :D

Removi a planta do substrato (sphagnum+areia+fibra de coco), lavei com agua a raiz, tentei destacar 3 folhas o mais proximo possivel do rizoma da planta...


Foto de como ficou a tentativa..

Imagem
04/07/2012 (1 dia)



Das 3 folhas que tentei, apenas 1 folha teve resultado...

Imagem
26/07/2012 (22 dias)


Imagem
26/07/2012 (22 dias)


Imagem
01/08/2012 (28 dias)



Não sei se é considerado Leaf Cutting ou divisão de rizoma, só sei que só arranquei uma casquinha do rizoma, e essa folha que brotou, ja havia uma folhinha brotando.. após 22 dias, tirei do substrato e ja havia 2 raizes novas....


Em breve mais fotos do andamente dessa clonagem...

Abraços
Editado pela última vez por Eder em 01 Ago 2012, 20:36, em um total de 1 vez.


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Boa Eder, pelo visto você está só nos cuttings por aí hein!?
Não tenho os 3 itens necessários para cuttings, ou pelo menos não todos: Habilidade, Sorte e Paciência!
Tenta fazer agora com droseras, acho que a filiformis aceita bem esse tipo de reprodução.
Continua assim, progredindo, e, claro, mostrando para os amigos aqui do fórum, hehe.
Parabéns, mais uma vez! : joia :
Abs, Gabriel.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Eder

Mensagem por Eder »

g_Ribeiro escreveu:Boa Eder, pelo visto você está só nos cuttings por aí hein!?
Não tenho os 3 itens necessários para cuttings, ou pelo menos não todos: Habilidade, Sorte e Paciência!
Tenta fazer agora com droseras, acho que a filiformis aceita bem esse tipo de reprodução.
Continua assim, progredindo, e, claro, mostrando para os amigos aqui do fórum, hehe.
Parabéns, mais uma vez! : joia :
Abs, Gabriel.
Obrigado Gabriel!! :D


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Eu tive uma experiencia parecida com essa sua, mas em uma psittacina, eu estava trocando ela de vaso, e 'rasguei' a planta ao meio sem querer.
Enterrei as duas partes, uma já era a maior parte de planta e continuou normal, a menorzinha começou a secar e alguns dias depois vi uma brotação no meio dela, porem a muda morreu alguns dias depois, bem em um dia que deu um frio de lascar, e eu esqueci de guardar a mudinha dentro de casa. :(


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não tô falando que tu tá ficando craque no leaf-cutting. Você é um exemplo a ser seguido.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Você está pegando o jeito nos Leaf-Cutting Eder, Continue assim.


Abs,

João Paulo Bittencourt.


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Eder

Mensagem por Eder »

rdrgobra escreveu:
Não tô falando que tu tá ficando craque no leaf-cutting. Você é um exemplo a ser seguido.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Obrigado Rodrigo..
Estou aqui preparando mais um topico sobre leaf de ping, em breve postarei!

Abracos


Eder

Mensagem por Eder »

Dioneia escreveu:Você está pegando o jeito nos Leaf-Cutting Eder, Continue assim.


Abs,

João Paulo Bittencourt.
Obrigado Joao Paulo, mas estou aprendendo tambem... :D

Abracos


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que beleza Eder, a divisão de rizomas de sarra são super fáceis, agora o leaf cutting não é possivel. Os rizomas não brotam sem que seja um broto separado da planta mãe, eu nunca ví ou ouvi falar em algum caso de brotar uma planta por leaf cutting :roll:

Sucesso no cultivo : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Eder

Mensagem por Eder »

Atualização...


Imagem
01/08/2012 (28 dias)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem