Cianobactérias

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Cianobactérias

Mensagem por MarcielS »

[thumbnail=center]https://4.bp.blogspot.com/_10QP1AIdVug/ ... 5B1%5D.jpg[/thumbnail]

Nas cianobactérias unicelulares a reprodução assexuada dá-se por divisão binária da célula.
Nas espécies filamentosas, é comum a ocorrência de fragmentação do filamento, produzindo-se vários descendentes semelhantes geneticamente uns aos outros.

São todas autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.

Além da clorofila, possuem outros pigmentos acessórios, como os carotenóides (pigmentos semelhantes ao caroteno da cenoura), ficoeritrina (um pigmento de cor vermelha, típico das cianobactérias encontradas no Mar vermelho) e a ficocianina (um pigmento de cor azulada, que originou o nome das cianobactérias, anteriormente denominadas "algas azuis") .

Elas vivem no mar, na água doce e em meio terrestre úmido. Elas possuem a capacidade de produzir toxinas (cianotoxinas), e em alguns casos, são altamente prejudiciais à saúde humana e animal, podendo causar graves intoxicações pela ingestão e contato com corpos d'água contaminados.

As ações de controle das cianobactérias são de caráter corretivo e preventivo de acordo com o nível e origem dos principais nutrientes que fertilizam a água.

Desenvolvem-se sobre a superfície de solos excessivamente úmidos.

O fator principal é melhorar a drenagem e a aeração do solo.

Existe fungicidas (chlorothalonil ou mancozeb) que são muito efetivos como agentes controladores.

Quando observado em cultivo o melhor a fazer é descartar o substrato contaminado por outro novo.

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O tópico esta excelente Marciel, obrigado por compartilhar tal informação conosco. Eu só fiquei curioso quanto a recomendação do uso de fungicidas para combater um ser que não pertence ao Reino Fungi. É isso mesmo amigo?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Valeu Rodrigo. : joia :

Fiquei na dúvida mas é isso mesmo. Esses fungicidas como agentes controladores.

Eu prefiro o descarte do substrato. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem