cianobactérias: causas, sintomas e consequências??

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pois é, interessante isso Paulo, mas alguns cultivadores indicaram que é mesmo algum tipo de cianobactéria. Então sugeri pra fotografarmos usando um microscópio pra confirmar a espécie (linhagem).

Foram nomeadas como algas azuis, mas procurando imagens na internet vemos que muitas são verdes e só ao microscópio é possível distinguir o azul.

Algumas reportagens mostrando isso:
- https://www.ufjf.br/secom/2010/07/19/pr ... sso-anual/
- https://unisite.com.br/Saude/31134/Tecn ... agua.xhtml

Vou usar a água oxigenada como o Rodrigo me lembrou pelo facebook.
Valeu, obrigado pela informação e boa sorte com as suas mudas também.

Abraço


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Conforme dito no Face, apesar da cor não estar de acordo com o esperado para esta praga, pelas características isto daí são cianobactérias sim e, neste caso, creio que um tratamento a base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) deva eliminá-las ou, ao menos, minimizar este problema.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Cianobactéria não é sinonimo de 'alga azul', apesar do nome sugerir.

Verde ou verde azulado, azul ou azul esverdeado, amarelo avermelhado ou vermelho amarelado, marrom e etc.

Até onde sei, a variação de cor tem relação com o nutriente existente no substrato e o ph do mesmo.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Ultimamente tenho pesquisado muito sobre cianobacterias e ela pode ser bandida ou mocinha.
Bandida para nós hobbistas, mas para o planeta ela é em grande parte mocinha, pois devemos a elas o oxigênio que hoje temos no planeta.
Os relatos são de que as cianobacterias existem desde os polos até altas temperaturas em fontes termais ou seja são fortes pra caramba.

Bom, pelo que andei lendo a reprodução é por meio de esporos e UV os mata não deixando se propagar mais ainda, mas não mata a colônia já criada. Para colônia eu li sobre o uso do antibiótico que pelo relato numa postagem anterior parece ter dado resultado.

Como eu já postei estou construindo uma nova estufa e vou usar lâmpadas econômicas de 6400ºK (que estou calculando a distribuição) e uma UV tubular de 40W e espero que com isso eu consiga diminuir a quantidade de cianobacterias.
Meu projeto está parado porque no teto da estufa vou usar uma folha de zinco e acreditem eu ainda não consegui encontrar na espessura que quero e quem corte para mim.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem