cianobactérias: causas, sintomas e consequências??

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Guilherme, tudo OK? Bom, pela sua descrição creio que esteja se referindo as famigeradas ciano-bactérias e não a fungos. Neste caso você fez a coisa certa ao trocar o substrato, mas perceba que o antigo deve ser jogado fora uma vez que existe a possibilidade desta praga não morrer numa re-esterilização podendo infectar outros vasos em que o mesmo for re-utilizado.

Obs.: para melhor organização do fórum eu fundi o seu tópico com este aqui, pois ambos tratam do mesmo assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gujohn
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Fev 2014, 11:12
Localização: Joinville, Santa Catarina
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Gujohn »

Olá Rodrigo, o meu nome na verdade é Gustavo hahahahah mas tudo bem entendo o engano devido ao meu pseudo.
Bom eu de fato joguei fora o substrato antigo, mas ele não estava verde com gosma em cima, estava mais avermelhado e escuro. No substrato da minha outra dio de fato existem algumas coisas esverdeadas, porém não possui cheiro ruim. Notei também que algumas armadilhas estão ficando queimadas, mas acho que isso pode ser um procedimento normal dessa espécie, não é mesmo?
Abraço.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gujohn escreveu:Olá Rodrigo, o meu nome na verdade é Gustavo hahahahah
Foi mal amigo, mas sabe como é né; com tantos membros nesta comunidade fica difícil, quiçá impossível, lembrar o nome de todos :oops: .
Gujohn escreveu:Notei também que algumas armadilhas estão ficando queimadas, mas acho que isso pode ser um procedimento normal dessa espécie, não é mesmo?
Levando-se em conta que tu mora em Joinville, a sua cidade fica na parte sul de nosso país e o Inverno se aproxima eu deduzo que esta planta esteja se preparando para entrar em dormência e, neste caso, não há com o que se preocupar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gujohn escreveu:... percebi que a parte inferior do substrato estava com um cheiro muito ruim e forte (Lodo), acredito que isso seja relacionado com o crescimento de fungos...
Gustavo,

Não creio que fosse cianobacteria ou lodo, pois de acordo com o seu relato era na parte inferior do substrato, exatamente onde a luz não atinge.

Pode ter relação com a higienização do sphagnum ou com a quantidade de areia no mix (pouca areia).

Abç


Avatar do usuário
Gujohn
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Fev 2014, 11:12
Localização: Joinville, Santa Catarina
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Gujohn »

Concordo com você Marciel, eu não estou usando areia na composição do substrato. Este musgo que estava fedendo veio junto com a planta quando a comprei. Existe algum problema manter o substrato apenas com sphagnum?


ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

Gujohn: Não existe problemas em manter apenas sphagnum, contudo, se torna melhor ao misturar com areia para reduzir o excesso de umidade, e tb reduzir os gastos com musgo... e as plantas tem um desempenho excelente...

Amigos, confesso que estou meio desanimado... como trabalho embarcado em escala de 14x14, qnd volto as plantas estão sempre mal-tratadas pois minha mulher num tem a mesma paciencia q eu... então se minhas mudas morrerem vou parar com carnivoras, cheguei do trabalho agora e das 10dionaeas apenas 5 estavam vivas... elas precisavam hibiernar, mas, eu estava enrolando pra chegar o inverno... num tive opção então meti elas na hibiernação na geladeira e só vou tira-las após acabar o inverno.... se sobreviverem bem, senão amém... a drosera binata estava seca(sem água no prato) e muitas folhas já estavam ressecadas, então, botei água de novo e estou recuperando-a, a nepenthes tava seca, mas, guenta bem.... então quer dizer, tá dificil desse jeito... até reduzi outras mudas q eu tinha de outras plantas normais(não carnívoras)....

por falar em nepenthes, ela está bem grande, e começando à ficar desforme(caindo em razão do tamanho), idéias??

FOTOS DA HIBIERNAÇÃO DAS DIONAEAS:

limpando as raízes:
[img]http://distilleryimage2.ak.instagram.co ... d03a_8.jpg[/img]
]
folhas já cortadas e raízes no musgo úmido, utilizei potinho de danone lavado e filme de pvc com 2 furinhos...
[img]http://photos-h.ak.instagram.com/hphoto ... 6209_n.jpg[/img]


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Puxa, Thiago... q triste.... :cry:

Com relação às dios, espero q corra tudo bem com elas nessa temporada de hibernação... Agora com a drosera, me ocorreu uma idéia agora e aí é uma forma de "dar menos trabalho" pra sua esposa.. hehehe... tem um topico aqui do ivan sobre suporte anti-mosquito... esses suportes, alem de impedir q os mosquitos botem seus ovos, ainda mantem a agua por um bom tempo... Tenho usado alguns de pote de sorvete pros meus vasos quadrados e estou gostando bastante... só não sei dizer pra você qto tempo dura a água pq à medida q diminui vou repondo... hehehehe... mas acho q seria uma forma de assegurar q o substrato das droseras não fique tanto tempo seco...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Desista não, Thiago. Muitos aqui nesta comunidade (incluindo eu) já passamos por altos e baixos no cultivo de PCs e nem por isso jogamos a toalha.

Perseverança amigo, perseverança.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pessoal, to com uma suspeita então vim confirmar com vocês.

Apesar de não serem azuladas são gelatinosas. São as cianobactérias?

[thumbnail]https://s19.postimg.org/o4w6rhv2r/SDC11883.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://s19.postimg.org/hpskh2yz7/SDC11886_001.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://s19.postimg.org/maeqw0ioj/SDC11886.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Ivan,

Vamos esperar os experts, mas cianobacterias tem esse nome porque são azuis ou um verde azulado e essa que mostrou é marrom, eu nunca vi antes.

Estou com um problema tremendo com elas em um vaso em que plantes gemas de droseras que foram presentes do Rodrigo.
Meu problema é que as mudinhas estão muito pequenas e só consigo ver com uma lupa, pior ainda dentro de um mar verde de cianobacterias. Pensei em usar lupa e pinça para o transplante, mas até isso ficou impossível pelo pequeno tamanho das mudas.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem