cianobactérias: causas, sintomas e consequências??

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Meu amigo, se eu fosse você eu trocava este substrato o quanto antes uma vez que essa Eritromicina não esta conseguindo dar conta do recado. Fora que se alguma Ciano escapar com vida desta hiperdose, ela pode produzir uma cepa extremamente resistente e virulenta o que pode colocar em cheque o seu cultivo.

Aqui vale a máxima; "Quem avisa amigo é"...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

Eu sei Rodrigão, o lance todo é q to sem tempo nenhum, por isso to apelando pra eritromicina...e sobre o caso da ciano highlander, já pensei nisso tb, vai ser perigoso não só para as plantas né? uma criatura resistente à antibióticos pode ser prejudicial até pra nós humanos... por isso qnd trocar o substrato vou tentar queimar o resíduo do antigo num pacote de jornal embebido em álcool...

Bom,

é com grande alegria q vos retorno com boas notícias...
o tratamento com eritromicina foi um sucesso, mediante um pequeno procedimento natural...
ontem caiu um pé d'água de madrugada e eu havia deixado as plantas bem expostas, então a água inundou meu BOG de dionaeas... hoje ao ir no quintal fui drenar o excesso de água e ao inclinar o bog desceu alguns "resíduos" juntos, após isso, fui conferir e os focos de cianobactérias haviam sido reduzidos à uma quantidade mínima... ou seja, ganhei o tempo q eu precisava...mês q vem vou trocar o substrato...

conclusões:
a eritromicina mata as cianos, contudo, você precisa dar um banho de água grande pra q essa água venha remover os cadáveres(resíduos de cianobactérias), sem "lavar" o substrato, ele continuará com aspecto de cianobactérias...

abraço amigos e obrigado pelo incentivo e ajuda!!!!!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Que ótima notícia Thiago, eu fico feliz em saber que a Eritromicina mostrou-se eficaz no combate desta praga. Com base no seu relato e até possível traçar uma estratégia segura de conter essa infestação antes que a mesma venha a comprometer todo o cultivo. Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

Rodrigão, na verdade você q deu a idéia, rs eu só executei... mas, é bom sempre ressaltar q o ideal é trocar o substrato, eu fiz essa manobra maluca pq ultimamente num tenho tempo nenhum(um dia com 24horas está faltando horas pros meus à fazeres, rsrsrs), mas, se a pessoa tiver tempo, vale mais a pena trocar o substrato e não exagerar na umidade...
o meu ainda tem alguns focos, mas, pra ser sincero, melhorou 90%, antes só dava pra ver goma de ciano, agora consigo ver as fibras do musgo sphagnum, ou seja, consegui ganhar tempo pra fazer a troca do substrato daqui à 1 ou 2meses, q era essencialmente o q eu preciso nesse momento...
A dica pra conseguir eritromicina é simples, procure farmácias pequenas sem muito "nome" no mercado, os kras sempre vendem os antibióticos sem burocracia, contudo, vai sair mais caro q em grandes redes farmaceuticas ;)


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q interessante, Thiago!!

Eu tive problemas com as cianos q atacaram meu potinho onde eu tinha sementinhas de Pinguicula primuliflora... acabei por perder as sementes na época...

Agora saber q o antibiotico realmente dá resultado me deixou feliz...e será daria certo com outros principios ativos dessa categoria? Acho q nunca mais jogo fora os "restos" de antibioticos q sobram de tratamentos medicos.... :lol: :lol:

Obrigada por dividir essa experiencia conosco!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

@Fatkin: Olha, o aconselhável continua sendo: TROQUE O SUBSTRATO.... mas, se tiver sem tempo, utilize a eritromicina por já sabermos q funciona e tb por não agredir as plantas... e outro detalhe, aplicação diária por mínimo de 5 dias... ao final dos 5 dias, tem q dar a lavada, q no meu caso foi a chuva q inundou o BOG e ao despejar o excesso de água fora, foi-se embora os cadáveres das cianos junto, rsrrs
não se esqueça da regra básica, ao usar antibióticos no meio, você pode facilitar o meio-ambiente à adquirir resistência ao antibióticos(daí o principio das superbactérias resistentes), por isso não fique testando antibióticos aleatóriamente, pois, pode acidentalmente criar uma superbactéria e virar vítima dela...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, siga as dicas fornecidas pelo Thiago para se livrar desta praga de forma segura. A última coisa que qualquer hobbysta precisa no cultivo é uma cepa resistente e extremamente virulenta de Cianobactéria, portanto todo cuidado é pouco na hora de lidarmos com antibióticos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Calma.... eu posso ter cara, mas não sou maluca, gente..... :D
Saber não significa, necessariamente, q eu vá fazer... conhecimento, seja da forma como for, só me agrega e tb reforço: não sou maluca, sei do q os antibioticos são capazes....

relax, meninos... relax.... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
ThiMax
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Dez 2013, 20:35
Localização: Belford Roxo - RJ
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ThiMax »

hoje, após retorno de um embarque rápido... fui dar uma poda nas folhas mortas de minhas dionaeas, substrato 100% livre das cianos(posto fotos em breve)... contudo, após poda-las, reparei q 90% das minhas mudas estão precisando desesperadamente de uma dormência induzida... receio q não aguentarão até a chegada do inverno... num sei se a eritromicina teve alguma participação no enfraquecimento das mudas, ou se simplesmente chegou a hora mesmo da dormência.... embora eu gostaria de bota-las para dormir na estação certa(inverno brasileiro)... daí pintou mais uma dúvida: se a dormência durar mais q os 3 meses, o q pode acontecer??? alguém sabe???


Avatar do usuário
Gujohn
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Fev 2014, 11:12
Localização: Joinville, Santa Catarina
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Gujohn »

Olá pessoal, tenho uma dúvida relacionada ao aparecimento desses caras no substrato das plantas.
Ontem fui verificar como minha planta estava e percebi que a parte inferior do substrato estava com um cheiro muito ruim e forte (Lodo), acredito que isso seja relacionado com o crescimento de fungos, pois os mesmos crescem em pH ácido. Quando percebi isso, imediatamente troquei o musgo fétido por outro que eu tinha guardado, porém, tenho medo que isso volte a acontecer. Gostaria de saber a opinião de vocês e que tipo de fungicida deveria utilizar.
Abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem