Chegada de Plantas - HELP!!!

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Chegada de Plantas - HELP!!!

Mensagem por camilabrandao »

Eu comprei uma plantas (nepenthes, Pinguicula, Utricularia, Stidilyum, Dios e Sarracenia) com o Marcos, e por um problema de logística eu não vou estar em casa quando elas chegarem :(

Ele postou as plantas hj, e provavelmente, na melhor das hipóteses, elas devem chegar na sexta que vem e eu só chego segunda ou terça... então eu queria saber de quem costuma comprar plantas como acham que elas reagiriam neste tempo??
Eu vou pedir para minha mãe tirar da caixa, do plastico e colocar na minha prateleira com água da chuva, na parte de baixo para pegarem só luz solar indireta (com 1 horinha direta mais ou menos),
e para as especies que o Marcos disse que vai vir só no musgo (sem vaso - Sarracenia leocophyla e nepenthes alata), vou deixar um vaso separado para ela só colocar elas dentro.
Fico preocupada porque a pinguicula e a utricularia já vão vir frágeis da viagem por causa do tempo que demora (isto torcendo para elas chegarem antes do próximo fim de semana para elas não morrerem no caminho :cry: )...

Tem mais alguma dica que vocês possam me dar para ajudar a manter elas bem até eu chegar (e que minha mãe possa fazer !!! :lol: )

Obrigada!!! : joia :


PS: Qual o substrato ideal de cada uma destas espécies??
Eu até agora só cultivei Utricularias, Dios e Droseras... e agora resolvi adquirir mais 4 gêneros kkkk :lol:


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

O envio é por sedex ou pac?
O duro de tudo é que não se pode confiar nos prazos dos correios.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Bem complicado pra quem mora no nordeste adquirir essas plantas, se for por PAC eu acho que elas podem sofrer bastante.
Aproveitando o tópico, penso em comprar uma Nepenthes Alata por PAC, onde o prazo é de 9 dias para chegada da mesma. Sera que ela aguenta? :roll:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dionaea, Sarracenia e Stylidium podem ser cultivados no substrato padrão, as demais a coisa muda um pouco de figura. Para as Nepenthes use chips de coco misturado a Sphagnum e para a Pinguicula utilize areia de gato (a mesma não pode conter perfume e deve ser a base do mineral vulcânico zeólita), cascalho de rio de granulação média, perlita e vermiculita.

Quanto a saber se elas aguentam o stress da viagem, tirando as Dios e Pings as demais PCs aguentam numa boa uma viagem de mais de 15 dias. Isto desde que tenham sido muito bem embaladas, mas como comprou-as de um vendedor idôneo você não tem com o que se preocupar ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Ixi!!! Eu devia ter procurado saber do substrato antes de comprar as plantas rs
A pinguicula nao usa musgo no abstrato não?? E ele tem que conter todos estes ingredientes Rodrigo??

O prazo dos correios por pac é dia de postagem + 8 dias úteis...

Obrigada!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Camila, antes informe qual a espécie de pinguicula.
generalizando, o substrato em maioria é composto por 2/3 areia e 1/3 sphagnum. água por borrifação. mas há espécies q tem q ser usado o pires e ter mais sphagnum. e tbm local de pouco sol, onde não bate chuva. pinguicula em maioria é de local com claridade, mas sem sol direto (só o de manhã e tarde).

informe a espécie que adquiriu, então receberá as dicas com precisão. precisará saber....

abraço, boa sorte...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Oi Edson eu comprei uma P. Esseriana
Mas foi so uma mesmo porque como esta vindo por pac eu meio que me arisquei em comprar!! rs


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Camila, dê uma olhada: pinguicula-esseriana-t3419.html
boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Oi Camila,

Vou relatar um pouco da minha experiência já que eu moro no Nordeste também.
Pedi 4 plantas com o marcos por Sedex e demoraram 7 dias para entregar (viva Brasil!!!!)
Das plantas que pedi (D. Burmanii, Dionaea, Sarracenia e U. graminifolia) só a Sarracenia e a Dio chegaram "viáveis" a Utric tinha morrido completamente e a Drosera estava com o pé na cova, não iria sobreviver.
Acostumei gradativamente ao sol daqui (depois de 7 dias num umbral ver o sol do Ceará deve ser muito traumático) durante 1 semana e elas resistiram.
Morreram depois por descuido da pessoa que vos fala :( mas não foi relacionado à demora no envio.

Minha sugestão: É duro, mas evite comprar plantas mais sensíveis por correio, felizmente a Bahia está mais perto de SP do que o Ceará está, mas mesmo assim demora muito e as plantas mais sensíveis geralmente não aguentam (Dio e Sarra eu acho que aguentam bem).
Quando eu quero comprar plantas eu tenho que aproveitar uma viagem à SP, o Marcos ajuda bastante me encontrando na estação do metrô e empacotando as plantinhas pra levar no avião :)


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Oi Rozenlandy...
infelizmente esta é nossa realidade...
para a Bahia ele diz que seriam 3 dias por sedex, mas seria quase 80 reais o sedex com 10 mudas... aí aja dinheiro kkkkk :)

Eu nunca comprei Droseras, mas já comprei uma vez dios e vieram utricularias (arenaria e subulata, acho!!) sem querer...
ai depois eu comprei uma tricolor e uma longifolia... elas vieram por pac, por minha conta em risco, mas mesmo pegando um fds e um feriado chegaram até bem e hoje estão crescendo feito o que...
Acho que depende... desta vez eu me arrisquei com uma subulata (para vê se desta vez ela floresce rs) e um pinguicula esseriana, mas sei que coro este risco.

Também estou querendo comprar qnd for em são paulo, mas como não sei quando isto será, estou juntando dinheiro pra comprar por sedex kkkk :D

Abraço!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem